O marketing para odontólogos é uma estratégia cada vez mais importante para profissionais da área que desejam se destacar no mercado e atrair mais pacientes para suas clínicas.
Entre os investimentos mais eficazes, destacam-se: criação de um website, gerenciamento de redes sociais, e-mail marketing, SEO e SEM.
Tais ações permitem que você crie uma presença on-line forte e alcance mais pessoas, gerando mais oportunidades de negócio e aumentando sua receita.
Mas, nem sempre foi fácil gerenciar esta etapa no meu consultório, caro dentista. Além das obrigações diárias, foi preciso aprender conceitos, técnicas e processos que não tinha tanto conhecimento.
E, pensando nestes obstáculos, trouxe algumas dicas de ouro para que você aplique nos próximos dias em seu consultório.
Venha comigo e aprenda tudo sobre marketing para clínica odontológica.
O que é marketing para odontologia?
O marketing para odontologia consiste em uma série de técnicas e estratégias que buscam compreender as necessidades e desejos dos pacientes a fim de criar uma relação de troca entre eles e os dentistas.
A ideia do marketing para consultório odontológico é gerar valor para o paciente por meio de tratamentos que atendam às suas necessidades e desejos e, ao mesmo tempo, aumente o faturamento da clínica.
Para colocar esta ideia em prática, é preciso estudar o mercado, analisar os concorrentes, segmentar sua audiência, definir valores atrativos e cuidar da experiência do paciente.
E, embora grande parte dos dentistas acredite que apenas a mídia paga funciona na área da saúde, quero provar que existem outros caminhos para explorar.
Confira no próximo tópico!
Exemplos de marketing para clínica odontológica
São exemplos de marketing para clínica odontológica: conteúdo, mídia social, e-mail, indicação, busca e relacionamento. Cada um tem suas próprias particularidades, logo, é vital conhecê-los para alcançar bons resultados.
Vamos a eles!
- marketing de conteúdo: aqui, você produz material útil e informativo para educar e atrair pacientes para a clínica. Isso envolve a criação de artigos, vídeos, infográficos, e-books e podcasts;
- marketing de mídia social: envolve a criação e gerenciamento de perfis em redes sociais, entre elas, o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, que ajudam a divulgar os serviços da sua clínica;
- marketing de e-mail: refere-se ao envio contínuo de newsletters e e-mails marketing para uma base de contatos segmentada, com conteúdos relevantes;
- marketing de indicação: estimula os pacientes a recomendarem o consultório para amigos e familiares, oferecendo descontos ou brindes em troca;
- marketing de busca (SEO e SEM): reúne uma série de estratégias que melhoram a performance do seu site nos resultados de busca orgânica (SEO) e o desenvolvimento de anúncios pagos nos resultados de busca (SEM).
Quer saber mais?
Confira este vídeo no qual trago diversas estratégias de conteúdo para atrair pacientes. É só dar o play:
Por que usar o marketing digital para dentistas?
Entre os principais benefícios do marketing digital para dentistas, podem-se destacar: alcance maior de pacientes, segmentação de campanhas, redução de custos e mais engajamento.
A seguir, explico cada um destes pontos. Acompanhe!
Alcance maior de pacientes
O marketing digital permite que você atinja um número grande de pacientes em pouco tempo, independentemente da localização geográfica.
Isso pode ser feito por meio de diversas estratégias, tais como: Google e Google Ads.
Mas, você deve estar se perguntando: “qual é o melhor para a minha clínica?”
Dê o play neste vídeo e confira minha análise completa:
Segmentação
Ao trabalhar com marketing para odontólogos, você pode segmentar campanhas de marketing digital para pessoas específicas.
Suponhamos que você pretenda atingir mulheres, com idade entre 21 a 27 anos, localizadas em Belo Horizonte e que pesquisem sobre lentes de contato.
Caso use o Facebook, basta entrar no gerenciador de anúncios da plataforma e solicitar tal segmentação.
Quer uma ajuda?
Confira este vídeo e entenda na prática como encontro o melhor público dentro do Facebook e Instagram:
Mensuração de resultados
Esse é um dos benefícios que considero mais relevante quando se fala sobre marketing para odontólogos.
Afinal, consigo acompanhar com precisão o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de marketing, o que permite fazer ajustes em tempo real e aprimorar os resultados.
💰E, para que você comece com o pé direito, baixe este e-book gratuito e conheça as 5 publicações que mais convertem, em qualquer especialidade!
Redução de custos
A construção de uma campanha de marketing digital é mais econômica que os recursos tradicionais, o que possibilita trabalhar com orçamentos menores e até competir com grandes clínicas.
Por exemplo: criar uma página no Instagram e Facebook exige apenas dedicação do próprio dentista, uma vez que tais ferramentas são gratuitas.
Em contrapartida, um anúncio de 30 segundos na Globo pode custar mais de R$ 78.500,00, segundo apuração do site bastidores da TV.
Engajamento
Outro benefício do marketing on-line é que ele permite interagir com os pacientes de forma mais direta a personalizada, construindo uma conexão mais próxima e duradoura.
Veja, por exemplo, como esta dentista, que não tinha conhecimento em marketing para odontólogos, atrai pacientes para a sua clínica.
Essas são apenas algumas vantagens do marketing digital para dentistas. Contudo, elas não são conquistas da noite para o dia.
Pois, como sempre digo: é preciso conhecer o mapa que mostra o caminho para chegar no coração dos pacientes.
Aliás, nos próximos tópicos, trago algumas estratégias de marketing para clínica odontológica, para que você surpreenda seus potenciais pacientes.
Como aplicar o marketing para odontólogos? Confira 5 dicas!
Implementar marketing para odontólogos exige a execução de algumas etapas, tais como: estudo de mercado, construção de persona, cronograma e objetivos.
Saiba mais:
- faça uma boa pesquisa de mercado: estude seus concorrentes, entenda as necessidades do mercado e avalie o que é positivo ou inadequado para sua estratégia;
- crie sua persona: isto é, crie perfis fictícios baseados em pessoas reais, com hábitos e características que contêm quem são os seus pacientes. Assim, você constrói ações mais assertivas para seu público;
- desenhe um cronograma: permite que você crie uma estratégia com mais consistência e anteceda problemas ao longo do percurso;
- estabeleça objetivos: entenda o cenário atual da sua empresa e defina metas que são possíveis de serem alcançadas, caso contrário, terá dificuldades de manter a motivação lá no alto.
A propósito, veja este vídeo e descubra como dobrar o número de pacientes da sua clínica odontológica em apenas 1 mês:
Próximos passos!
Espero que, até aqui, você tenha entendido as principais informações sobre marketing para odontólogos. Contudo, existem ainda outros conceitos, técnicas e processos que você precisa conhecer.
Por isso, considere investir em cursos de marketing para odontologia, para aumentar sua presença on-line e atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.
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