Há quem diga que propaganda de dentista na rádio não dá mais resultado. Porém, não podemos negar que a mídia tradicional segue firme com seu público. Agora, se quer expandir o seu alcance e atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico, precisa marcar presença no on-line, por meio do marketing digital.
Você pode até pensar que isso é complicado e demora a dar resultado, mas eu vou te mostrar que essa abordagem é essencial para alavancar o seu negócio e aumentar o faturamento da sua clínica. E, quando bem planejada, essa estratégia pode gerar ótimos resultados antes mesmo do esperado.
Neste post, explico como deve ser uma propaganda de dentista na rádio, se essa modalidade de marketing ainda dá resultado e dou dicas práticas para te ajudar a criar conteúdos mais persuasivos e com alto poder de conversão.
Fazer propaganda de dentista na rádio dá resultado?
A propaganda na rádio faz parte do marketing off-line do dentista. Sem dúvidas, é uma estratégia válida, considerando que este pode ser o primeiro contato que muitas pessoas terão com o seu trabalho. Contudo, esta não deve ser sua única forma de atrair pacientes para o seu consultório odontológico.
O marketing digital para dentista envolve uma série de abordagens que permitem ampliar seu alcance, atingindo um número muito maior de pessoas.
De todo modo, seja com uma propaganda de dentista na rádio ou por meio do marketing digital, para obter sucesso você deve criar propagandas criativas de odontologia.
Como deve ser uma propaganda de dentista na rádio?
Como essa mídia não conta com apoio visual, a mensagem para captar pacientes de odontologia na rádio deve usar frases criativas e marcantes, para que sejam lembradas e despertem o interesse dos ouvintes. Além disso, deve possuir o tom de voz e linguagem adequados e, é claro, ir ao ar na estação e no horário certos.
De modo geral, a propaganda na rádio segue dois modelos principais: spot, como é chamado o anúncio mais comum na rádio, feito com locução e efeitos sonoros, e o jingle, que possui um formato musical e costuma grudar na cabeça do ouvinte.
É importante destacar ainda que cada emissora possui um público bem definido, o que deve ser considerado ao segmentar sua propaganda odontológica na rádio.
Embora muitos pensem que essa mídia já está ultrapassada, é preciso lembrar que as rádios locais já estão aí há muito tempo e alcançam muitos ouvintes diariamente.
Contudo, conforme disse anteriormente, é importante diversificar sua abordagem, até mesmo porque com campanhas de marketing digital, os dentistas podem alcançar um público muito maior e mais bem segmentado.
- Aproveite para ler este post – 10 ações de marketing digital para consultório odontológico
Como atrair pacientes para o consultório odontológico?
Atrair pacientes para o consultório odontológico é uma tarefa que envolve estratégia. É preciso conhecer o público da clínica e elaborar ações de marketing focadas neste perfil. Para isso, a criação de uma persona é fundamental, além de expor seus serviços com publicações e propagandas criativas e bem segmentadas.
Essa é uma definição bem resumida de como atrair pacientes para o consultório odontológico. Na prática, este trabalho demanda esforço e dedicação constantes.
Não sabe por onde começar? Relaxa! Estou aqui para te ajudar a encontrar o caminho para o sucesso e lotar sua clínica odontológica de pacientes.
Como fazer uma propaganda de dentista? 5 dicas
Além da propaganda de dentista na rádio, você pode usar várias outras estratégias de marketing para divulgar o seu trabalho e atrair pacientes para o seu consultório odontológico, como posts em redes sociais, vídeos para o YouTube, conteúdos para blog, podcasts, enfim, o que não faltam são opções de formatos e plataformas.
Seja qual for a mídia escolhida, há pontos estratégicos em que você deve ficar de olho se quiser obter bons resultados. Confira os principais:
1. Conheça sua persona e entenda suas necessidades
Esse é um dos pontos mais básicos em uma boa estratégia de propaganda para dentista. Para gerar resultados, você deve “falar na língua” do seu público. Aliás, mais do que isso, sua mensagem precisa fazer sentido para essas pessoas.
Isso só é possível quando você conhece sua persona e entende suas necessidades.
2. Definas os canais onde irá aplicar sua estratégia
Um marketing eficiente requer planejamento e o primeiro passo é definir em quais canais você irá divulgar a sua mensagem. Você pode fazer propaganda odontológica na rádio, mas também é importante marcar presença no on-line, via marketing digital.
Dessa forma, você terá maior poder de segmentação e será capaz de atingir um público muito maior e mais diverso.
3. Produza conteúdos relevantes
Você já deve ter reparado que a internet está lotada de materiais de baixa qualidade. Faça diferente! Para obter resultados consistentes, produza conteúdos relevantes, que respondam às dúvidas e solucionem as dores da sua audiência.
Além de esta ser a forma mais eficiente de se fazer propaganda de dentista para atrair pacientes para o consultório odontológico, conteúdos de qualidade servirão como vitrine para o seu trabalho, transmitindo autoridade e competência.
4. Elabore anúncios criativos para divulgar seu trabalho
Já parou para pensar no tanto de informação que nos é apresentada todos os dias, seja na internet ou em meios off-line? Quem tem tempo para tudo isso, não é mesmo?
É aí que entra o conceito de economia da atenção. Se não temos tempo para consumir tudo aquilo que chega até nós, simplesmente seguimos reto ou passamos o feed até que algo chame a nossa atenção. Nisso, muita coisa fica para trás.
É por isso que você precisa usar a criatividade, seja em suas propagandas odontológicas na rádio ou em posts nas redes sociais. A ideia é prender a atenção do usuário e envolvê-lo logo nos primeiros segundos, despertando seu interesse.
5. Invista em mídia paga para potencializar seus resultados
Essa dica se aplica mais ao marketing de dentista no meio on-line e diz respeito à publicidade paga. Algo que pode potencializar — e muito — seus resultados.
É possível conseguir bons resultados nas redes sociais e blogs sem gastar dinheiro. Porém, o alcance orgânico costuma ser limitado à quem faz parte da sua audiência.
Para que o algoritmo das plataformas trabalhe a seu favor, ampliando seu alcance, é importante destinar uma verba para campanhas pagas e impulsionamentos. Essa é uma ótima forma de divulgar o seu trabalho para novos públicos.
Aliás, se você não sabe qual a diferença entre postagem, impulsionamento e anúncio, confere o vídeo abaixo, no qual eu tiro essa dúvida de uma vez por todas:
Todas as dicas que apresentei aqui já estão mais do que testadas e comprovadas. Porém, é importante lembrar que ao fazer qualquer tipo de propaganda para dentista você deve seguir as normas estabelecidas no Código de Ética Odontológica.
Quer aprender como aprimorar suas propagandas de dentista?
Mais do que criar boas mensagens para captar pacientes de odontologia, no marketing digital é preciso ter estratégia para construir autoridade e ganhar notoriedade. E, para isso, é preciso muito estudo e dedicação!
Eu sei que essa não é uma tarefa fácil, por isso, a fim de ajudar bons dentistas como você, criei o Gorro Branco, um método voltado para a área odontológica, onde ensino desde a gestão da clínica até estratégias avançadas de marketing.
Agora, caso você esteja a procura de um aprendizado mais rápido e focado em seus objetivos, indico a Imersão Paciente 10k, que vai abrir seus horizontes e te mostrar como atrair pacientes para tratamentos e procedimentos de ticket mais alto.
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