Quer se destacar no mercado odontológico nos próximos anos? Então vem comigo e descubra quais são as tendências de procedimentos de odontologia estética para 2024!
Esse setor da odontologia está cada vez mais em alta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é o segundo país em número de procedimentos estéticos, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Desde 2018, consultórios especializados em procedimentos de odontologia estética apresentam um crescimento médio anual de 5,9%. Para o futuro, segundo uma pesquisa desenvolvida pelo instituto irlandês Research and Markets, o setor vai ter um faturamento de US$ 89 bilhões até 2030.
E ao que se deve essa alta? Confira a seguir!
Por que a odontologia estética está em alta?
O crescimento da odontologia estética no Brasil e no mundo pode ser explicado por diversos fatores, incluindo:
- aumento da preocupação com a aparência e autoestima;
- desenvolvimento de novas tecnologias, materiais e técnicas;
- popularização e acessibilidade dos procedimentos.
Percebemos que as pessoas estão cuidando mais da sua imagem e autoestima. Um sorriso bonito e harmônico é um dos traços faciais mais valorizados atualmente.
Além disso, a tecnologia odontológica avançou muito nos últimos anos. Novos materiais e técnicas surgem o tempo todo, viabilizando tratamentos mais eficientes e com resultados naturais. Ou seja, no futuro da odontologia, você sempre terá novidades que oferecem o melhor para os pacientes.
Outro ponto importante é que a odontologia estética ficou mais acessível. Com mais clínicas oferecendo valores que cabem no bolso do brasileiro e novas formas de pagamento ou parcelamento, mais pessoas conseguem custear esse tipo de tratamento.
E quais são as tendências? Veja a seguir os procedimentos de odontologia estética que prometem para 2024!
Procedimentos de odontologia estética para 2024
1. Preenchimento labial
A busca por lábios naturais é uma tendência entre os procedimentos da odontologia estética para 2024. Os avanços dos últimos anos permitem que os dentistas alcancem resultados excepcionais quando se trata de obter naturalidade.
O preenchimento labial com ácido hialurônico é minimamente invasivo e pode ser feito em apenas uma sessão. Trata-se de um ativo produzido de forma natural pelo corpo, mantendo a elasticidade e estimulando a produção de colágeno.
Portanto, o preenchimento labial de forma natural tem tudo para continuar na moda nos próximos anos.
O procedimento é recomendado para os pacientes que desejam:
- ter maior volume dos lábios;
- alinhar o contorno da boca;
- corrigir assimetrias;
- diminuir a exposição gengival;
- melhorar resultados de tratamentos ortodônticos;
- equilibrar as proporções faciais;
- obter maior harmonização facial.
2. Harmonização orofacial
A harmonização orofacial engloba mais de um procedimento estético. São várias técnicas no mercado da odontologia estética, como:
- toxina botulínica (Botox).
- preenchedores com ácido hialurônico;
- bioestimuladores de colágeno;
- microagulhamento com dermaroller.
- intradermoterapia (mesoterapia) e skinbooster.
- lipo enzimática de papada.
- bichectomia.
- fios de PDO.
Os procedimentos visam criar um equilíbrio harmonioso nas proporções faciais, com foco na boca, dentes, maxilares e queixo. Logo, a harmonização orofacial ajuda as pessoas a alcançarem uma aparência mais equilibrada e atraente.
3. Gengivoplastia
A gengivoplastia é uma técnica cirúrgica que visa ajustar o contorno da gengiva, aprimorando a simetria do sorriso e criando uma expressão facial mais atraente.
Além de melhorar significativamente a aparência do sorriso, esse procedimento pode resolver problemas de saúde bucal subjacentes.
É uma opção de tratamento que mostra a versatilidade da odontologia estética, já que busca promover também a saúde oral, além da beleza.
4. Facetas diretas em resina composta
Para correções dentárias mais simples, como manchas, fraturas ou desgastes, as facetas diretas em resina composta estão entre as tendências para 2024.
Essa opção é mais acessível e rápida em comparação com as facetas de porcelana, mas não compromete a qualidade dos resultados.
Com as facetas diretas em resina composta, é possível corrigir imperfeições nos dentes de forma eficaz, mantendo a naturalidade do sorriso. É uma escolha popular para quem busca uma solução estética acessível e de alta qualidade.
5. Emptiers
Pequenos acúmulos de gordura em áreas específicas, como a papada, o queixo duplo e as bochechas, podem muitas vezes afetar a confiança de nossos pacientes.
Tradicionalmente, a lipoaspiração e a bichectomia são as soluções para essas preocupações estéticas. Mas entre as novidades da odontologia estética, temos o procedimento emptiers, também conhecidos como “esvaziadores” de gordura.
Emptiers é um procedimento minimamente invasivo projetado para definir o contorno facial de forma natural e sem cicatrizes visíveis. Não envolvem cortes cirúrgicos e têm uma recuperação mais rápida.
Essa técnica inovadora utiliza substâncias injetáveis seguras para compactar as células de gordura, realçando os contornos naturais do rosto.
6. Clareamento dental
O clareamento dental não é bem uma novidade na odontologia estética, mas continua sendo uma das queridinhas dos pacientes. Afinal, é uma maneira eficaz de conquistar um sorriso mais branco e confiante.
Uma ideia para você começar a oferecer o clareamento dental em sua clínica é fazer a associação com outros procedimentos. Por exemplo, você pode recomendar o clareamento logo após a finalização do tratamento ortodôntico.
Outra opção, caso você seja cirurgião-dentista, é indicar o procedimento para depois do tratamento de canal de um dente mais escurecido, por exemplo.
7. Implantes dentários e próteses
A perda de um ou mais dentes é uma situação que afeta um grande número de pessoas. E, claro, os impactos vão além da questão estética, pois afetam diretamente a saúde das pessoas que podem ter problemas para mastigarem.
A busca por soluções de implantes dentários e próteses se tornou mais comum nas clínicas odontológicas especializadas. Não é à toa que este procedimento de odontologia estética permanecerá em alta para 2024!
A escolha entre implantes dentários e próteses fixas é uma decisão que deve ser tomada em conjunto com o seu paciente.
Cada caso é único, e você deve avaliar a saúde bucal do paciente, bem como suas necessidades e expectativas específicas, para determinar a opção mais adequada.
O objetivo final é proporcionar um sorriso completo e funcional que melhore a qualidade de vida do paciente.
Quer saber como melhorar a sua captação de pacientes de implantes? Se liga no meu vídeo abaixo!
Se você deseja aumentar o faturamento de sua clínica em 2024, não é só nos implantes que você deve trabalhar para atrair cada vez mais pacientes!
Confira as dicas de implementação de marketing para dentistas que separei para você.
Como captar pacientes para procedimentos estéticos?
1. Invista no marketing de conteúdo
Quer estar pronto para atrair novos pacientes ano que vem? Então comece a criar conteúdos desde agora. Afinal, um dos pilares do sucesso na captação de pacientes é o marketing de conteúdo.
Isso não significa virar influencer ou blogueiro para só ter seguidores, mas sim realmente fornecer valor às pessoas e atrair as interessadas por um profissional de qualidade!
Comece criando conteúdos relevantes e informativos que eduquem o seu público. Por exemplo, você pode explicar os benefícios de procedimentos estéticos odontológicos, como clareamento dental ou harmonização facial, em artigos detalhados ou vídeos para o YouTube e Instagram.
Esse tipo de conteúdo não apenas demonstra seu conhecimento, mas também atrai pessoas motivadas a melhorar a estética facial e bucal. A educação sobre o assunto é o primeiro passo para conquistar a confiança do paciente!
Quer dar os primeiros passos? Veja como fazer marketing de conteúdo para dentistas!
2. Esteja presente no Google
Essa é uma dica que, apesar de parecer óbvia, ainda vejo muitos dentistas não colocando em prática.
Ter presença no Google é fundamental e você deve ter certeza de que seu consultório tenha um perfil de empresa no Google, sobretudo para aparecer no Maps, com endereço, informações de contato, fotos da clínica, etc.
É uma ferramenta gratuita que não exige configurações complicadas. Quando alguém procurar por procedimentos de odontologia estética na sua região, a listagem ajuda a sua clínica a ser visível e fácil de encontrar.
3. Crie anúncios para Instagram e Facebook
Mesmo que você seja um dentista que acabou de se formar, acredito (e espero) que já tenha as suas redes sociais profissionais, principalmente um Instagram.
Além de seguir com a dica de criar conteúdo para essas mídias, criar anúncios direcionados no Instagram e Facebook podem ser altamente eficazes.
As plataformas possibilitam segmentar seu público com base em interesses, localização e demografia, garantindo que sua mensagem alcance as pessoas certas.
Você deve mostrar os benefícios dos seus procedimentos estéticos por meio de imagens e vídeos atrativos. Só fique atento para não criar anúncios irregulares de dentistas de acordo com as regras do CRO.
Lembre-se também de monitorar e otimizar seus anúncios para obter os melhores resultados.
Confira o tutorial: como fazer um anúncio de dentista? TOP 3 canais digitais
Se você não quer errar nas suas estratégias no Instagram, assista ao vídeo abaixo!
4. Aposte em depoimentos de pacientes
Os depoimentos são uma forma de gatilho mental de prova social. Nada é mais convincente do que ouvir pacientes satisfeitos compartilhando suas experiências positivas.
Então não deixe de pedir aos seus pacientes que forneçam testemunhos após seus procedimentos de odontologia estética. Com autorização deles, compartilhe essas histórias de sucesso em seu site, redes sociais e materiais de marketing.
Os potenciais pacientes se identificam com pessoas que enfrentaram problemas semelhantes e obtiveram resultados incríveis. Os depoimentos ajudam a construir confiança e credibilidade para sua clínica!
Eu explico certinho aqui: como fazer um roteiro para depoimento de paciente em vídeos!
5. Aplique estratégias de marketing de indicação
Quantas vezes você teve de ir a um médico particular e recebeu alguma recomendação de amigos, da família ou mesmo conhecidos?
Conhecido como marketing “boca a boca”, o marketing de indicação é uma ferramenta poderosa para dentistas que desejam atrair pacientes, sobretudo aqueles em busca de procedimentos estéticos odontológicos.
Quando recebemos recomendações de alguém de confiança, estamos muito mais propensos a realmente seguir com aquela indicação. As pessoas tendem a acreditar mais nas recomendações de pessoas próximas do que em anúncios publicitários.
Seguindo essa linha de pensamento, os pacientes satisfeitos com seu trabalho vão divulgar o seu serviço para amigos e familiares!
No entanto, a estratégia não precisa se limitar apenas a esperar que os outros recomendem seus serviços. Você deve tomar certas ações específicas, como construir relações profissionais (ótimo para receber indicações também), não ter vergonha de pedir por recomendações e marcar presença nas redes sociais.
Eu falo mais sobre tudo isso neste meu post: como fazer marketing de indicação para dentistas? Dá uma lida!
6. Priorize o atendimento personalizado
Para muitas pessoas em busca de procedimentos de odontologia estética, a atenção personalizada e uma experiência positiva do paciente são fatores cruciais na escolha do profissional.
Portanto, dedique tempo para conhecê-los mais a fundo. Compreenda suas expectativas, desejos e necessidades para que você possa recomendar os procedimentos mais adequados a cada caso.
A honestidade e a transparência não devem ficar de lado. Explique claramente os procedimentos e tratamentos, informando os pacientes sobre os resultados esperados e os possíveis riscos. Pacientes bem informados estão mais confiantes em suas decisões!
Desde o primeiro contato com você, eles devem ter aquela sensação de que o atendimento é um diferencial, e você não está tentando apenas trazê-los para dentro do consultório – mas sim, mudar suas vidas!
7. Invista em curso de marketing odontológico
Por fim, minha última dica é para você de fato fazer um curso de marketing odontológico que aborde as principais estratégias que deve adotar.
Você pode até achar que é tudo muito complicado.
A verdade é que, a partir do momento que você conta com a ajuda de um passo a passo direto ao ponto e uma equipe de suporte que te acompanha do começo ao fim, você enxerga melhor como é possível alcançar resultados espetaculares.
Um curso de marketing odontológico ou de vendas para dentistas vai servir para você direcionar as ações de acordo com os procedimentos de odontologia estética que você realiza. Por exemplo, encontrar o público-alvo, fazer segmentação de anúncios, estratégias de divulgação, entre outros.
Então, o que acha de fazer parte de um curso feito de dentista para dentista?
Gostaria que você conhecesse o método Gorro Branco, um treinamento que vai te auxiliar a ter mais controle e previsibilidade de seus resultados financeiros e de captação de pacientes! Acredito que seja hora de você alavancar a sua carreira e seus resultados.
Para deixar um gostinho do que você vai aprender comigo, confira abaixo o depoimento da história de sucesso do aluno Dr. Daniel Gaspar, que fatura R$198 mil com apenas 1 sala e 1 cadeira, com a nossa ajuda!
Se preferir, converse comigo pelo WhatsApp hoje mesmo e eu te mostro como ser um dentista de sucesso.