O uso de panfleto para dentista faz parte do kit de marketing off-line da profissão. O impresso pode ser útil na divulgação de informações sobre procedimentos e tratamentos. Porém, é preciso ter cuidado ao usar esse tipo de publicidade em odontologia, tendo em vista que a prática de panfletagem é vedada pelo Conselho.

Ficou confuso? Vem comigo que te explico tudo isso direitinho!

Neste post, abordo quais são as regras para publicidade em odontologia, se é permitido panfletar e o que deve constar em um panfleto de dentista. Além disso, explico como atrair mais pacientes para a sua clínica com marketing digital.

Quais são as regras para publicidade em odontologia?

Como nossa rotina profissional envolve lidar diretamente com a saúde das pessoas, a propaganda odontológica deve atender a uma série de critérios. Por exemplo, não podemos prometer resultados, realizar sorteios, divulgar preços ou fazer promoções.

Isto é, algumas práticas são consideradas infrações éticas, podendo levar a consequências jurídicas, que vão de advertências até a cassação do registro profissional.

Por exemplo, apesar de fazer parte do kit de marketing off-line do dentista, o panfleto deve ser usado com cautela. Isso porque a prática de panfletagem em odontologia é proibida, conforme explico a seguir. 

Caso você queira se aprofundar e obter informações mais detalhadas sobre tais normas, recomendo que consulte a íntegra do Código de Ética Odontológica.

Pode panfletar na odontologia?

Por determinação dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) de diversos estados, é vedada a prática de panfletagem na odontologia, caracterizada pela distribuição de quaisquer tipos de materiais impressos em ambientes públicos. Isso significa que incorrer nesse tipo de atividade pode ser considerada uma falha ética.

A título de exemplo, confira a seguir a decisão do CRO/PR Nº03/2017, que em seu artigo 1º determina o seguinte:

“Art. 1º. É vedado ao Cirurgião Dentista e a todos que exerçam a Odontologia, considerando-se infração ética de manifesta gravidade (art. 44, inc. X I e XIV c/c 53, XI do CEO), a abordagem, aliciamento e a distribuição de panfletos, folders, ou qualquer outro material impresso em locais públicos.”

Entre os motivos considerados para esta decisão, destaco o fato de que essa prática é considerada comercialização da odontologia, falha ética que desvaloriza a profissão e gera concorrência desleal, além de contribuir para a poluição do meio-ambiente.

Ademais, em nota divulgada pelo CRO/PR, o orgão alegou ter constatado diversas irregularidades nesses materiais, tais como:

“Então quer dizer que eu não posso fazer panfletos de dentista?” 

Não é bem assim! O que é vedado pelo conselho é a prática de panfletagem, ou seja, a distribuição desses itens em locais públicos.

Contudo, nada te impede de criar materiais impressos, como flyers e folders para apresentar seus serviços e explicar procedimentos dentro de sua clínica, desde que siga todas as normas estabelecidas no já mencionado Código de Ética da profissão.

O que precisa constar em um panfleto de dentista?

Um panfleto de dentista, assim como outros materiais de divulgação, deve conter a identificação do profissional, nome da profissão e número de registro. Adicionalmente, pode trazer informações sobre os tratamentos e procedimentos que se pretende divulgar, a área em que atua, suas formações e especializações. 

Como atrair mais pacientes para o consultório odontológico? 

O uso de panfletos por dentistas funciona como um elemento de apoio, servindo como fonte de informação na divulgação de serviços. Porém, seu alcance é muito limitado, tornando necessária sua associação a outras abordagens, com o marketing digital para dentistas, uma ferramenta poderosa para maximizar o seus resultados.

É como dizem: se o seu negócio não está na internet hoje, ele praticamente não existe. É por isso que você precisa fortalecer sua presença no digital, pois é lá que irá encontrar as melhores oportunidades, alcançar mais gente e difundir seu nome.

E tem mais!

A publicidade em odontologia na internet pode ser feita de diversas maneiras, explorando vários tipos de mídias, plataformas e formatos. Veja alguns exemplos:

Ou seja, embora o marketing off-line para dentista ainda tenha o seu papel, é preciso diversificar sua estratégia para, assim, aumentar o seu alcance e, com isso, atrair mais pacientes para aumentar o faturamento da sua clínica odontológica.

No vídeo abaixo mostro como dobrar o número de clientes da sua clínica odontológica em apenas 1 mês com uma estratégia e planejamento:

Quer evoluir seu marketing e entrar no digital com tudo? Eu te ajudo!

Chegou a hora de ir além do panfleto para dentista e conquistar o seu espaço no meio digital. Eu sei que à primeira vista isso pode parecer difícil e assustador, mas acredite, com a orientação certa, você pode ir muito mais longe! E eu vou te ajudar!

Foi pensando em profissionais como você, dentistas que amam o que fazem e querem crescer, que criei o Gorro Branco, um método indicado para todas as especialidades, onde ensino desde a gestão do consultório até as estratégias de marketing mais avançadas e promissoras para a nossa área.

E caso a sua rotina seja muito agitada, há ainda uma opção mais rápida, que é a Imersão Paciente 10k, uma experiência única e imersiva, que vai ampliar sua visão de negócios, mostrando como atrair pacientes de ticket mais alto.

Se você se interessou e quer mais informações, vamos trocar uma ideia no WhatsApp para eu tirar suas dúvidas e te mostrar o caminho do sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *