Você está atento às novidades da odontologia robótica? Não? Pois se acha que ainda é cedo para pensar nesse assunto, vai se surpreender com as revoluções que já estão acontecendo na área pelo mundo.

Sabia que, em 2018, foi realizada a primeira autocirurgia dentária por robô na China? Sob supervisão de uma equipe multiprofissional, uma máquina implantou dois dentes fabricados por uma impressora 3D. Impressionante, né? 

A robótica para dentistas ainda é aplicada nas cirurgias, guiando a execução das etapas, além de ser usada para fabricar implantes, fazer o escaneamento bucal, entre outras tarefas. 

Aliados às máquinas modernas, os recursos de inteligência artificial contribuem para a precisão dos comandos, melhorando a experiência dos dentistas com os equipamentos robóticos.

Neste artigo, explico o conceito de odontologia robótica, os objetivos, como essa tecnologia está transformando a prática odontológica e os benefícios oferecidos por essa inovação. 

Continue a leitura até o fim e entenda o impacto e as possibilidades da robótica na odontologia.

O que é odontologia robótica?

A odontologia robótica é a área que utiliza as tecnologias mecânica, eletrônica e de computação como aliadas no aprimoramento das técnicas de tratamento dentário. Os equipamentos ajudam a reduzir o tempo de ação e a conduzir os processos com mais precisão e de forma menos invasiva para os pacientes.

Atualmente, esses recursos tecnológicos são utilizados nas cirurgias odontológicas, na ortodontia, implantodontia e até como apoio na graduação, auxiliando na formação dos futuros profissionais.

No Japão, os graduandos em Odontologia fazem treinamento prático com um robô, chamado Simroid, que possui dentes falsos ligados a sensores. Dessa forma, consegue sinalizar dor quando o estudante toca um nervo durante o treinamento.

Isso permite que os futuros profissionais melhorem não só suas habilidades técnicas, mas também saibam identificar sinais de desconforto do paciente, proporcionando um atendimento humanizado. 

Ao contrário do que se costuma pensar quando o assunto é robô. A odontologia robótica não tem nada a ver com a revolução das máquinas e a exclusão do papel do dentista. 

Pelo contrário, o envio de dados e informações para os softwares e sistemas que controlam os equipamentos depende da análise profissional. Ou seja, os equipamentos executam procedimentos e fabricam estruturas dentárias a partir de solicitações específicas.

Estar atualizado com essas inovações, ainda que você não as aplique no momento, é uma forma de ampliar os horizontes profissionais e visualizar como sua clínica ou consultório pode crescer e expandir no futuro.

Leia também >>> Empreendedorismo no mercado de odontologia: como aplicar?

Quais são os objetivos da robótica? 

Os principais objetivos da robótica é incentivar a criatividade e a inovação em todos os setores, desde os mais técnicos, como a odontologia, até a educação, melhorando os processos de aprendizado. Assim, o foco é incentivar a busca de novas soluções para os problemas.

Na China, por exemplo, existe uma demanda alta por atendimentos odontológicos. Segundo uma estimativa do China Insights Consultancy (CIC), 9,5 milhões chineses farão algum tipo de tratamento ortodôntico em 2030. O número supera o dos Estados Unidos e da Europa.

Porém, considerando as dimensões gigantes do país, os cuidados não chegam a toda população. Daí a importância da robótica que pode ampliar o acesso da população aos cuidados com a saúde bucal.

Por isso, a odontologia robótica é vista com otimismo, pois a aplicação dos novos recursos contribuem positivamente para o desenvolvimento dos profissionais e de suas habilidades práticas.

Como a robótica na cirurgia odontológica está transformando a prática?

A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala de robótica é a figura do robô com traços humanos que realizam tarefas, assim como você e eu. Porém, a área não engloba só a mecânica e a eletrônica. Os recursos de computação são uma parte valiosa.

Para entender como a robótica está transformando a odontologia, especialmente as cirurgias, separei alguns exemplos de tecnologias aplicadas no processo.

Softwares de escaneamento bucal

Os softwares de CAD/CAM são tecnologias utilizadas atualmente para fazer o escaneamento bucal do paciente, permitindo visualizar as estruturas bucais em 3D na tela do computador.

Essa imagem digital é uma base importante para estudos de caso, fabricação de próteses, criação de aparelhos, entre outros procedimentos.

Impressoras 3D

Lembra dos moldes de gesso? Pois bem, eles estão ficando para trás e, no lugar, estão entrando as impressoras 3D. A partir da imagem do escaneamento, o dentista consegue fabricar o dente que será implantado no paciente.

Os recursos robóticos das máquinas permitem fazer isso em poucos segundos, durante a execução do procedimento, na própria sala do dentista.

Sistema de Cirurgia Guiada por Computador (CGC) 

Outra transformação da odontologia robótica é na realização de cirurgias. Existem sistemas, como o CGC (Cirurgia Guiada por Computador), que, a partir das informações de um caso específico, cria um tutorial para criar o dentista durante o procedimento.

Esse recurso já é aplicado na implantodontia para orientar os profissionais na colocação dos dentes, melhorando a precisão técnica e priorizando o conforto do paciente.

É implantodontista? O vídeo abaixo do meu canal no Youtube vai ajudá-lo bastante a encontrar novos pacientes. Vale o play!

Quais os benefícios oferecidos pela odontologia digital?

Os principais benefícios da robótica em odontologia são:

Leia também >>> Fidelizar pacientes: 7 estratégias para dentistas [GUIA].

Como a robótica pode ser integrada à prática odontológica?

A odontologia robótica já demonstra sua utilidade e, por isso, a tendência é que os recursos se ampliem, tornando-se mais acessíveis. Além disso, a melhora da capacidade técnica dos dentistas para lidar com os novos equipamentos é fundamental para sua expansão.

Integrar essas inovações à prática do seu consultório exige investimentos financeiros, que ainda são altos. Dessa forma, planejar as aquisições para ampliar sua estrutura é a melhor estratégia.

Para isso, você terá que trabalhar firme, oferecendo serviços com o máximo de qualidade para fidelizar e continuar atraindo pacientes. Está precisando de um reforço na sua estratégia de marketing?

Junte-se aos mais de 2 mil profissionais que já passaram pelo meu curso, o Método Gorro Branco, e aprenda como atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias!

Conheça o curso Gorro Branco ou converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *