Neste artigo, abordo a estratégia de marketing para dentistas no YouTube. Será que é um canal eficiente? Como produzir conteúdo para a plataforma? Como acertar nas propagandas em canais digitais?
Você também tem essas dúvidas? Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre o potencial da rede de vídeos do Google.
Vale a pena ter um canal de YouTube de dentista?
Segundo o relatório 2023 do Data Reportal, o YouTube é a segunda rede social na qual os usuários passam mais tempo por mês. A média é de 27 horas e 19 minutos mensais. Além disso, 63,2% dos usuários ativos do YouTube (que somam impressionantes 2 bilhões de pessoas) abrem o aplicativo diariamente.
As pessoas, independentemente da faixa etária, usam a internet para encontrar informações. Uma pesquisa da GWI, que compõem o relatório do Data Reportal, destaca que o interesse por conteúdo em vídeo muda com a idade:
- na faixa de 16 a 24 anos e 25 a 34 anos, assistir a vídeos aparece em terceiro no ranking de ‘razões para usar a internet’;
- na faixa de 35 a 44 anos, assistir a vídeos está na quarta posição;
- na faixa de 45 a 54 anos, assistir a vídeos ocupa a quinta posição;
- na faixa de 55 a 64 anos, assistir a vídeo é a sexta posição da lista.
Então, dependendo da estratégia e do público-alvo que deseja alcançar, produzir vídeos pode valer a pena. O relatório ainda destaca que conteúdos do tipo “como fazer” são bastante assistidos por pessoas de ambos os sexos de todas as faixas etárias avaliadas.
Um artigo da Forbes coloca o YouTube não como um simples site, mas como um mecanismo de busca — reforçando que a plataforma fica atrás apenas do Google, claro.
A quantidade de buscas no YouTube é de 3 bilhões de pesquisas mensais. Esse volume é maior do que o dos buscadores Bing, Yahoo, AOL e Ask.com juntos.
Ou seja, se o tipo de conteúdo produzido estiver alinhado com a expectativa do usuário da plataforma e fornecer informação útil e de qualidade, os vídeos postados têm chances de atrair potenciais pacientes.
A dinâmica é a mesma de outras redes. O primeiro passo é conhecer as características da plataforma, os formatos de conteúdo, os que ganham mais destaque e, assim, direcionar as postagens para se destacar.
A produção de vídeos para o YouTube é mais trabalhosa, mas vale o investimento para você ser encontrado no canal, além de poder usar trechos dos vídeos nas outras redes sociais, como Facebook e Instagram, integrando todos os seus canais de marketing.
Leia também >>> Produção de conteúdo digital para dentistas: kit com 27 dicas.
5 dicas de YouTube para dentista
Quer aproveitar esse potencial de mídia? Separei algumas dicas de marketing para dentistas no YouTube para ajudá-lo a começar a produção de conteúdo na plataforma.
1. Defina o tipo de conteúdo que vai produzir
O tipo de conteúdo deve atender às expectativas das pessoas que buscam o serviço que você realiza. Então, analise o seu perfil de público, as demandas que recebe e até as dúvidas dos seus pacientes para se inspirar.
Alguns exemplos de tipos de conteúdo são:
- educativos: vídeos que explicam procedimentos e técnicas. Dá para usar trechos de vídeos dos fornecedores para ilustrar partes do conteúdo, intercalando com a sua fala e imagem.
- tutoriais: vídeos no estilo ‘como fazer’. Ex: como é feito um implante, como são fabricados os alinhadores invisíveis, como o dente siso é extraído, etc.;
- listas: vídeos falando de X pontos sobre um tema. Ex: mitos sobre aparelho ortodôntico, X benefícios do clareamento, entre outros.
2. Crie roteiros para gravar
A segunda dica de marketing para dentistas no YouTube é criar roteiros antes de gravar. Você não precisa detalhar tudo que vai falar, como em um roteiro profissional.
A ideia é escrever tópicos com a sequência de ideias para que o vídeo tenha uma linha de raciocínio e você não fique indo e voltando no assunto. Isso pode deixar o usuário confuso.
Além disso, o roteiro agiliza a gravação, pois você começa sabendo o que vai falar e pode produzir mais vídeos no tempo separado para gravar. Produtividade acima de tudo!
Leia também: 16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes.
3. Escolha um local para gravar
Você não precisa de uma câmera superprofissional para produzir seus vídeos. Basta usar a iluminação do seu local de gravação a favor da captação de uma boa imagem.
Então, minha terceira dica de marketing para dentistas no YouTube é: escolha o local de gravação, que pode ser um espaço na sua casa ou mesmo no seu consultório, que é um cenário bacana.
Depois, encontre uma posição perto da janela e se posicione a favor da luz (nunca de costas!). O fundo também deve estar organizado para não tirar o foco do conteúdo.
4. Otimize o vídeo para SEO
Vídeo pronto, a próxima dica é otimizar o vídeo para SEO, que são as técnicas que contribuem para que o conteúdo seja encontrado nas pesquisas orgânicas, tanto dentro do YouTube quanto no Google. Os principais detalhes são:
- título do vídeo: use a palavra-chave principal (o tema central do vídeo) na frase;
- descrição: faça um resumo do que o usuário vai encontrar. Dá para incluir a minutagem do vídeo, com o que é falado em cada momento. Link também links para o seu site e outras redes sociais;
- tags: são palavras relacionadas ao seu vídeo que ajudam o algoritmo do YouTube a encontrar seus vídeos e indicá-los nos resultados de buscas sobre o tema.
5. Integre e divulgue os vídeos em outras redes sociais
A última dica de marketing para dentistas no YouTube é divulgar os vídeos em outras redes sociais com as quais você trabalha para atrair tráfego para o seu canal.
Caso tenha um blog em seu site e produza artigos, inclua os vídeos no texto para aumentar o tempo de permanência dos leitores na página. O cruzamento das redes é muito positivo para fortalecer a estratégia de marketing digital.
Na hora de planejar e divulgar conteúdo, alguns erros podem atrapalhar. No vídeo, explico os três principais e como evitá-los:
Como fazer uma propaganda de dentista?
Para fazer uma boa propaganda de dentista, defina o objetivo da campanha, escolha uma boa imagem com texto atrativo ou produza um vídeo, que possa ser replicado em todos os seus canais de marketing, para captar a atenção de potenciais clientes. Por fim, invista em anúncios de posts estratégicos para aumentar o alcance nas redes.
Leia também: Como fazer anúncios de dentista no Instagram, Face e Google.
Redes sociais para dentista: aprenda a usar!
Gostou das dicas de marketing para dentistas no YouTube? Se quiser aprender a usar as redes sociais a favor do seu negócio, tenho mais para ensinar, aliás, tenho um curso completo sobre esse tema: o Método Gorro Branco!
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