O marketing de relacionamento para dentistas oferece múltiplos benefícios para a sua clínica, incluindo melhores resultados de fidelização, indicações, construção de reputação e aumento da satisfação.
Ao alcançar tudo isso, você aumenta as chances de elevar a receita e o faturamento do seu consultório.
Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é e quais são as principais ações de marketing de relacionamento para dentistas.
Por isso, a seguir, respondemos às seguintes questões:
- O que é marketing de relacionamento na odontologia?
- Como fazer marketing de relacionamento para dentistas?
- Qual a importância do marketing de relacionamento?
- Quais as vantagens do marketing de relacionamento para dentistas?
Portanto, siga com a gente para aprender tudo o que precisa saber sobre marketing de relacionamento para dentistas.
O que é marketing de relacionamento na odontologia?
O marketing de relacionamento para dentistas é a estratégia de desenvolver e manter uma boa relação de longo prazo com seus pacientes. O seu objetivo principal é satisfazer e fidelizar seus pacientes para que eles não o troquem pelo seu concorrente e possam se tornar promotores do seu consultório.
Nesse contexto, vale ressaltar que pacientes promotores são aqueles que indicam o seu trabalho para familiares e amigos de forma espontânea e, assim, ajudam a ampliar a credibilidade de sua clínica.
Esses são os principais dos benefícios de desenvolver uma boa estratégia de marketing de relacionamento para a sua clínica. Logo, é preciso planejar as ações que vão te auxiliar na construção dessa relação duradoura.
Leia também: Código de ética do marketing para dentistas: tudo que você precisa saber
Como fazer marketing de relacionamento para dentistas?
Para fazer um bom trabalho de marketing de relacionamento é preciso adotar as melhores práticas sobre o assunto, como:
- Conhecer o seu público
- Oferecer atendimento personalizado
- Acertar na comunicação
- Manter a comunicação
- Realizar pesquisas de satisfação
Vamos entender melhor cada uma destas ações.
Conhecer o seu público
Antes de mais nada, é fundamental que você conheça bem o seu público:
- existe uma faixa etária predominante em seus clientes?
- o que faria com que os seus pacientes se sentissem mais à vontade durante a ida ao consultório?
- qual a faixa de renda dos seus clientes?
Esses são alguns exemplos de perguntas que podem te ajudar a criar estratégias objetivas no marketing de relacionamento com pacientes, a partir da definição do perfil de cliente ideal.
Oferecer atendimento personalizado
Conhecendo o seu público, fica mais fácil personalizar o seu atendimento e fazer com que seus pacientes se sintam especiais.
Nesse cenário, é essencial criar cadastros de clientes, permitindo que você tenha acesso fácil ao histórico deles, por exemplo.
Dessa forma, sempre que um paciente entrar em contato para um novo procedimento ou para futuras manutenções, você poderá se lembrar facilmente quem é ele e como o contato entre vocês aconteceu.
Esse tipo de informação ajuda a estabelecer um relacionamento mais próximo e uma experiência de mais valor para o paciente.
Quando isso acontece, ele se sente mais conectado a você, observando que você vê importância nele e não o trata apenas como mais um na sua lista de pacientes
Além disso, tenha certeza de fazer uma ótima avaliação, perguntando quais são as principais necessidades, desejos e dores de cada paciente que chega à sua clínica.
Entenda o que levou ele até você. Lembre-se de que ninguém quer fazer um implante, as pessoas querem voltar a sorrir sem medo!
Ao entender isso, você direciona a sua comunicação de maneira muito mais eficiente, focando nos benefícios do tratamento e não na parte técnica.
Acertar na comunicação
Acertar na comunicação envolve conhecer quem está recebendo a mensagem para direcionar suas estratégias de maneira assertiva.
Para que isso funcione bem, é imprescindível que você tenha o máximo de informações sobre seus pacientes, como:
- idade;
- data de aniversário;
- sexo;
- tratamentos realizados;
- tratamentos recomendados, entre outros.
Esses dados facilitam a forma como você se comunica com seus pacientes e, inclusive, ajudam a direcionar suas estratégias de marketing odontológico.
Manter a comunicação
Uma das principais estratégias do marketing de relacionamento para dentistas é a comunicação constante, mesmo após a finalização de um tratamento.
Antigamente, era comum que dentistas mandassem cartas de aniversário para clientes, sendo essa era uma ótima estratégia para a época.
Hoje também é, mas você não pode contar com apenas uma comunicação por ano. É preciso mais.
Um bom lugar para você estreitar essa comunicação é o e-mail marketing e as redes sociais
Apenas tenha cuidado para não fazer com que essa comunicação seja cansativa ou comercial. Lembre-se de que existem regras impostas pelo CFO, como não ser permitida a divulgação de descontos e promoções.
Nesse cenário, o ideal é que você compartilhe conteúdos relevantes sobre a sua área, por exemplo, apresentando novos tratamentos, dicas de cuidados diários com os dentes e mais.
Realizar pesquisas de satisfação
Realizar pesquisas de satisfação é uma ótima forma de compreender como seus pacientes enxergam você, sua empresa e seus procedimentos e, com isso, tomar as atitudes certas para manter os acertos ou corrigir os eventuais pontos de melhoria.
Leia também: Como fazer uma boa pesquisa de mercado em odontologia?
Qual a importância do marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é importantíssimo para que você, dentista, possa ter uma boa base de clientes recorrentes e promotores.
Trata-se de uma estratégia efetiva para vender seus serviços e, até mesmo, conquistar novas indicações de pacientes.
Quantas vezes não vemos em nossa profissão, um paciente bem atendido que fez com que toda a sua família passasse a se consultar com você, não é mesmo?
Como você pode ver, o marketing de relacionamento vai muito além de manter pacientes, uma vez que também te ajuda, indiretamente, a aumentar a sua base.
Quais as vantagens do marketing de relacionamento para dentistas?
Durante a leitura deste conteúdo, você já deve ter identificado diversas vantagens do marketing de relacionamento com pacientes, mas é importante que algumas sejam destacadas, como:
- aumento da recorrência de pacientes;
- redução do custo de aquisição de pacientes;
- diferenciação de seus concorrentes;
- aumento da confiança dos pacientes;
- maior satisfação dos pacientes;
- fidelização.
Pronto para preparar o melhor marketing de relacionamento para dentistas?
Agora que você aprender todas essas informações sobre marketing de relacionamento para dentistas, é hora de planejar as ações para implementar em sua clínica.
É bem provável que você já faça algumas das ações de marketing de relacionamento vistas aqui, mas tenha em mente que é possível otimizar a experiência de seu paciente.
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