O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e representa uma grande oportunidade para quem deseja atrair pacientes particulares que valorizem o seu trabalho. Contudo, aprender como criar um post de dentista para Instagram que, de fato, contribua para as estratégias do negócio ainda é uma grande dúvida.
Afinal, é comum encontrarmos dentistas que tentaram usar a rede, mas não tiveram resultados esperados.
Isso faz com que muita gente se questione sobre a eficácia do canal.
Todavia, os números indicam que é possível sim ter sucesso de captação de novos pacientes usando o Instagram.
Contudo, não basta criar um perfil e achar que vai chover novos pacientes
É preciso desenvolver conteúdos de valor que considerem o público que você deseja atingir e as dúvidas que ele possui.
Além disso, é fundamental aproveitar todas as opções de formatos de posts no Instagram, para gerar mais envolvimento e engajamento.
Para te ajudar nessa etapa, segue uma lista de dicas de posts para dentista no Instagram. Com ela, você terá a chance de alavancar a captação de pacientes. Confira!
Como criar post de dentista para Instagram? 5 formatos
Uma pesquisa da Opinion Box mostra que 86% dos usuários da rede seguem empresas. Além disso, o relatório aponta que 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na plataforma.
A dúvida que surge então é: como aproveitar esses números e captar pacientes particulares com a internet?
A seguir, vou apresentar como criar post para dentista no Instagram, entretanto, antes disso, sugiro que assista ao vídeo abaixo.
Nele eu mostro como criar campanhas que atraem pacientes borboletas. Ou seja, aqueles que chegam até você porque gostam do que você mostra nesse canal.
Eles são atraídos pelo o que você apresentou e o que tem a oferecer.
É esse tipo de paciente que valoriza o seu trabalho, e é nele que você deve pensar ao criar os posts de odontologia no Instagram.
Por isso, antes de conhecer as melhores ideias de posts de dentista para Instagram, é preciso entender o pensamento estratégico por trás da publicação. Ou seja, é preciso saber o quedeve considerar antes de fazer o post.
Para isso, aperte o play, porque vai valer a pena!
#1 Post no Feed
Agora sim, vamos começar a mostrar quais são os tipos de posts para dentista no Instagram!
O feed é a área em que as fotos são publicadas de forma permanente, até que o dono do perfil decida apagá-las.
Funciona como um grande acervo de fotos, e é o recurso mais antigo do Instagram.
Além das publicações comuns, com uma imagem, no feed, é possível criar:
- vídeos de até 1 minuto;
- GIFs;
- carrosséis (sequência de até 10 fotos).
Todos eles permitem a marcação de outros perfis e a definição de uma localização, que pode ser o endereço do seu consultório, por exemplo.
Ao fazer uma publicação no feed, é preciso pensar no seguinte tripé: imagem, legenda e público.
Contudo, não basta fazer publicações com fotos de banco de imagem e com uma superprodução típica de conteúdo de agência de publicidade.
O que é preciso é criar conteúdo que envolva as pessoas que tenham contato com a publicação e, para isso, nada melhor do que usar seus próprios pacientes e suas histórias.
Observe a imagem abaixo para ter um bom exemplo do que estou falando quando cito a necessidade de criar um conteúdo de valor para o feed.
A legenda conta um pouco sobre a história da paciente, falando sobre suas dores, seus desejos, o que a clínica foi capaz de oferecer para ela e como impacta a sua vida. Esse é um excelente exemplo de post de dentista no Instagram.
Além disso, considere publicar outros tipos de conteúdos autorais que abordem as principais dúvidas dos pacientes, entre elas:
- como funciona o tratamento;
- quanto tempo demora;
- se procedimento dói;
- quanto custa e mais.
#2 Reels
Por falar em conteúdo autoral, o Reels para dentista no Instagram é uma ótima maneira de produzir esse tipo de material.
A ferramenta permite que você crie vídeos de até 90 segundos, oferecendo um espaço para que você se conecte com as pessoas que estão assistindo ao material.
Aproveite para compartilhar conteúdo relevante que:
- responda às objeções comuns dos pacientes;
- solucione os mitos sobre tratamentos;
- explique como os procedimentos funcionam;
- conte mais sobre a sua experiência com seus pacientes; e mais.
#3 Carrossel
O carrossel é uma opção de post para Instagram de odontologia que facilita a postagem de várias imagens em conjunto.
O formato pode ser usado de diferentes maneiras e com múltiplos objetivos.
Uma ideia de post dentista no instagram que envolva o carrossel é a apresentação de depoimentos de vários pacientes que já realizaram o tratamento com você e se sentem muito satisfeitos.
Solicite esse depoimento e crie imagens que contenham a foto do paciente com você e um trecho da declaração.
Lembre-se de solicitar a autorização do uso de imagem.
Outra opção de conteúdo é apresentar o passo a passo do tratamento, explicando cada etapa em um quadro do carrossel.
Esse tipo de post é bastante ilustrativo, e permite que você compartilhe informações importantes com os pacientes, sem usar blocos de texto muito longos.
Fonte: Stock Adobe
#4 Stories
Os stories do dentista para Instagram são mais uma opção de conteúdo que pode ser feito em vídeo ou foto.
As publicações feitas nessa área possuem a característica de um material de consumo mais imediato. Tanto é que o conteúdo fica disponível apenas por 24 horas, sendo excluído pela ferramenta após esse período.
Contudo, é possível criar Destaques, uma área em que os posts de stories são salvos para acesso posterior dos clientes.
Os destaques ficam na parte superior de um perfil, o que facilita, para quem visita sua página, encontrar informações, por exemplo, sobre contato, endereço, tratamentos e ainda ter acesso a depoimentos de pacientes.
Use os stories diariamente para falar sobre o tratamento e as histórias de seus pacientes.
Lembre-se também de usar outros recursos do Instagram, como a caixa de perguntas e a enquete.
#5 Ao vivo
O Instagram também oferece a opção de conversar ao vivo com as pessoas que te seguem.
Para ter sucesso com esse formato, crie,por exemplo, uma semana temática sobre protocolo superior e divulgue que no final da semana, quinta ou sexta-feira, você estará ao vivo no Instagram para tirar as dúvidas e falar mais sobre o assunto.
Divulgue a hora e o dia do ao vivo, para ter mais participação do público.
O que postar no Instagram dentista? Dicas gerais + erros
Observe que, independentemente do formato, todos os posts de dentista para Instagram devem retratar o seu dia a dia e apresentar o que você oferece de maneira mais pessoal e autoral possível.
Fazer isso é o primeiro passo para ter sucesso na rede.
Todavia, é bastante comum encontrarmos dentistas que não estão usando o conteúdo para se diferenciar do restante do mercado.
Nesse caso, uma forma simples de identificar isso , é conferir o vídeo abaixo. Nele, eu falo sobre os principais erros que os dentistas cometem no Instagram.
Se você não está alcançando os resultados que espera, esses problemas podem ser a razão disso.
Quer se aprofundar e aprender como usar o Instagram estrategicamente na captação de pacientes de odontologia?
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