Um dos maiores objetivos de nós, profissionais da odontologia, é ampliar a captação de pacientes particulares, que valorizam o nosso trabalho, não é mesmo? A boa notícia é que você tem um aliado nessa busca: o marketing para dentistas.
Existem muitas estratégias que podem ser aplicadas para a sua agenda ficar cheia de pacientes de valor. Ou seja, aqueles que buscam mais do que preço baixo ao fazer uma avaliação com você.
Sei que pode parecer uma utopia, mas é verdade. Ao longo dos meus anos como dentista e especialista em marketing, eu ajudei mais de 2 mil profissionais que estavam desanimados com seus resultados, a darem a volta por cima ao aplicarem um bom método de marketing.
Porque, afinal, assim como tudo na vida, para ter resultado é preciso ter conhecimento, consistência e foco, não é mesmo? Com o marketing odontológico não é diferente!
Entretanto, ainda é muito comum vermos profissionais que apenas criam um perfil no Instagram e começam a postar conteúdos em datas comemorativas, fotos de antes e depois de arcadas dentárias e imagens super editadas, com a sua logo e fotos de banco de imagens.
Se você se identificou com essa descrição, eu tenho uma má notícia. Como você já deve ter percebido, esse tipo de conteúdo não funciona.
“Mas, então, o que fazer?”. Essa é uma das perguntas que eu mais ouço e é ela que eu vou responder ao longo deste guia. Então, fica ligado!
O que é marketing odontológico?
Marketing odontológico é o conjunto de estratégias e ações aplicadas para promover e diferenciar profissionais e consultórios, divulgando serviços para atrair pacientes e gerar novas oportunidades de negócio. Dentro do funil de vendas do setor, o marketing é responsável por aumentar o volume de leads qualificados.
Esses leads são contatos que chegam até a sua clínica de forma espontânea, atraídos por seu conteúdo e seus anúncios, em busca de mais informações sobre um tratamento.
Isso significa que as ações de marketing para dentistas têm como objetivo principal ampliar o volume de interessados que mandam mensagem por WhatsApp ou ligam para a clínica.
Avançando no funil de vendas, com esses contatos em mãos, é a sua secretária a responsável por convencer essas pessoas a agendar e comparecer a uma avaliação.
Por último, mas não menos importante, a missão passa a ser sua, como dentista. É você quem deve fazer uma avaliação de extrema qualidade para converter essas pessoas que chegam à sua clínica, em pacientes reais.
Em outras palavras, um plano de marketing para dentistas deve considerar três etapas principais:
- atração de leads para a clínica (marketing);
- agendamento e comparecimento desses contatos a avaliações (secretária);
- conversão em pacientes (dentista).
O meu foco neste artigo é te ajudar a ampliar o alcance da sua clínica e fazer o seu telefone e WhatsApp tocarem com pessoas interessadas em saber mais sobre o seu procedimento.
Por isso, antes de seguir, eu vou deixar um material para que você já possa começar a conhecer um pouco mais sobre as etapas seguintes, envolvendo o seu trabalho e da sua secretária.
O vídeo abaixo mostra o papel da secretária e como aproveitar ao máximo o potencial dessa profissional, incluindo os treinamentos e materiais de suporte que ela vai precisar.
Não deixe de assistir, porque essa etapa é fundamental para levar os leads para dentro da sua clínica, ok?
Por que você deve aplicar uma estratégia de marketing digital para odontologia?
A importância da estratégia de marketing para dentistas está relacionada ao auxílio que ela oferece à captação de pacientes. Afinal, por meio das ações você tem a chance de alcançar o seu público, apresentar o seu diferencial e responder às objeções comuns da área.
Ao fazer isso, você direciona as pessoas pelas etapas do funil de vendas, até a contratação.
Para que isso aconteça, entretanto, é necessário quebrar as barreiras que os pacientes possuem entre o interesse sobre um tratamento e a ação de buscar por mais informações.
Essa é uma das missões que o seu marketing deve assumir, resolvendo as objeções dessas pessoas, mostrando que o procedimento que você realiza também é para elas.
Quais as principais ações de marketing para dentistas?
As ações de marketing para dentistas envolvem:
- definição do tipo de tratamento que você deseja divulgar;
- produção de conteúdo autoral e relevante;
- criação de anúncios segmentados;
- montagem de páginas de conversão;
- acompanhamento de resultados.
Continue lendo e entenda como aplicar cada uma dessas etapas, e por que elas são importantes para atrair pacientes particulares.
1. Definição do tipo de tratamento que você deseja divulgar
É provável que você já seja especialista em algum tipo de tratamento ou tenha predileção por realizar algum tipo de procedimento.
Contudo, nem sempre os dentistas conseguem trabalhar exclusivamente com a área que, de fato, amam. Isso gera frustração e uma série de problemas decorrentes.
Logo, dentro do marketing para dentistas, é fundamental definir quais são os serviços que você quer vender.
Afinal, já que vai investir tempo e dinheiro, que seja para atrair pacientes que precisam realizar tratamentos da sua especialidade, não é mesmo?
Além disso, ao definir uma área de trabalho, há um aumento na percepção de que você é um especialista em determinada função. Isso faz toda a diferença na busca por bons pacientes.
Crie uma marca forte em torno do seu nome
Pense comigo, se um paciente não consegue enxergar diferença entre dois dentistas, a forma mais fácil de ele decidir com quem deve realizar um tratamento é o preço, não é mesmo?
Isso acontece com todos nós em múltiplas áreas, e é por isso que as grandes empresas se preocupam em criar marcas fortes.
Considere o seguinte exemplo: se você vai a uma loja em que existem dois tênis, ambos da cor preta, indicados para caminhada (que é o seu objetivo), com molas que ajudam no conforto e reduzem o impacto. Um deles é R$50 mais barato do que o outro. É provável que você opte pela compra do mais barato, não é mesmo?
Mas, e se eu te falar que tênis mais caro é da Nike e o mais barato é de uma marca desconhecida? Talvez você mude de opinião.
Essa mudança só acontece porque você conhece e confia na marca graças a experiências passadas com ela, mas também pelo posicionamento que ela tem no mercado e pela força do seu nome.
Algo similar acontece com a contratação de serviços, incluindo o tratamento dentário. Se o paciente tem a chance de contratar o serviço de um especialista, que ele já conhece e compreende a qualidade (mesmo que nunca tenha feito nenhum tratamento), é provável que ele escolha essa pessoa.
Logo, ser um especialista e usar isso a seu favor é indispensável para começar suas ações de marketing para dentistas.
2. Produção de conteúdo autoral e relevante
Um conteúdo autoral é aquele que:
- apresenta o seu trabalho;
- soluciona objeções comuns dos futuros pacientes;
- gera identificação;
- desperta interesse.
Após definir com o que você deseja trabalhar, é hora de mostrar ao mercado o que você faz. Para isso, é fundamental a produção de conteúdo relevante.
Afinal, por meio dele, você pode apresentar ao mercado quem é você, o que você faz e como faz.
Este conteúdo, pode ser desenvolvido em múltiplos formatos, como:
- texto;
- imagem;
- vídeo.
Na verdade, esse mix é fundamental para você espalhar a sua mensagem.
Já a falta de um bom material conteúdo pode fazer com que a sua estratégia não funcione.
Leia também: “16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes”.
O que não fazer ao produzir conteúdo de marketing?
Tão importante quanto saber o que publicar, é entender o que não fazer.
Eu digo isso porque é muito comum encontrar dentistas com perfis nas redes sociais que façam publicações que acreditam ser relevantes, mas, na verdade, não são.
Isso acontece porque eles cometem erros básicos que precisam ser evitados, como:
- postagens que não se conectam em nada com o paciente;
- parte escrita sem valor e com pouca informação;
- biografia negligenciada.
Confira o vídeo abaixo em que detalho cada um desses problemas e como você pode parar de cometê-los. Vale a pena assistir e entender cada um desses pontos e como eles estão prejudicando a sua estratégia.
3. Criação de anúncios segmentados
Nem só de conteúdo orgânico (aquele que você não paga para publicar) vivem as estratégias de marketing de conteúdo.
Seus anúncios nas redes sociais, e mesmo no Google Ads, devem ser criados pensando no público que você deseja atingir.
Para isso, é necessário considerar o tipo de tratamento vendido e quais as dores de quem contrata esse serviço.
Organize também algumas informações e características de seus pacientes, como:
- localização geográfica;
- idade;
- interesses;
- comportamentos e mais.
Por último, mas não menos importante, o pulo do gato quando o assunto são os anúncios de marketing é a escolha correta do caminho a seguir para anunciar.
Existem duas opções nas redes sociais: clicar em “impulsionar” ou usar o gerenciador de anúncios.
Enquanto muitos dentistas clicam apenas em impulsionar, a direção certa é a outra.
Afinal, o gerenciador de anúncios oferece mais recursos de segmentação das campanhas, aumentando as suas chances de atrair os melhores pacientes para a sua clínica.
Fique ligado nas dicas que compartilho no vídeo a seguir e pare de perder dinheiro com campanhas de anúncio equivocadas!
4. Montagem de páginas de conversão
As páginas de conversão, geralmente, estão associadas ao seu site, mas são exclusivamente para falar sobre um tratamento específico, por exemplo, facetas de porcelana.
Todo o conteúdo da página de conversão deve ser voltado para isso, explicando questões, como:
- o que é o tratamento;
- para quem é indicado;
- quais são as contraindicações;
- como funciona;
- quanto tempo demora;
- onde é feito;
- quais os benefícios e mais.
Encerre a página com uma chamada para o visitante agendar uma avaliação e direcione esse contato para o WhatsApp da clínica ou para um formulário que ele preenche com nome e telefone.
Aí a sua secretária deve entrar em contato com ele para solucionar dúvidas e agendar a avaliação.
Para levar as pessoas para essa página, você pode usar o link dela em suas campanhas de anúncios.
Leia também: Como criar anúncios no Facebook para dentistas em 5 passos?
5. Acompanhamento de resultados
Uma das grandes vantagens de uma estratégia de marketing digital é a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real, com facilidade.
Basta acessar a página de gestão do anúncio, onde você entrou para criá-lo, e verificar os indicadores das campanhas, como:
- número de cliques;
- taxa de conversão;
- alcance;
- visualização e mais.
Com esses resultados é possível identificar onde estão seus pontos fortes e fracos, otimizar as ações, reduzir custos e aumentar o retorno sobre investimento.
Também é importante lembrar que as táticas de marketing devem estar conforme o Código de Ética Odontológica, que estabelece regras e limitações para a publicidade de serviços odontológicos. Sobre esse assunto, leia mais no artigo, “Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO”.
A importância do marketing para dentistas
Como dissemos ao longo deste guia, uma das principais razões de por que o dentista deve focar no marketing é o fato desse conjunto de ações ser responsável por aumentar o volume de leads que chegam à clínica interessados em um tipo de tratamento.
Além disso, o marketing odontológico traz benefícios, como:
- aumento do alcance do seu nome e da sua clínica;
- diferenciação entre você e seus concorrentes;
- aumento do volume de avaliações agendadas;
- maior possibilidade de alcançar a meta de faturamento;
- ampliar sua autoridade; e mais.
E pensando em te ajudar a alcançar tudo isso, gravei um vídeo em que eu monto ao vivo uma semana de conteúdos para suas redes sociais. É só apertar o play e conferir todas as dicas que podem ser compartilhadas nas semanas seguintes.
Que tal investir em um curso de marketing digital para dentistas?
Um curso de marketing digital para dentistas oferece a chance de você atrair pacientes particulares para a sua clínica, abrindo novos canais de comunicação e reduzindo a dependência do consultório por indicações. Além disso, você se diferencia no mercado, oferecendo valor agregado que auxilia na negociação.
E aí, já se sente mais preparado para enfrentar o desafio que é criar uma estratégia de marketing para dentistas?
A verdade é que tudo isso pode ficar mais fácil se você tiver acesso a uma metodologia eficiente, que já trouxe resultado para mais de 2 mil alunos dentistas.
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