Pensar na música da sala de espera do dentista é uma forma de cuidar do seu paciente, zelando por uma experiência agradável e prazerosa no consultório. Se você já investe em alternativas de captação e sabe como fazer bons clientes chegarem até você com o marketing digital, pensar na trilha sonora da consulta pode, sim, ser uma boa. 

Caso você tenha encontrado este artigo em busca de um diferencial para o seu trabalho, mas ainda não tenha dado o primeiro passo para criar uma estratégia de captação consistente e efetiva, não se preocupe. 

Nas próximas linhas, vou abordar a importância da sonoridade do consultório, mas também darei dicas para promover uma experiência do paciente completa — começando pelo início: a captação.  

Boa leitura! 

Para entrar no clima: que tal ler este artigo enquanto escuta a playlist para Sala de Espera, do Spotify?

O que é experiência do paciente? 

Experiência do paciente é o nome dado ao conjunto de iniciativas promovidas pelo dentista para garantir que toda a jornada até a consulta odontológica seja agradável, positiva e, sempre que possível, surpreendente.

Uma jornada do cliente inicia a partir do primeiro ponto de contato com os seus serviços (que pode ser por meio das redes sociais, site, indicação de conhecidos ou mesmo uma ligação telefônica), e finaliza no pós-venda, ou seja, nas ações de fidelização. 

A efetividade da comunicação é o aspecto-chave para uma experiência positiva. 

Por isso, é essencial investir em boas estratégias de divulgação de conteúdo, na criação de scripts afinados para as secretárias, em um atendimento impecável a cada visita e em recursos adicionais para gerar conforto e acolhimento — como a música para sala de espera do dentista. 

Qual o papel da música para o consultório odontológico? 

A música no consultório odontológico desempenha papel relevante na medida em que contribui para o relaxamento dos pacientes, reduzindo seus níveis de estresse, ansiedade e medo antes da consulta odontológica. Além disso, a sonoridade ambiente promove distração, tornando a espera menos incômoda e a experiência da consulta, mais agradável. 

Para você ter uma ideia da relevância dada pela comunidade de odontologia à música, diversos estudos e pesquisas acadêmicas já foram conduzidos para compreender a relação entre os sons e a experiência do paciente. 

Invariavelmente, a conclusão é de que há, de fato, um potencial relaxante e de controle da ansiedade no ato de ouvir música quando vai ao dentista. 

Para ilustrar o que estamos dizendo, este estudo, publicado na revista científica Lancet, em 2015, defende que a música auxiliou de forma efetiva na recuperação de pacientes adultos em estágio pós-operatório. 

Músicas relaxantes para consultório: estilos e dicas

Se você quer incluir uma camada extra de cuidado com o cliente na sua rotina, a música para sala de espera do dentista (ou mesmo para o consultório, desde que preservados os limites do som para não gerar incômodo ou distração) é uma alternativa interessante.

Veja, abaixo, algumas dicas que separei para te ajudar a escolher bem a trilha sonora das suas consultas. 

Músicas para recepção

Durante a espera pelo horário da consulta, é comum que as pessoas fiquem inquietas, impacientes e ansiosas. Neste caso, vale escolher músicas tranquilas e bem cadenciadas para tornar o momento mais sereno. 

Uma dica é optar por canções populares ou bastante conhecidas, com letras bem disseminadas. Ao cantarolar os clássicos, os pacientes tendem a esquecer dos sentimentos incômodos que podem estar presentes. 

A playlist que eu sugeri na introdução deste artigo ilustra bem os argumentos acima! 

Música para consultório de dentista

Já no consultório, as músicas com letras não são recomendadas. Afinal, espera-se que os pacientes permaneçam imóveis — e a vontade de cantar pode se tornar um obstáculo ao seu trabalho. 

Nesse sentido, opte por canções instrumentais, com ritmos acolhedores ou clássicos, como o jazz.

Como garantir uma experiência do paciente completa? Pontos bônus

Escolher bem a música da sua sala de espera é importante. Mas, como você viu acima, uma experiência completa vai muito além de melodias e ritmos. 

Para que a jornada do cliente seja agradável e bem sucedida, você deve investir em ações voltadas a frentes como: 

E por falar em plano de ação…

Você já tem um projeto bem estruturado para o seu consultório? O que acha de escrever o melhor plano de negócios para o seu consultório em apenas 2 dias? Eu posso te ajudar nessa missão com a Imersão Paciente 10k

Quer ser reconhecido como autoridade na sua especialidade e ter um modelo de negócio com faturamento consistente? A hora é agora! Preencha sua aplicação e mude os rumos da sua carreira para melhor! 

Marketing digital: a verdadeira música para os ouvidos dos pacientes

Deu para ver, no tópico acima, que o marketing para dentistas é a chave para uma experiência encantadora para o paciente, certo? 

Música de qualidade, decoração de bom gosto e recursos tecnológicos de ponta (quem nunca cogitou instalar aquela TV no teto do consultório como forma de diferenciar o serviço prestado?) são, sim, caminhos para tornar o ambiente mais acolhedor e encantador. 

No entanto, de que adianta caprichar na estética e ter uma sala de espera vazia? 

Por isso, digo que a verdadeira música para os ouvidos do paciente é um dentista que sabe como captá-lo, cativá-lo e convertê-lo de forma natural e fluida. E você pode fazer tudo isso usando o poder das redes sociais. 

Conheça o Método Gorro Branco, metodologia revolucionária da Smile University que te ajuda a descobrir o seu diferencial e o motivo que dá sentido à sua odontologia para encontrar bons clientes na internet. 

A partir daí, você entende como usar o poder de inteligência do Google e do Facebook para tornar sua clínica uma fonte de renda inacreditavelmente alta.

Chegou a hora de transformar a sua vida. Entre em contato via WhatsApp, tire suas dúvidas e desmistifique o universo das vendas na internet!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *