Quais estratégias você usa para atrair pacientes para o seu consultório? Ou você não tem nenhuma, e conta apenas com a indicação de quem te conhece e está satisfeito com o seu trabalho?
Sem dúvida essa é uma importante fonte de novas contratações, mas não pode ser a única.
Por isso, é fundamental aprender a montar um projeto de captação de pacientes.
Não tem ideia do que seja isso? Calma, pois ao longo do texto, explicaremos o que é um projeto de captação de pacientes, as suas vantagens, e como montar um.
Boa leitura!
O que é projeto de captação de pacientes?
Um projeto de captação de pacientes é um plano de ação criado para atrair novos pacientes para a clínica odontológica. Ele inclui ações de marketing digital, publicidade, eventos, produção de conteúdo, gestão de mídias sociais, anúncios, criação de sites e landing pages e outras estratégias.
Outras ações precisam estar envolvidas em um projeto de captação de pacientes odontológicos, como:
- a excelência do atendimento ao cliente;
- a capacidade comercial das secretarias;
- a qualidade da avaliação que é feita antes da contratação do tratamento.
Todas essas estratégias têm como objetivo principal permitir que você se beneficie com as vantagens de um projeto de captação de pacientes, entre elas aumentar o número de pacientes particulares e ampliar a receita e o faturamento.
Na prática, um projeto de captação de pacientes também aumenta a visibilidade e a reputação da clínica, o que contribui para a atração de pacientes ao longo do tempo.
Como fazer um projeto de captação de pacientes?
Entendido o que é, seguimos para as etapas de como fazer um projeto de captação de pacientes:
- Defina o objetivo do projeto
- Conheça o perfil de pacientes ideal
- Defina uma estratégia de marketing
- Treine a sua secretária
- Realize uma avaliação de valor
- Avalie o projeto
Defina o objetivo do projeto
É óbvio que um projeto de captação de pacientes tem como foco fazer mais vendas, e elevar o faturamento da clínica.
Contudo, essa definição não diz muito sobre o esforço que você precisa empregar para alcançar seus objetivos.
Leia também: Como atrair pacientes particulares? Tutorial para dentistas
Por isso, antes de iniciar um plano de ação, você precisa estabelecer algumas metas, entre elas:
- faturamento desejado;
- ticket médio;
- número de novos pacientes.
Esses são apenas alguns indicadores que mostram a direção que você deve tomar para criar um planejamento inteligente.
Comece, então, assistindo ao vídeo em que eu explico passo a passo como calculá-los.
Outras métricas que podem te ajudar a organizar seu planejamento são:
- número de leads que chegam até a clínica;
- número de comparecimentos a avaliações;
- número de pacientes convertidos.
O marketing é responsável pelo primeiro indicador: o número de leads que chegam até a clínica.
Em outras palavras, o marketing para clínicas odontológicas tem como objetivos fazer o telefone e o WhatsApp da clínica tocarem.
Porém , o comparecimento à avaliação e a contratação do procedimento não dependem apenas dessas ações.
Afinal, a forma como a sua secretária irá conversar com esses contatos e a maneira como você conduzirá a avaliação impactam os demais resultados.
Conheça o perfil de pacientes ideal
Conhecer o perfil de pacientes ideal inclui listar informações sobre idade, gênero, localidade, interesses e comportamentos.
Também é importante considerar objeções comuns desse público, como:
- quanto custa o tratamento?;
- ele é para mim?;
- preciso realizar agora?;
- como é feito?;
- dói?;
- quais os resultados? e mais.
Aproveite para entender quais são as dores do paciente, afinal, por que as pessoas contratam o tratamento?
Elas desejam voltar a sorrir?
Querem voltar a ter o prazer de comer com segurança?
Querem se sentir mais jovens e bonitos?
Lembre-se: ninguém quer comprar um alinhador de dentes invisíveis, as pessoas querem o que ele oferece. O impacto que ele causa na vida!
É por isso que, ao criar suas campanhas de vendas e marketing, é necessário considerar esses aspectos e direcionar os discursos a esses sentidos.
Em outras palavras, conhecer as preocupações dos pacientes permite que você organize as ideias para clínica odontológica.
Na prática, isso significa que você poderá usar as informações que tem sobre o paciente ideal da clínica para se comunicar com ele por meio dos certos para direcioná-los ao longo do funil de vendas.
Para definir esse perfil, faça pesquisas de mercado, entreviste os pacientes atuais e analise os dados demográficos.
Defina uma estratégia de marketing
Com base nas informações levantadas, defina uma estratégia para atrair novos pacientes. Isso pode incluir ações de marketing como:
- SEO para mercado odontológico;
- anúncios pagos;
- produção de conteúdo relevante;
- criação e divulgação de landing pages sobre os tratamentos;
- gestão de mídias sociais;
- uso de influenciadores e mais.
Crie um plano de ação detalhado que inclua tarefas, responsáveis, prazos e orçamento.
Treine a sua secretária
Como dissemos acima, o marketing tem a função de levar os leads até a clínica. Entretanto, o objetivo de transformar esses contatos em avaliações agendadas deve ser da sua secretária.
Todavia, a má notícia é que, provavelmente, você está aproveitando muito pouco essa profissional, ocupando o seu tempo com atividades nada estratégicas,como pagamento de boletos e reservas de hotel em congressos.
Mas, então, o que uma secretária deve fazer para te ajudar a vender mais? Essa pergunta eu respondo no vídeo abaixo. Dê o play e entenda.
Realize uma avaliação de valor
É você como dentista o responsável por fechar um tratamento. Depois que o marketing levou o lead até a clínica, e a secretária agendou e garantiu o comparecimento à avaliação, é hora de encantar essa pessoa que chegou até a sua cadeira.
Um paciente que chega a essa fase do funil de compra está, de fato, interessado. Então você precisa convertê-lo.
Por isso, para melhorar seus resultados, comece pensando em como você avalia os pacientes: o que você pergunta sobre eles? É só você quem fala? Quais dúvidas soluciona? Como é a qualidade da conversa? Você consegue se conectar com aquela pessoa?
Por fim, coloque-se em seu lugar, se você estivesse recebendo o seu atendimento, sentiria vontade de contratá-lo?
Todas essas perguntas mostram que o seu atendimento nessa etapa precisa ser excepcional.
Isso inclui conversar com o paciente, deixar que ele fale e fazer perguntas, como:
- o que mais gera incômodo;
- porque não realizou o tratamento até hoje;
- quais as dificuldades ele enfrenta por causa do problema que ele tem;
- quanto tempo enfrenta essas dificuldades e mais.
Ouça o paciente e use essas informações para fazer com que ele perceba que precisa realizar o procedimento.
Além de te ajudar a construir seu discurso, fazer essas perguntas, e deixar o paciente confortável para respondê-las, gera uma conexão entre vocês, que é fundamental para a sua conquista.
Avalie o projeto
A avaliação dos resultados deve ser constante para garantir que haja um bom retorno sobre o investimento.
Use indicadores e dados da clínica, em conjunto com informações dos canais digitais, para aprimorar futuros projetos de captação de pacientes de odontologia.
Para tornar a etapa de planejamento, execução e monitoramento do projeto de captação de pacientes mais eficiente, você deve investir em um curso de marketing digital e gestão para dentistas.
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