Identificar o que atrai o paciente ao dentista é o primeiro passo para aumentar as taxas de conversão. 

Afinal, quando você sabe o que um paciente deseja ou espera, é muito mais fácil montar uma estratégia que atenda a essas demandas, direcionando seus esforços para o que é importante.

Contudo, os pacientes são atraídos por estímulos diferentes, de acordo com a etapa em que estão no funil de vendas. Ao montar uma estratégia, podemos considerar três estágios para atrair pacientes para a  odontologia: 

Tudo começa com a publicação de um conteúdo que desperte o interesse de quem está navegando pela internet como, por exemplo, no Instagram. 

A função desse estágio é estimular potenciais pacientes a entrarem em contato para conhecer mais sobre um procedimento. 

Uma vez que isso foi cumprido, é papel da secretária convencer o contato a agendar uma avaliação e comparecer. 

Por último, você como dentista deve realizar uma avaliação de valor, que faça o paciente contratar o serviço. 

Ao cumprir essas etapas, você aumenta os resultados da captação de pacientes do consultório.

O que atrai o paciente ao dentista?

A partir do conhecimento sobre as etapas do funil de vendas, algumas boas práticas precisam ser seguidas para atrair o paciente ao dentista:

  1. Geração de conteúdo de valor;
  2. Atendimento de qualidade desde a secretária;
  3. Avaliação de alto valor.

#1 Geração de conteúdo de valor

O marketing digital e as redes sociais devem ser usados para aumentar o número de leads que chegam à  clínica, interessados em algum tratamento. 

Além disso, agem como suporte para posicionar o consultório no mercado. 

 O Instagram e o Facebook, especialmente,atuam como canais diretos de comunicação ara apresentar seus serviços. 

Contudo, mais do que criar um perfil nessas plataformas, para alcançar seus objetivos, é fundamental produzir  conteúdo de valor, que diferencie o seu trabalho.

Para isso, evite posts com fotos de banco de imagens e invista em mídias autorais. 

Priorize o uso de fotos de pacientes que frequentam a sua clínica,  em vez de imagens supereditadas e com a presença de modelos. 

Ao mostrar um paciente real, a mídia se conecta com as pessoas e gera identificação.

Em outras palavras, um conteúdo próprio mostra para quem navega pelas redes sociais que você gosta de atender pacientes como ele e apresenta a transformação que você faz na vida dessas pessoas.

Tudo isso funciona como gatilhos mentais que estimulam os usuários a agir, por exemplo, enviando uma mensagem para ter acesso a mais informações sobre um procedimento.

Checklist de como chamar pacientes para consultório odontológico

Ao criar uma publicação para rede social fique atento para cumprir alguns requisitos, como:

Então, como chamar pacientes para consultório odontológico? Para bons resultados dê atenção ao tripé:

Observe a imagem abaixo e veja um bom exemplo de como atrair pacientes na odontologia, aplicando essas dicas.

A legenda apresenta e soluciona as objeções da paciente, que são similares às de outras pessoas. Além disso, mostra como foi o resultado, apresenta o diferencial da clínica e destaca o impacto que gerou na vida de quem realizou o tratamento.

Fonte: @dgoralimplantes

#2 Atendimento de qualidade desde a secretária

Como falamos acima, o objetivo das ações de marketing para dentista e das estratégias que usam conteúdo nas redes sociais, bem como anúncios pagos, é aumentar o número de contatos que chegam até a clínica.

Ao cumprir essa etapa, começa um outro desafio: transformar esses contatos em avaliações agendadas. 

Uma vez atraídos por um conteúdo que gera engajamento, potenciais paciente entram em contato com sua clínica.

Contudo, é o atendimento que eles recebem nesses canais que dita se eles vão avançar ou não para a próxima etapa: a avaliação.

Nesse estágio, o papel da sua secretária é imprescindível. 

Afinal, é ela quem vai responder as perguntas dos pacientes que ligam ou enviam mensagens. É também ela quem deve convencê-los a agendar e a comparecer a uma avaliação. 

Como chamar pacientes para consultório odontológico?

A secretária é uma importante ponte de comunicação entre um potencial paciente e o dentista. É ela a responsável por convencer um lead a agendar uma avaliação. 

O bom atendimento, então, exige que ela tenha um bom treinamento sobre o que fazer quando o cliente faz perguntas como “quanto custa determinado procedimento?”. 

É fundamental que ela se diferencie nas respostas dadas aos leads.

Se você não aproveita o papel da sua secretária, está deixando de ganhar muito dinheiro, afinal, ela é fundamental para a captação de pacientes.

Então, o que fazer para usar a sua secretária de forma estratégica para chamar pacientes para consultório odontológico? 

Criar um script que a ajude a responder o paciente e a trazê-lo  para a clínica, é um passo importante. Fazer treinamento comercial, também. 

Além disso, outras técnicas podem  ampliar seus resultados. Para que você possa se aprofundar nesse conteúdo, indicamos que assista ao vídeo abaixo sobre como vender mais  por meio da sua secretária. 

#3 Avaliação de alto valor

Diferentemente do que alguns dentistas pensam, transformar uma avaliação em uma contratação de tratamento é sua função! Não da secretária ou do marketing. 

Como vimos ao longo deste guia, a missão da implementação do marketing digital é fazer o seu telefone tocar e o WhatsApp apitar. 

A função da secretária é agendar avaliações e garantir o comparecimento. 

Então quais habilidades um dentista precisa ter para conquistar o paciente que já está em seu consultório?

Talvez você se choque com a resposta, mas o mais importante é a capacidade de ouvir! 

Entenda as necessidades de seus pacientes

Ao desenvolver a escuta e fazer boas perguntas, você  descobre o real desejo e motivação do paciente.

Também compreende melhor quem ele é, por que ele chegou até ali e qual é a transformação que ele espera.. 

Ao descobrir tudo isso, é muito mais fácil criar uma comunicação direcionada, capaz de convencê-lo a fechar o tratamento.

Para isso, comece fazendo perguntas ao paciente, compreenda quais são as dúvidas dele e as responda. 

Entenda quais são as preocupações que o impedem de começar o procedimento e quais as suas principais motivações

Depois dessa conversa, use essas informações para mostrar que o tratamento é possível e como vai impactar na vida dele.  

Nessa etapa, o objetivo é aumentar o número de fechamentos. Não terceirize isso para a sua secretária.

Fale com o paciente, apresente o orçamento e crie uma comunicação assertiva, a partir do que você aprendeu sobre ele. 

Viu como não é difícil entender o que atrai o paciente ao dentista? 

Seguindo três etapas simples você é capaz de chamar pacientes para consultório odontológico e gerar mais conversões. 

Para que você melhore a fixação do conteúdo apresentado, assista ao vídeo abaixo, com Mateus Marcondes, criador da Smile University, que oferece treinamentos para dentistas que sonham em alavancar seus resultados e conquistar mais pacientes particulares. 

Conheça a metodologia testada e aprovada pelos mais de 2 mil alunos dentistas que já passaram pelos treinamentos da Smile University.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *