Pensar na música da sala de espera do dentista é uma forma de cuidar do seu paciente, zelando por uma experiência agradável e prazerosa no consultório. Se você já investe em alternativas de captação e sabe como fazer bons clientes chegarem até você com o marketing digital, pensar na trilha sonora da consulta pode, sim, ser uma boa.
Caso você tenha encontrado este artigo em busca de um diferencial para o seu trabalho, mas ainda não tenha dado o primeiro passo para criar uma estratégia de captação consistente e efetiva, não se preocupe.
Nas próximas linhas, vou abordar a importância da sonoridade do consultório, mas também darei dicas para promover uma experiência do paciente completa — começando pelo início: a captação.
Boa leitura!
Para entrar no clima: que tal ler este artigo enquanto escuta a playlist para Sala de Espera, do Spotify?
O que é experiência do paciente?
Experiência do paciente é o nome dado ao conjunto de iniciativas promovidas pelo dentista para garantir que toda a jornada até a consulta odontológica seja agradável, positiva e, sempre que possível, surpreendente.
Uma jornada do cliente inicia a partir do primeiro ponto de contato com os seus serviços (que pode ser por meio das redes sociais, site, indicação de conhecidos ou mesmo uma ligação telefônica), e finaliza no pós-venda, ou seja, nas ações de fidelização.
A efetividade da comunicação é o aspecto-chave para uma experiência positiva.
Por isso, é essencial investir em boas estratégias de divulgação de conteúdo, na criação de scripts afinados para as secretárias, em um atendimento impecável a cada visita e em recursos adicionais para gerar conforto e acolhimento — como a música para sala de espera do dentista.
Qual o papel da música para o consultório odontológico?
A música no consultório odontológico desempenha papel relevante na medida em que contribui para o relaxamento dos pacientes, reduzindo seus níveis de estresse, ansiedade e medo antes da consulta odontológica. Além disso, a sonoridade ambiente promove distração, tornando a espera menos incômoda e a experiência da consulta, mais agradável.
Para você ter uma ideia da relevância dada pela comunidade de odontologia à música, diversos estudos e pesquisas acadêmicas já foram conduzidos para compreender a relação entre os sons e a experiência do paciente.
Invariavelmente, a conclusão é de que há, de fato, um potencial relaxante e de controle da ansiedade no ato de ouvir música quando vai ao dentista.
Para ilustrar o que estamos dizendo, este estudo, publicado na revista científica Lancet, em 2015, defende que a música auxiliou de forma efetiva na recuperação de pacientes adultos em estágio pós-operatório.
Músicas relaxantes para consultório: estilos e dicas
Se você quer incluir uma camada extra de cuidado com o cliente na sua rotina, a música para sala de espera do dentista (ou mesmo para o consultório, desde que preservados os limites do som para não gerar incômodo ou distração) é uma alternativa interessante.
Veja, abaixo, algumas dicas que separei para te ajudar a escolher bem a trilha sonora das suas consultas.
Músicas para recepção
Durante a espera pelo horário da consulta, é comum que as pessoas fiquem inquietas, impacientes e ansiosas. Neste caso, vale escolher músicas tranquilas e bem cadenciadas para tornar o momento mais sereno.
Uma dica é optar por canções populares ou bastante conhecidas, com letras bem disseminadas. Ao cantarolar os clássicos, os pacientes tendem a esquecer dos sentimentos incômodos que podem estar presentes.
A playlist que eu sugeri na introdução deste artigo ilustra bem os argumentos acima!
Música para consultório de dentista
Já no consultório, as músicas com letras não são recomendadas. Afinal, espera-se que os pacientes permaneçam imóveis — e a vontade de cantar pode se tornar um obstáculo ao seu trabalho.
Nesse sentido, opte por canções instrumentais, com ritmos acolhedores ou clássicos, como o jazz.
Como garantir uma experiência do paciente completa? Pontos bônus
Escolher bem a música da sua sala de espera é importante. Mas, como você viu acima, uma experiência completa vai muito além de melodias e ritmos.
Para que a jornada do cliente seja agradável e bem sucedida, você deve investir em ações voltadas a frentes como:
- atração de pacientes, com ações consistentes e diversificadas nas redes sociais (incluindo marketing de conteúdo otimizado em SEO, anúncios pagos, criação de comunidades, entre outros);
- comunicação contínua e ágil, por meio de recursos como o WhatsApp (que possibilita a ativação de chatbots para responder a demandas recorrentes, além do uso de listas de transmissão);
- uso de um bom sistema de gestão odontológica, que centraliza, agiliza e facilita o gerenciamento do consultório em múltiplas frentes (evitando erros e simplificando a relação com o paciente);
- adoção de um CRM (Customer Relationship Management), sistema que integra e unifica dados, ajudando a organizar as informações, como registro de dados, fazer gestão de pacientes em potencial, gerenciar agendamentos e acompanhar a jornada do cliente;
- criação de um plano de ação consistente, contemplando desde as estratégias de captação, passando pelas técnicas de diferenciação do atendimento, até as boas práticas de fidelização.
E por falar em plano de ação…
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Marketing digital: a verdadeira música para os ouvidos dos pacientes
Deu para ver, no tópico acima, que o marketing para dentistas é a chave para uma experiência encantadora para o paciente, certo?
Música de qualidade, decoração de bom gosto e recursos tecnológicos de ponta (quem nunca cogitou instalar aquela TV no teto do consultório como forma de diferenciar o serviço prestado?) são, sim, caminhos para tornar o ambiente mais acolhedor e encantador.
No entanto, de que adianta caprichar na estética e ter uma sala de espera vazia?
Por isso, digo que a verdadeira música para os ouvidos do paciente é um dentista que sabe como captá-lo, cativá-lo e convertê-lo de forma natural e fluida. E você pode fazer tudo isso usando o poder das redes sociais.
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