O marketing de relacionamento para dentistas oferece múltiplos benefícios para a sua clínica, incluindo melhores resultados de fidelização, indicações, construção de reputação e aumento da satisfação.

Ao alcançar tudo isso, você aumenta as chances de elevar a receita e o faturamento do seu consultório. 

Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é e quais são as principais ações de marketing de relacionamento para dentistas

Por isso, a seguir, respondemos às seguintes questões:

Portanto, siga com a gente para aprender tudo  o que  precisa saber sobre marketing de relacionamento para dentistas.

O que é marketing de relacionamento na odontologia?

O marketing de relacionamento para dentistas é a estratégia de desenvolver e manter uma boa relação de longo prazo com seus pacientes. O seu objetivo principal é satisfazer e fidelizar seus pacientes para que eles não o troquem pelo seu concorrente e possam se tornar promotores do seu consultório.

Nesse contexto, vale ressaltar que pacientes promotores são aqueles que indicam o seu trabalho para familiares e amigos de forma espontânea e, assim, ajudam a ampliar a  credibilidade de sua  clínica. 

Esses são os principais dos benefícios de desenvolver uma boa estratégia de marketing de relacionamento para a sua clínica. Logo, é preciso planejar as ações que vão te auxiliar na construção dessa relação duradoura.

Leia também: Código de ética do marketing para dentistas: tudo que você precisa saber

Como fazer marketing de relacionamento para dentistas?

Para fazer um bom trabalho de marketing de relacionamento é preciso adotar  as melhores práticas sobre o assunto, como:

  1. Conhecer o seu público
  2. Oferecer atendimento personalizado
  3. Acertar na comunicação
  4. Manter a comunicação
  5. Realizar pesquisas de satisfação

Vamos entender melhor cada uma destas ações.

Conhecer o seu público

Antes de mais nada, é fundamental que você conheça bem o seu público:

Esses são alguns exemplos de perguntas que podem te ajudar a criar estratégias objetivas no marketing de relacionamento com pacientes, a partir da definição do perfil de cliente ideal.

Oferecer atendimento personalizado

Conhecendo o seu público, fica mais fácil personalizar o seu atendimento e fazer com que seus pacientes se sintam especiais.

Nesse cenário, é essencial criar cadastros de clientes, permitindo que você tenha acesso fácil ao histórico deles, por exemplo.

Dessa forma, sempre que um paciente entrar em contato para um novo procedimento ou para futuras manutenções, você poderá se lembrar facilmente quem é ele e como o contato entre vocês aconteceu. 

Esse tipo de informação ajuda a estabelecer um relacionamento mais próximo e uma experiência de mais valor para o paciente.

Quando isso acontece, ele se sente mais conectado a você, observando que você vê importância nele e não o trata apenas como mais um na sua lista de pacientes

Além disso, tenha certeza de fazer uma ótima avaliação, perguntando quais são as principais necessidades, desejos e dores de cada paciente que chega à sua clínica.

Entenda o que levou ele até você. Lembre-se de que ninguém quer fazer um implante, as pessoas querem voltar a sorrir sem medo!

Ao entender isso, você direciona a sua comunicação de maneira muito mais eficiente, focando nos benefícios do tratamento e não na parte técnica.

Acertar na comunicação

Acertar na comunicação envolve conhecer quem está recebendo a mensagem para  direcionar suas estratégias de maneira assertiva.

Para que isso funcione bem, é imprescindível que você tenha o máximo de informações sobre seus pacientes, como:

Esses dados   facilitam a forma como você se comunica com seus pacientes e, inclusive, ajudam a  direcionar suas estratégias de marketing odontológico.

Manter a comunicação

Uma das principais estratégias do marketing de relacionamento para dentistas é a comunicação constante, mesmo após a finalização de um tratamento.

Antigamente, era comum que dentistas mandassem cartas de aniversário para clientes, sendo  essa era uma ótima estratégia para a época. 

Hoje também é, mas você não pode contar com apenas uma comunicação por ano. É preciso mais.

Um bom lugar para você estreitar essa comunicação é o e-mail marketing e as redes sociais 

Apenas tenha cuidado para não fazer com que essa comunicação seja cansativa ou comercial. Lembre-se de que existem regras  impostas pelo CFO, como não ser  permitida  a divulgação de descontos e promoções.

Nesse cenário, o ideal é que você compartilhe conteúdos relevantes sobre a sua área, por exemplo, apresentando novos tratamentos, dicas de cuidados diários com os dentes e mais.

Realizar pesquisas de satisfação

Realizar pesquisas de satisfação é  uma ótima forma de compreender como seus pacientes enxergam você, sua empresa e seus procedimentos e, com isso, tomar as atitudes certas para manter os acertos ou corrigir os eventuais pontos de melhoria.

Leia também: Como fazer uma boa pesquisa de mercado em odontologia?

Qual a importância do marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é importantíssimo para que você, dentista, possa ter uma boa base de clientes recorrentes e promotores.

Trata-se de uma estratégia efetiva para  vender seus serviços e, até mesmo, conquistar novas indicações de pacientes.

Quantas vezes não vemos em nossa profissão, um paciente bem atendido que fez com que toda a sua família passasse a se consultar com você, não é mesmo?

Como você pode ver, o marketing de relacionamento vai muito além de manter pacientes, uma vez que também te ajuda, indiretamente, a aumentar a sua base.

Quais as vantagens do marketing de relacionamento para dentistas?

Durante a leitura deste conteúdo, você já deve ter identificado diversas vantagens do marketing de relacionamento com pacientes, mas é importante que algumas sejam destacadas, como:

Pronto para preparar o melhor marketing de relacionamento para dentistas?

Agora que você aprender todas essas informações sobre marketing de relacionamento para dentistas, é hora de  planejar as ações para  implementar em sua clínica.

É bem provável que você já faça algumas das ações de marketing de relacionamento vistas aqui, mas tenha em mente que é possível otimizar a experiência de seu paciente.

Para isso, conheça o Gorro Branco, um curso feito para dentistas que já formou mais de 2 mil profissionais de sucesso que hoje alcançam seus sonhos, entre eles conquistar os R$100 mil de faturamento. 

Esse é o exemplo de nosso aluno Dr. Daniel Gaspar, um implantodontista que passou a faturar R$198 mil com apenas 1 sala e 1 cadeira! 

Isso aconteceu depois que ele começou o treinamento do Gorro Branco. Não acredita? Então assista ao vídeo abaixo em que ele mesmo conta esse incrível caso de sucesso. 

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