A produção de conteúdo digital para dentistas é essencial para qualquer profissional: você se torna autoridade na área, atrai a atenção da audiência e fortalece sua imagem profissional.
Em paralelo, ela contribui para o crescimento das redes sociais e site da clínica e, consequentemente, aumenta a taxa de conversão do seu consultório.
Contudo, adotar tal estratégia nem sempre é fácil. Afinal, é preciso pensar no planejamento, definição de persona, conteúdos de alto valor, entre outros elementos.
Confesso que também tive bastante dificuldade nesta etapa, sobretudo porque a quantidade de conteúdos para nossa área era escassa.
E, apesar deste esforço inicial, venho colhendo os frutos. São mais de 13 mil inscritos no meu canal no YouTube e milhares de acessos mensais neste blog.
Porém, caro leitor, entenda que este conteúdo não se trata de uma propaganda do meu trabalho.
Pelo contrário, contei a minha história e abri meus dados para que você veja que é possível começar do zero e ter sucesso com o marketing de conteúdo para dentistas.
Portanto, se você está cansado de ver sua agenda vazia e taxa de engajamento baixa nas redes sociais, continue lendo este artigo.
Aqui, você vai ver:
- 6 ideias de newsletter;
- 4 sugestões para YouTube;
- 7 conteúdo para redes sociais de dentistas;
- 10 pautas para blogs.
Boa leitura!
Por que a produção de conteúdo digital para dentistas é importante?
A produção de conteúdo digital para dentistas é vital para qualquer profissional, seja iniciante ou experiente. Afinal, ela ajuda a divulgar e fortalecer a sua clínica, além de criar uma relação de confiança com os pacientes.
Tal estratégia é essencial em diversos canais. Para se ter uma ideia, o Brasil tem cerca de 99 milhões de usuários ativos no Instagram diariamente, segundo este relatório do Opinion Box.
O Facebook, por sua vez, reúne 116 milhões de brasileiros nesta rede social, de acordo com o relatório Digital 2022.
Já o TikTok é um dos queridinhos aqui no Brasil, pois somos o segundo país do mundo que mais usa esta ferramenta, conforme aponta um relatório do realizado pelo Statista.
Além dessas opções, costumo falar sobre a importância da criação de conteúdo audiovisual e voltado para blogs e e-mails. A propósito, estes dados comprovam tal importância:
- O número de usuários globais de e-mail deve crescer para 4,48 bilhões de usuários até 2024. (Statista, 2021);
- 88% dos profissionais de marketing de vídeo afirmam que o vídeo oferece um ROI positivo. (Wyzowl, 2020);
- 56% dos profissionais de marketing que utilizam blogs dizem que é eficaz e 10% dizem que gera o maior retorno sobre o investimento (HubSpot).
Mas, por onde começar o marketing digital para odontologia?
A estratégia de marketing digital para odontologia passa por três importantes etapas. São elas: escolha do público-alvo, definição de objetivos e análise do orçamento disponível.
Confira, a seguir, uma breve explicação sobre cada um destes pontos. Acompanhe!
1- Conheça a sua audiência
Costumo dizer que o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital é entender quem é a sua audiência e onde ela está mais conectada.
Por exemplo: suponhamos que sua clínica atenda principalmente idosos. Nesse contexto, pode ser mais eficaz usar meios de comunicação tradicionais, tais como rádio, jornal e até panfletos.
Em contrapartida, públicos mais jovens estão presentes nas redes sociais, YouTube e até no e-mail.
Mas, você deve estar se perguntando: “como estudar e identificar a minha audiência?”
Para isso, dê o play neste vídeo e aprenda como compreender o seu paciente:
2- Escolha seus objetivos
A definição do canal de comunicação usado na produção de conteúdo digital depende também da escolha do seu objetivo.
“Me dá um exemplo?” Claro!
Se você pretende atrair novos pacientes para sua clínica, considere investir em anúncios online ou em campanhas nas redes sociais, visto que são ferramentas com uma forte presença digital.
Por outro lado, dentistas que buscam a tão sonhada fidelização de clientes, o uso de newsletter pode ser uma boa opção.
Com esta ferramenta, você mantém um contato contínuo e relevante com a audiência.
Para exemplificar, confira alguns tipos de conteúdos que podem ser compartilhados com sua base de contato:
- dicas de cuidados com a saúde bucal;
- novidades da clínica
- promoções exclusivas.
Aliás, confira este vídeo e veja 5 conteúdos para ter paciente particular em 1 semana. É só dar o play:
3- Considere o orçamento disponível
A audiência foi definida e o canal de divulgação foi selecionado? Ótimo! Você está indo muito bem!
O próximo passo é analisar o orçamento disponível para colocar estas ideias em prática.
Por exemplo, anúncios no rádio exigem um alto investimento, enquanto uma página no Instagram pode ser criada gratuitamente.
Ao mesmo tempo, considere a capacidade e a equipe disponível para fazer a produção de conteúdo digital para dentistas.
Dessa maneira, você garante uma presença ativa e engajada.
💡 Aproveite e acesse: gerador de legendas para Instagram
Conteúdo para dentistas? Inspire-se com estas ideias!
Conhecer algumas ideias de conteúdo para dentistas otimiza seu tempo e quebra o bloqueio criativo. Além disso, são estratégias que, geralmente, são usadas e aprovadas por especialistas da área, o que dá mais confiança para colocá-las em prática.
A seguir, compartilho alguns assuntos interessantes da odontologia, que são indispensáveis para qualquer página. Tome nota!
Conteúdo para newsletter de dentistas
- dicas de cuidado com a saúde bucal;
- novos serviços, equipamentos ou tecnologias;
- promoções e descontos exclusivos;
- histórias de sucesso de pacientes;
- perguntas frequentes sobre procedimentos dentários, como clareamento dental, implantes, ortodontia, entre outros;
- artigos e notícias relevantes sobre odontologia e saúde bucal.
Conteúdo para YouTube de dentista
- vídeos educativos: ensine sobre saúde bucal e aborde temas sobre escovação, uso de fio dental e prevenção de cáries;
- demonstração de procedimentos: explique como é feito o clareamento dental e extração de dentes;
- tour pela clínica: crie vídeos mostrando os equipamentos e as tecnologias usadas em seu consultório;
- dicas de alimentação: mostre como alguns alimentos afetam a saúde dos dentes e da gengiva.
Conteúdo para redes sociais de dentistas
- Como posso prevenir cáries e problemas dentários?
- Qual é a melhor maneira de cuidar dos meus dentes em casa?
- Como posso aliviar a dor de dente?
- Com que frequência devo fazer limpeza dental?
- Como escolher a escova de dentes certa?
- Como tratar o mau hálito?
- Qual é a melhor opção de tratamento para meu problema dentário específico?
Conteúdo para blog de dentista
- Os benefícios da higiene bucal para a saúde geral do corpo;
- Como escolher a escova de dentes certa para você;
- Os tratamentos de clareamento dental mais populares;
- Como evitar cáries em crianças e adolescentes;
- Os efeitos do tabagismo na saúde bucal;
- O que é a doença periodontal e como tratá-la;
- As causas e tratamentos para o bruxismo;
- Os mitos e verdades sobre a saúde bucal durante a gravidez;
- Como escolher o melhor plano odontológico para sua família;
- Os cuidados necessários com a saúde bucal em pacientes com diabetes.
💡 Aproveite e faça o download gratuito: 5 postagens que mais convertem no Instagram!
Próximos passos!
Espero que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre produção de conteúdo digital para dentistas.
E, caso precise de mais ajuda para a criação de conteúdo para dentista nas redes sociais, estou aqui para facilitar sua caminhada.
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