O marketing digital para consultório odontológico é um aliado indispensável para dentistas que buscam por mais pacientes particulares em suas agendas.
Afinal, usando as estratégias certas, você consegue atrair pacientes que valorizam o seu trabalho e sabem dos benefícios que vão encontrar ao iniciar um tratamento com você.
Por outro lado, sem o marketing, você fica à mercê de indicações de seus pacientes atuais. E é claro que essa é uma ótima porta de entrada para novos pacientes, mas não deveria ser a única.
Isso porque, em um mercado com dezenas de profissionais, franquias e planos de saúde, sentar na cadeira e ficar esperando os pacientes baterem na sua porta, é um tiro no pé.
Em vez disso, você precisa arregaçar as mangas e agir ativamente para encher a sua agenda!
Contudo, uma dúvida muito comum é: como fazer isso? Para responder a essa pergunta, confira a lista com 10 estratégias de marketing digital para dentistas que eu preparei para você.
TOP 10 estratégias de marketing para consultório odontológico
Confira a lista de ações de marketing para dentistas atraírem pacientes:
- Monte um site
- Use as redes sociais
- Produza conteúdo relevante e autoral
- Crie blog posts
- Adote o SEO
- Invista em anúncios segmentados
- Faça parcerias com influenciadores digitais
- Utilize o e-mail marketing
- Monte landing pages
- Desenvolva vídeos
A seguir, detalho um pouco mais como o uso de cada uma dessas ações vai te ajudar a captar pacientes.
#1 Monte um site
O site institucional deve incluir múltiplas informações sobre a clínica, entre elas:
- endereço,
- tratamentos oferecidos,
- profissionais envolvidos no trabalho e mais.
Ele também pode contar um pouco sobre a sua história como dentista, quais são as suas motivações e objetivos.
Fale um pouco sobre o que te motivou a ser um dentista especializado no tratamento que você realiza. Isso faz com que as pessoas se conectem mais com você.
Leia também: Conteúdo para site de dentista para captar pacientes [GUIA]
#2 Use as redes sociais
Com milhões de usuários registrados, as redes sociais, como o Instagram, Facebook, Youtube e mesmo o Tiktok são ótimas ferramentas para divulgar o consultório e engajar os pacientes em potencial.
Mas não se preocupe, porque você não precisará fazer dancinha para chamar a atenção das pessoas.
A ideia é desenvolver conteúdo relevante, autoral e humanizado, para gerar identificação com as pessoas impactadas por ele.
Ao invés de imagens super editadas, prefira uma boa foto com seu paciente, contando a história dele, como seus caminhos se cruzaram e os benefícios que o tratamento trouxe.
Geralmente, essas narrativas são muito similares e as dores enfrentadas por essas pessoas também.
Ao usar esse tipo de história de maneira profissional e não sensacionalista, você atrai outras pessoas que passaram pelo mesmo tipo de problema e têm o mesmo tipo de desejo.
Se você já usa redes sociais, mas não está sentindo resultado, então talvez esteja cometendo algum dos erros sobre os quais falo no vídeo abaixo.
#3 Produza conteúdo relevante
O conteúdo relevante deve estar presente em todas as ações de marketing da sua clínica, desde as redes sociais, como falamos acima, até site, blog, landing pages e vídeos.
Priorize apresentar seus tratamentos e responder a objeções comuns dos pacientes.
Crie conteúdo que fale sobre os benefícios dos procedimentos, como eles são feitos, quanto tempo demora, como é a recuperação e mais.
#4 Crie blog posts
Os blogs são uma forma fácil de abastecer seu site com conteúdo atualizado e contribuir para o SEO, sobre o qual falo adiante.
Essa plataforma é importante para o marketing de conteúdo para dentistas porque permite que você fale detalhadamente sobre diversos aspectos dos tratamentos.
Além disso, ajuda a responder perguntas feitas pelos usuários dentro do Google, colocando suas páginas nas primeiras posições do mecanismo de pesquisa e aumentando o tráfego no seu site.
Leia também: Curso de Whatsapp marketing para dentistas: escolha o seu!
#5 Adote o SEO
Por falar em marketing de conteúdo e posicionamento de páginas dentro do Google, o SEO no mercado odontológico é, justamente, o conjunto de estratégias que permite que isso aconteça de forma mais eficiente.
Com um conjunto de táticas para otimizar o seu site para os motores de busca, ele te ajuda a aumentar a visibilidade do consultório online e atrair pacientes qualificados, em busca de informações sobre o tratamento que você oferece.
#6 Invista em anúncios pagos e segmentados
Os anúncios pagos podem ser criados no Facebook, Instagram, Tik Tok, Youtube e Google Ads.
Com eles você aumenta a capacidade da marca de chegar a mais pessoas e, principalmente, alcançar as pessoas certas.
Por meio de anúncios, você paga para as plataformas levarem o seu anúncio para o público que você definiu ao criar a campanha.
Ótimo, não é mesmo? Entretanto, é preciso saber como fazer uma campanha e isso começa desde os primeiros passos, por exemplo, escolhendo por onde fazê-la.
Sabia que existem mais de um caminho? Não? Então indico mais um vídeo completo que gravei sobre o tópico. É só dar o play.
#7 Faça parcerias com influenciadores digitais
Os influenciadores digitais podem levar o seu nome a um público que acompanha o que eles dizem e fazem. Contudo, como tudo até aqui, é preciso que você considere o seu público e se ele é atingido pelo influenciador que você está considerando.
Caso a resposta seja positiva, observe o tipo de conteúdo e se ele for de valor, proponha uma parceria.
#8 Utilize o e-mail marketing
Sempre que um contato chegar até a sua clínica, peça o nome, telefone e e-mail. Assim, você pode manter uma comunicação mesmo com quem ainda não contratou o tratamento.
Entretanto, lembre-se de pedir permissão para enviar mensagens por e-mail e respeite o conselho Regional de Odontologia, ou seja, não use o canal (nenhum deles) para compartilhar promoções nem divulgar preços.
Use apenas compartilhando informações relevantes, além de reforçar a sua marca em ocasiões como o dia do aniversário do lead, Natal, Dia das Mães, e mais.
#9 Monte landing pages
Landing pages são um tipo de site focado em conversação, ou seja, que visa fazer o usuário ligar ou mandar uma mensagem por WhatsApp para a clínica.
Seu conteúdo apresenta apenas um assunto, sem menus ou abas extras.
O objetivo é falar sobre um único tratamento e direcionar o usuário a entrar em contato para agendar uma avaliação.
O link dessas páginas pode ser usado nos anúncios que você faz.
#10 Inclua vídeos no plano de ação
Os vídeos são ótimos para compartilhar conteúdo e reforçar a sua imagem como profissional experiente e de qualidade.
Perca a vergonha e grave vídeos sobre o seu dia a dia na clínica, fale sobre os casos de tratamentos que chegam para você e como as decisões de procedimentos são tomadas.
Compartilhe as histórias dos pacientes (nem sempre é preciso dar nome), apresente os tratamentos, como eles funcionam, como são feitos, as contraindicações, para quem são e mais.
Agora, sim, você tem um bom direcionamento sobre as estratégias de marketing para consultório odontológico que devem estar em seu radar ao montar um plano de ação.
Como montar marketing digital para consultório odontológico?
Para montar um plano de marketing digital para dentistas, é importante que você:
- Conheça o perfil de paciente ideal por meio de pesquisas com sua base atual, incluindo dados como renda, localidade, comportamentos;
- Defina os objetivos como faturamento, metas de conversão e mais;
- Organize o plano de ação;
- Meça os resultados e faça ajustes.
Para aplicar tudo isso de maneira assertiva, a minha dica final é que você se inscreva no curso de marketing odontológico.
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