O marketing para dentistas recém-formados é um grande aliado na busca por pacientes que valorizem seu trabalho e querem mais do que preço baixo.
Sim, é possível vencer a batalha do mercado, mas para isso é preciso se diferenciar.
Aí vem a pergunta que não quer calar: é possível se diferenciar sem muita experiência prática?
A resposta está, justamente, nas ferramentas e ações de marketing disponíveis no mercado – e em como elas são usadas.
Porém, é válido ressaltar que não há uma receita infalível de sucesso. Assim como você terá que mostrar o seu valor e capacidade.
Contudo, com as dicas de marketing para dentistas recém-formados que vamos apresentar, você poderá dar um up em sua carteira de pacientes e dar os primeiros passos para se tornar uma autoridade no mercado
Marketing para dentistas recém-formados: 5 ações para ter retorno
Se você chegou até aqui com a pergunta “o que um dentista recém-formado deve fazer?”, saiba que está no lugar certo.
A seguir, listamos as principais ações de marketing que vão te ajudar a alcançar o sucesso:
- Crie material autoral nas redes sociais
- Gere conteúdo relevante
- Invista em anúncios para alcançar mais pessoas
- Considere o uso de influenciadores digitais
- Faça campanhas no Google Ads
Continue lendo e aprenda a aplicá-las em seu dia a dia.
1. Crie material autoral nas redes sociais
Está todo mundo fazendo a mesma coisa e isso resulta em publicações sem personalidade, que não apresentam qualquer diferencial entre você e seu concorrente.
Isso reforça a demanda por preço, afinal, o paciente não enxerga o que te diferencia do resto.
Em outras palavras, para fazer com que pacientes que valorizem o seu trabalho cheguem até a sua clínica, é necessário apresentar o seu valor e diferencial a eles.
Isso pode ser alcançado a partir da criação de conteúdo. Contudo, a pergunta que fica é: como fazer um conteúdo autoral no Facebook e no Instagram que mostre a sua capacidade e destaque você no mercado?
Entre as alternativas disponíveis estão:
- apresente, em texto ou vídeo, histórias reais de seus pacientes atuais ou antigos (você pode remexer em suas lembranças e experiências em estágios ou nas clínicas da faculdade);
- compartilhe informações sobre tratamentos, responda dúvidas relacionadas a eles, para quem são voltados, qual é o prejuízo do adiamento do início de um procedimento;
- mostre o resultado de um paciente e conte como ele chegou até você, qual era o problema, suas dúvidas e medos e como solucionou a demanda;
- solicite autorização, tire fotos com seus pacientes e publique-as ao invés de fazer postagens de antes e depois de uma arcada dentária (dentista é que gosta de dente, gente gosta de gente);
- mostre o dia a dia na clínica, conte sobre os desafios enfrentados, decisões sobre tratamentos, clientes novos que chegaram e compartilharam suas histórias;
- narre a sua relação com algum tipo de serviço que atualmente é a sua paixão e o que você gosta de fazer;
- compartilhe conteúdo relevante sobre cuidados, tratamentos, opções serviços que solucionam determinados problemas;
- responda a dúvidas e objeções comuns sobre serviços específicos, por exemplo, para quem é um implante, qual é o prejuízo de adiar um procedimento e mais.
O importante é que o seu conteúdo se diferencie das publicações de franquias, postagens de outros dentistas feitas por agências e posts de bancos de imagem. Seja real e humanize suas páginas e redes.
2. Gere conteúdo relevante
Ainda falando sobre redes sociais, é fundamental que o seu conteúdo seja o mais pessoal possível, mostrando o impacto que você tem na vida de seus pacientes e que pode gerar no dia a dia de quem está visualizando o material.
Lembre-se de que em uma publicação é necessário dar atenção à escrita (da legenda) e ao criativo que vai acompanhá-la, seja vídeo ou foto.
Garanta também a constância. Faça ao menos uma publicação autoral por dia sobre qualquer um dos assuntos que sugerimos acima.
Outra dica de marketing para dentistas recém-formados relevante é: use o Google para descobrir as dúvidas de seus pacientes..
Basta começar a fazer uma pesquisa sobre o seu negócio para receber algumas sugestões de busca. Elas representam o que o seu paciente está pesquisando, logo, devem ser consideradas na criação de suas postagens. Faça vídeos ou conteúdos em texto que respondam a esses questionamentos.
3. Invista em anúncios para alcançar mais pessoas
As publicações orgânicas (as não pagas) estão entre as ações de marketing para dentistas recém-formados mais importantes de um plano de ação. Contudo, elas possuem um alcance muito baixo dentro das redes sociais.
Ou seja, mesmo que você tenha milhares de seguidores, nem todos vão receber a sua postagem.
A boa notícia, entretanto, é que é possível ampliar esse alcance a partir de anúncios. Mas, atenção, porque existe a opção de criar campanhas a partir de um botão conhecido como “turbinar”. Essa não é a alternativa ideal para sua estratégia.
Nós indicamos o uso do gerenciador de anúncios e a razão é bastante simples: ao clicar no botão de turbinar de uma postagem, é o Facebook ou Instagram que decidem para quem o seu post será apresentado. Isso reduz a eficácia da ação.
Já no gerenciador de anúncios do Facebook e Instagram, você pode escolher múltiplas informações que vão segmentar os usuários atingidos pelo anúncio.
Ao abraçar essa estratégia você aumenta as chances de alcançar alguém com maior potencial de conversão. Ou seja, que tenha mais chances de se tornar um paciente .
Por exemplo, é um dentista de crianças? Você pode segmentar os anúncios para pais de bebês de 0 a 12 meses, definindo também a cidade dessas pessoas.
Esse é apenas um exemplo de como fazer a segmentação e aumentar o retorno sobre o investimento de uma campanha.
Anúncios de lista de clientes
Uma outra opção de campanha com bons resultados para dentistas é o anúncio para lista de clientes. Com ele você atende pacientes que já tiveram contato com a clínica.
Por exemplo, é possível criar um anúncio que atinja apenas pessoas que entraram em contato com a sua clínica para solicitar orçamento ou tirar dúvidas, mas que não agendaram uma avaliação.
E já que estamos falando de marketing para dentistas recém-formados, é importante destacar que esse modelo de campanha funciona melhor quando você já tem um volume significativo de contatos em sua base de prospects.
Curtiu? Então assista ao vídeo e descubra como isso funciona.
4. Considere a inclusão de influenciadores digitais
No marketing para odontologia uma das táticas que está em crescimento é o uso de influenciadores digitais para impulsionar o nome de clínicas e dentistas. Mas será que realmente funciona?
Essa resposta depende de como você cria as suas parcerias. Nossa sugestão é que antes de escolher o influenciador, você observe algumas características:
- nível de relevância: certifique-se que ele produz conteúdo de qualidade. Dancinhas não vão te ajudar;
- público-alvo que atinge: deve ser similar ao que você procura;
- local em que a relevância dele é significativa: deve ser compatível com a cidade em que você presta serviços.
Solicite que seu potencial parceiro envie um relatório com essas informações. O próprio Instagram oferece esses dados.
Com todos os critérios atendidos, faça um teste com essa parceria. Proponha, por exemplo, um percentual de comissão para o influenciador sobre cada contato que ele gerar para a sua empresa.
Atenção! Ele não faz a venda, logo a comissão, para ser justa, deve ser por lead gerado.
Para medir esses resultados, gere um link no WhatsApp Convertte e envie-o para a divulgação do influenciador.
Caso o retorno seja muito positivo, renove a parceria e aproveite os benefícios dessa ação de marketing para dentistas recém-formados.
5. Faça campanhas no Google Ads
Essa é a plataforma de anúncio do Google que permite que a sua clínica seja uma das respostas às buscas de usuários da plataforma para as palavras-chaves que você selecionar.
Observe o exemplo abaixo em que uma pesquisa “implantes dentários bh” foi feita. Agora avalie os primeiros resultados, são todos anúncios. Você pode estar entre eles, aparecendo como uma opção para os usuários.
O grande benefício de uma campanha no Google é que estamos falando de uma mídia de intenção, ou seja, os usuários pesquisam com a intenção (vontade) de comprar.
Ou seja, se diferem dos anúncios em redes sociais como Instagram e Facebook,que são campanhas de atenção, com o foco em despertar o interesse.
Confira também o vídeo que criamos sobre o assunto e entenda como usar o Google Ads e se destacar entre seus concorrentes.
Marketing para dentistas recém-formados: bônus
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