Criar um plano de ação de marketing e vendas para dentistas precisa ser um objetivo de quem quer vencer a concorrência de planos de saúde, franquias e outros profissionais.
Afinal, está cada vez mais difícil viver apenas de indicações, enquanto tem um monte de profissional criando estratégias digitais.
Logo, se você quer ocupar o seu espaço e abrir uma nova fonte de pacientes, o marketing para dentistas precisa começar a fazer parte do seu dia a dia, hoje mesmo.
Quer saber mais sobre o tema? É só continuar com sua leitura!
O que é planejamento de marketing e vendas para dentistas?
O planejamento de marketing para dentistas precisa estar relacionado aos objetivos de vendas da clínica. Dessa forma, é fundamental definir o tipo de serviço que será ofertado, quais conteúdos serão compartilhados, quem é o paciente ideal e quais as metas comerciais que você tem para o consultório.
Estabelecer objetivos e acompanhar indicadores é especialmente relevante para direcionar os seus esforços e de toda a equipe.
Vamos considerar que você queira alcançar o faturamento de R$60.000 mensais e que cada paciente pague em média R$2.000. Nesse caso, você precisa de 30 novas pessoas entrando para alcançar a receita desejada, concorda? A conta é simples, observe abaixo:
Número de pacientes = faturamento / ticket médio
Número de pacientes = 60000 / 2000
Contudo, ter esse número em mãos é uma mudança importante na forma como você pensa a sua gestão e na maneira de organização do seu plano de ação.
Saber quantos pacientes particulares novos você precisa ter na clínica todos os meses para alcançar a meta definida, gera previsibilidade.
Perceba que, assim, você sai de uma gestão às cegas e começa a ter um direcionamento claro sobre onde chegar e o que você precisa para isso.
Mas se você não coloca essas informações no papel e não tem essa conta em mente, criar um planejamento e gestão de consultórios de odontologia eficiente se torna realmente difícil.
Leia também: Implementação de marketing digital para dentistas em 5 passos simples
Indicadores de vendas e marketing para dentistas
É partir do número de clientes que deseja alcançar que você deve considerar outras metas de vendas, como:
- número de contatos que chegam até a sua clínica por mês, semana e dia;
- número de pessoas que comparecem a uma avaliação.
Pense comigo, nem todo mundo que entra em contato com a sua clínica agenda uma avaliação, não é mesmo?
Da mesma forma, quem comparece a uma avaliação pode ou não contratar o tratamento.
Por isso, é importante que você acompanhe os indicadores para criar campanhas que estimulem mais pessoas a avançarem pelas etapas do funil de vendas que antecedem a contratação.
Outro indicador que você deve acompanhar para melhorar a gestão de consultório odontológico é a sua capacidade de pacientes finalizados.
Isso porque, se você só entregar 15 tratamentos por mês, é esse o limite que deve ter em mente ao criar as suas campanhas.
Se ficou com alguma dúvida sobre essa etapa, a minha sugestão é que assista ao vídeo abaixo, em que eu apresento o passo a passo dessa linha de pensamento para facilitar o planejamento e gestão do seu consultório de odontologia.
Como atrair clientes para dentistas?
Para atrair pacientes para dentistas usando a internet, é preciso:
- entender a persona dos clientes;
- listar quais dúvidas e objeções eles têm sobre um tratamento;
- produzir conteúdo relevante;
- criar anúncios segmentados;
- criar chamadas para a ação que estimulem o usuário a entrar em contato com a clínica.
Ao seguir esse passo a passo você aumenta as suas chances de fazer o telefone ou WhatsApp da clínica tocar mais vezes ao longo do dia, com pessoas que querem saber mais sobre o que você faz.
Todavia, essa é apenas uma das primeiras etapas do relacionamento entre vocês, que vai levar uma pessoa comum, que não conhece você nem a sua clínica, a se tornar um bom paciente particular, que entende os seus diferenciais e busca por benefícios que vão além de preço baixo.
Funil de vendas para dentistas: passo a passo
O funil de vendas para dentistas é formado por etapas como: atração, por meio de anúncios e conteúdos relevantes, transformação de usuários em leads, quando entram em contato com a clínica, o comparecimento a uma avaliação e, por fim, a contratação.
Percorrer todo esse caminho, e ter sucesso no final, é possível desde que você tenha uma estratégia de marketing e venda que considere cada um dos estágios do funil de vendas, que são:
- atração, de um usuário da internet para seus canais de comunicação;
- conversão em lead, quando uma pessoa entra em contato com a clínica em busca de mais informações;
- agendamento e comparecimento à avaliação, ocorre após a conversa com a sua secretária;
- fechamento, é o que acontece depois de uma boa avaliação.
Leia também: Funil de vendas para dentista: etapas e como criar o seu?
Técnicas de vendas para dentistas
As técnicas de vendas para dentistas incluem:
- produção de conteúdo para redes sociais;
- anúncios pagos;
- SEO;
- criação e divulgação de landing pages sobre os tratamentos;
- uso de influenciadores;
- geração de leads;
- nutrição e relacionado por WhatsApp e telefone;
- treinamento de secretária;
- avaliação de excelência;
- pós-venda.
Como você pode perceber ao ler a lista acima, as técnicas de vendas não incluem apenas as ações de atração. Na prática, o processo comercial é mais longo do que isso.
Ele envolve, por exemplo, a qualidade da experiência que o lead terá ao ter contato com a clínica por meio de sua secretária.
Será que ela está oferecendo as respostas certas para estimular o paciente em potencial a agendar e comparecer a uma avaliação?
O quanto ela consegue responder às principais objeções dessas pessoas?
No vídeo abaixo, eu explico detalhadamente como a secretária pode fazer parte de sua técnica de vendas. Ao assistir, você vai perceber que talvez nunca tenha usado todo o potencial que essa profissional e nem reparado na importância dela para o seu sucesso.
Contudo, o processo de marketing e vendas para dentistas não para nela, mas continua com você, dentista e gestor, que faz a avaliação.
Como vimos acima, ao falarmos sobre o funil de vendas, essa é a etapa final da contratação.
A pessoa que chegou até aqui está muito próxima de fechar negócio com você, mas ainda não o fez.
O “sim” ou o “não” depende da qualidade da avaliação e da sua capacidade de se diferenciar dos demais profissionais.
E você pode estar pensando “mas o que os pacientes querem é preço baixo”. Esse é o problema enfrentado por grande parte dos dentistas, mas existem formas de fazê-lo pagar mais por seu trabalho. Não acredita?
Então, eu vou indicar mais um vídeo especial que gravei e onde explico o que fazer para que o preço não seja um problema. É só dar play!
Perceba que o caminho até a conversão pode ser longo, mas é necessário para você ter um consultório com a agenda cheia.
Com a concorrência de planos de saúde e franquias, é fundamental o investimento em ações de marketing e vendas, que destaquem o seu nome e o seu trabalho, tudo isso sem descumprir as regras dos Conselhos Regionais de Odontologia.
Então, encerro esse guia com um convite: conheça o Gorro Branco, um curso para dentistas, que vai te ensinar tudo sobre como atrair, captar e converter pacientes particulares através da internet todos os dias!
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