Quem acha que não existem propagandas criativas na odontologia ou que é impossível não quebrar a seriedade no marketing digital para dentistas, está bastante enganado.
Isso porque a criatividade é um diferencial estratégico na comunicação de qualquer negócio, principalmente como estratégia para criar um diferencial de outras marcas e profissionais.
O estilo das suas publicações e anúncios pode ser facilmente identificável pela forma como a legenda é escrita, pela linguagem utilizada e pelo design (cores, fontes e outros elementos) da identidade visual.
Está empenhado em melhorar a qualidade do seu conteúdo e anúncios no meio digital?
Confira as dicas que selecionei para a divulgação de consultório, sugestões de ideias para exercitar a criatividade na hora de planejar, como atrair pacientes e as regras do CFO para propaganda odontológica.
Boa leitura!
Como fazer a divulgação de um consultório odontológico?
Os primeiros passos para fazer a divulgação de um consultório odontológico são:
- criar a identidade visual: logo, tipografia, paleta de cores são os principais elementos que constroem a identidade da marca;
- definir os canais de marketing: analise quais redes podem trazer o melhor retorno para criar perfis do consultório;
- conhecer regulamentação do CFO: existem regras para veiculação ética de anúncios e conteúdos na internet.
A identidade visual é estratégica para a construção da marca do seu consultório. Por isso, vale a pena investir em um profissional de design capacitado para fazer a criação.
Sobre os canais de marketing, saiba que você não precisa estar em todas as redes e canais só para ter um perfil. Facilite seu trabalho e priorize redes em que seu perfil de público-alvo está presente e nos quais há formatos interessantes de conteúdo disponível.
Por fim, conhecer as diretrizes do Conselho Federal de Odontologia (CFO) é crucial, pois é sua ética profissional em jogo. Voltaremos nesse assunto mais adiante no artigo.
Leia também >>> A importância de um bom planejamento odontológico + etapas.
5 ideias e dicas de como fazer propaganda criativa de odontologia
Para te ajudar a montar propagandas criativas de odontologia, reuni cinco ideias para diferenciar seus conteúdos e anúncios para dentistas. Confira!
1. Lembre que é possível mudar
Uma imagem de ‘antes e depois’ pode ser muito mais do que duas fotos totalmente diferentes. Podem ser uma forma de lembrar seus pacientes que há possibilidade de mudar.
Não é raro pessoas com problemas bucais nunca buscarem tratamento por achar que não existe solução. Porém, você é um profissional qualificado que pode transformar a vida do seu paciente, proporcionando a recuperação funcional e estética dos dentes.
Para criar esse tipo de propaganda, apresente o antes e depois como um estudo de caso. Na imagem do ‘antes’ mostre a dor do paciente e na do ‘depois’ a solução. Na legenda, você pode falar sobre “a arte de criar sorrisos”. Capriche!
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2. Use imagens que ilustram resultados
Para criar propagandas criativas de odontologia, vale a pena ter acesso a um banco de dados com imagens de qualidade. Assim, você consegue encontrar e diversificar imagens para ilustrar resultados.
Por exemplo, uma imagem que mostre um sorriso em que de um lado os dentes estão escuros e que do outro claros chame a atenção para os efeitos do clareamento. Uma pessoa alegre em um grupo de pessoas ilustra a autoestima de um sorriso bonito.
A abordagem é bastante estratégia para profissionais de odontologia estética
3. Destaque a rapidez do tratamento
Outra ideia para propagandas criativas de odontologia é utilizar a rapidez como argumento na divulgação de um procedimento.
O tempo, muitas vezes, é uma objeção apresentada pelos pacientes para não realizar um tratamento. Isso acontece no seu consultório?
Então reforce tanto na imagem que ilustra o post quanto na legenda a rapidez da técnica que você utiliza como estratégia de convencimento. Se possível, use um número para dar uma previsão mais palpável para o paciente, entre outros benefícios.
4. Faça analogias criativas
Além de imagens reais, outra forma criativa de se comunicar com potenciais pacientes na internet é fazendo analogias de problemas dentários com imagens lúdicas, permitindo que eles façam a associação.
Por exemplo, o post abaixo é de uma clínica odontológica de Nova York para divulgar o tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis. A imagem de um garfo com dentes tortos não é uma forma genial de ilustrar o problema?
Fonte: @grandstreetdental.
Agora, veja o ‘antes e depois’ abaixo! O anúncio foi criado para uma clínica dos Estados Unidos e fixado em posts perto de faixas de pedestres, brincando com a ideia de como era a faixa antes de ser alinhada. Uma ótima forma de analogia com o sorriso bonito.
Fonte: Ads of the World.
5. Destaque o impacto positivo na vida do paciente
Ao longo dos anos, muitas técnicas odontológicas evoluíram, melhorando a qualidade dos resultados em longo prazo.
Um exemplo é a colocação de dentaduras. Se antes os pacientes não podiam pensar em dar uma mordida em alimento mais duro ao sentir segurança de que os dentes não sairiam do lugar, hoje é diferente.
Os exemplos de propagandas criativas de odontologia ilustram o impacto positivo e duradouro do tratamento na vida do paciente.
Observe o desenho ilustrativo da técnica no post da esquerda, que funciona como um argumento de convencimento. Na imagem da direita temos a materialização do desejo das pessoas que usam dentadura.
Então, pense em formas de ilustrar as dores e as soluções para criar publicações mais atrativas.
Quais são as principais regras do CFO para propaganda odontológica?
O Código de Ética Odontológica é o principal guia para orientar a criação de propagandas criativas na odontologia. Além dos direitos e deveres no exercício da profissão, as principais regras relacionadas a propaganda são:
- publicar anúncios em qualquer meio de comunicação, desde que respeite o código de ética;
- constar o nome e o número de inscrição profissional no no Conselho Regional;
- divulgar áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento, desde que precedidos do título da especialidade registrada no Conselho Regional ou qualificação profissional de clínico geral.
- informar endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar;
- incluir logomarca e/ou logotipo na comunicação.
Importante: para divulgar imagens de antes e depois de procedimentos e tratamentos, é fundamental solicitar a autorização ao paciente ou responsável e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Leia mais >>> Anúncios irregulares de dentistas: quais são as regras?
Como atrair mais pacientes para o consultório odontológico?
Para atrair mais pacientes para o consultório odontológico, defina:
- público-alvo: trace um perfil do paciente ideal do seu consultório – idade, profissão, principais dores, o que busca, benefícios que valoriza, etc.
- linguagem e tom de voz: estabeleça o tipo de comunicação (forma, informal) e se usará um tom mais amigável ou objetivo;
- marketing de conteúdo: planeje os temas, formatos e frequência de publicação nas redes.
Propaganda criativa para consultório odontológico: aprenda a planejar
O mercado de campanhas on-line é concorrido e movimenta bilhões por ano. A pesquisa “Digital Ad Spend 2022”, realizada pela Internet Advertising Bureau (IAB) Brasil e pela Kantar Ibope Media, registrou o gasto de R$ 32,4 bilhões, 7,3% a mais que em 2021.
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