Quando o assunto é marketing digital, um dos principais gargalos é a escolha do tipo de publicação em mídias sociais para dentista. Você tem essa dificuldade na hora de montar seu planejamento de conteúdo?

Existem tantas ideias de post de dentista para Instagram que, às vezes, fica difícil não só escolher o que abordar, mas também que formato utilizar para ter um bom mix no perfil e atender as preferências dos seguidores.

Por falar em preferências, o seu nicho odontológico é um primeiro filtro para definir quais temas incluir no seu cronograma de conteúdo de dentista. Afinal, quem se interessa pela sua especialização e segue seu perfil, espera acompanhar tudo sobre o tema.

Então, o principal é pensar em formas criativas de explorar os temas de odontologia para Instagram que você selecionar.

Para te ajudar, listei algumas dicas de assuntos e formatos de publicações, além da importância do copy nas redes sociais e o que é permitido aos dentistas publicarem para respeitar o Código de Ética Odontológica.

Continue a leitura do artigo e saiba como melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo.

O que o dentista pode postar nas redes sociais? 

Segundo o Código de Ética Odontológica, o dentista pode postar nas redes sociais as seguintes informações:

Saiba mais no artigo >>> Anúncios irregulares de dentistas: quais são as regras?

5 ideias de publicação em mídias sociais para dentista

Agora que você sabe o que pode postar, listei algumas ideias de post de dentista para Instagram e sugestões de formato nos quais pode formatá-los. Confira!

1. Stories para bastidores

O Stories do Instagram é um formato de conteúdo em vídeo rápido, de até 60 segundos, que pode ser planejado ou espontâneo. Explico.

Suponha que você queira mostrar os bastidores do seu consultório ou clínica. O dia a dia, como é feita a preparação do atendimento, os ASBs e TSBs (auxiliares e técnicos) da equipe, as secretárias, etc.

O conteúdo pode ser feito em tempo real ou você pode gravar primeiro, avisando a equipe, e publicar depois. É necessário ter desenvoltura e dinamismo, então, escolha como se sente mais à vontade. 

O Stories é um formato ideal para falar de acontecimentos do dia, rotina e pode ser atualizado com frequência, se não todos, quase todos os dias.

2. Reels para temas explicativos

O Reels é outro formato de conteúdo em vídeo do Instagram. A vantagem é a variedade de duração que o vídeo pode ter — 15, 30, 60 e 90 segundos, se você gravar diretamente com a câmera do Instagram; e até 15 minutos, se fizer o upload de um arquivo ponto.

Por isso, minha sugestão é utilizá-lo para criar vídeos explicativos sobre um tema específico. Por exemplo, você decidiu falar sobre as diferenças das técnicas de implantes antigas e as atuais. 

Grave um vídeo, inclua imagens, faça uma edição atrativa e poste como Reels. No perfil, existe uma aba separada que agrupa todos os vídeos no formato.

3. Carrossel no feed para educar

O Carrossel é outro formato de publicação em mídias sociais para dentistas que vale a pena explorar para criar conteúdos educativos.

Uma publicação Carrossel pode ter até 10 slides. O interessante do formato é a possibilidade de mesclar conteúdo textual com fotos e vídeos para contar uma história. 

Por exemplo, um post sobre hábitos que amarelam os dentes pode ter fotos ilustrativas, textos explicando os motivos, vídeos de uma técnica de clareamento (a que você realiza, no caso), as vantagens e para fechar a chamada para ação. 

O primeiro slide é sua chance de chamar a atenção no feed, então, pense em um título atrativo. Seja criativo!

Leia também >>> 16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes.

4. Fotos no feed para divulgações 

Apesar do vídeo ser queridinho do algoritmo, as fotos não devem ser esquecidas no mix de publicação em mídias sociais para dentista.

O formato é ótimo para divulgar eventos que você participar, encontros com colegas e parceiros, projetos dos quais participa, entre outros. 

Capriche na legenda para contextualizar o seguidor do que se trata a foto, marque a localização e utilize hashtags para especificar o tipo de conteúdo e ser encontrado por outras pessoas.

5. Vídeo ao vivo para interagir em tempo real

As lives são ótimas oportunidades de interação em tempo real com os seus seguidores. 

Como é um formato que demanda tempo, programe o dia e divulgue nos Stories com um stickers de contagem regressiva — assim, os seguidores recebem uma notificação no horário.

Você pode fazer uma enquete nos Stories ou via canal de transmissão para decidir o tema ou abrir uma caixa de perguntas e respondê-las ao vivo, esclarecendo também as dúvidas do chat. Lembre-se: a interação é fundamental nas redes sociais, aproveite!

Leia também >>> Interação dentista e paciente: 5 dicas + dúvidas respondidas

Como trabalhar o copy nas redes sociais de dentista?

O copywriting, ou apenas copy, é uma estratégia do marketing digital que utiliza técnicas de persuasão para criar textos, incentivando o usuário a realizar a ação desejada, como comentar, compartilhar, assistir a um vídeo etc.

Existem inúmeras técnicas, mas destaco o copy AIDA para dentistas, um método de escrita bastante eficaz baseado nas etapas para atrair um lead (potencial paciente):

O método pode ajudar desde a escolha do tema, linguagem do texto, imagens utilizadas e até o formato. Assim, cada publicação em mídias sociais para dentista feita terá um propósito claro, que você poderá acompanhar analisando o desempenho do post.

Lista de temas de odontologia para Instagram

Citei na abertura do artigo, mas reforço que a escolha de temas para sua estratégia de marketing de conteúdo deve ser fundamentada na sua especialidade. 

Assim, você cria perfis nas redes sociais para dentista personalizados e com uma abordagem única. Os exemplos de temas de odontologia abaixo podem servir de inspiração para suas abordagens. Confira!

Leia mais >>> 9 vantagens do marketing de conteúdo para dentistas [GUIA]

Tenha uma estratégia para suas ideias de posts para dentistas

Um levantamento da Comscore divulgado pela revista Forbes, em 2023, destacou o Brasil como o terceiro país do mundo que mais consome redes sociais, cujos usuários passam cada vez mais tempo nessas plataformas que em outras mídias on-line.

Isso significa que seu público-alvo está on-line e pronto para ser impactado por cada publicação em mídias sociais para dentista nas quais você estiver.

Para alcançar esse objetivo, é fundamental se posicionar a partir de uma estratégia com metas bem definidas e conteúdo focado na captação.

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