É muito comum ter dúvidas sobre o que pode e o que é proibido quando o assunto é publicidade para dentista. Afinal, setores da área de saúde possuem regras específicas relacionadas à promoção de seus serviços.

Para evitar qualquer tipo de problema, como multas ou notificações, é essencial ficar de olho no que o Conselho Federal de Odontologia diz sobre o assunto, e cumprir suas regras com atenção. 

Para te ajudar, criei esse guia prático com os principais pontos de atenção e respondendo as princesas dúvidas que chegam até mim, todos os dias.

Boa leitura!

Dentista pode fazer promoção?

Sim, segundo o Código de Ética da Odontologia, capítulo XVI, Art. 42 é permitido realizar anúncios de propaganda e publicidade, desde que as regras do documento sejam seguidas. Garantindo o cumprimento dos requisitos listados, as campanhas podem ser realizadas em qualquer meio de comunicação. 

Por exemplo, o código estabelece que constitui infração ética usar expressões ou imagens com preços ou divulgando a oferta de serviços gratuitos.

Também não é permitido usar artifícios como divulgação de modalidades de pagamento, ou outras formas que impliquem comercialização da Odontologia. 

Logo, a promoção ou anúncio de publicidade em odontologia deve estar relacionada ao compartilhamento de conteúdo relevante para a população, com foco em educar e apresentar os benefícios que um tratamento pode oferecer. 

Leia também: Quais as 9 vantagens do marketing de conteúdo para dentistas?

Para tirar as suas dúvidas sobre publicidade e propaganda em odontologia, a minha sugestão é que você fique atento ao CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA, esse documento pode funcionar como um guia que vai direcionar as suas ações. 

Agora é hora de aprender o que é permitido na publicidade para dentista. Afinal, é por meio dela, que você tem a chance de agir proativamente na busca por pacientes particulares. 

Publicidade para dentista: na TV, rádio e internet

Como citado acima, o código de ética do CFO autoriza que o dentista ou a clínica realize publicidade em todos os veículos de comunicação, desde que cumpra os requisitos e diretrizes estabelecidos pelo conselho. 

Entretanto, com 171,5 milhões de usuários brasileiros ativos, de acordo com a pesquisa da RD Station, ficando, em média, 3 horas e 49 minutos por dia conectados, as redes sociais vêm se tornando interessantes para quem está em busca de atrair pacientes

Afinal, com tamanha atenção dedicada a esse tipo de canal, é natural que as plataformas como Facebook e Instagram se tornem interessantes para empresas de todos os segmentos, inclusive consultórios e clínicas.

Porém,  as vantagens não param por aí! Uma vez que além de serem canais gratuitos para estabelecer um relacionamento com potenciais pacientes, eles também possibilitam o contato diário com as pessoas interessadas em sua especialidade. 

Diferentemente de uma campanha na televisão, em que o seu anúncio é transmitido algumas vezes por dia, e depende de que o potencial paciente esteja assistindo à  programação no horário em que a campanha é veiculada, nas redes sociais seus conteúdos estão disponíveis  a qualquer momento. 

Isso sem contar que você pode fazer diversas publicações ao longo do dia em formatos variados, como imagem com legenda e até vídeo. 

Anúncio de publicidade em odontologia

Também é importante considerar que, além das publicações comuns e gratuitas que são realizadas, por exemplo, no feed e nos stories do seu Instagram, com um perfil profissional,  você pode criar anúncios pagos segmentados para aumentar as chances de captação de pacientes

De maneira geral, para criar esses anúncios, você paga para a rede social ampliar o seu alcance, ou seja, para que o seu perfil e o seu conteúdo apareçam para mais pessoas. Contudo,  não para qualquer pessoa! 

Afinal, ao criar o anúncio, é possível definir as características do seu perfil de paciente ideal e solicitar que a plataforma mostre a sua campanha para essas pessoas. 

Com essa prática, você não apenas atrai mais pessoas, mas captura as pessoas certas!

No vídeo abaixo, explico mais detalhadamente como criar três tipos de campanhas de anúncios para Instagram, que considero essencial para dentistas e clínicas. Vale a pena conferir!

O que o dentista pode postar?

De acordo com o código de ética odontológico para a publicidade, o dentista pode postar:

Traduzindo, você pode, por exemplo, publicar conteúdos sobre:

Outra sugestão é mesclar com conteúdos que respondem a dúvidas comuns de seus pacientes, como:

Por último, mas não menos importante, você pode usar os depoimentos de seus pacientes, gravar vídeos com eles e até compartilhar um pouco das histórias deles. Lembre-se, entretanto, de solicitar autorização prévia para isso.

Para encerrar, compartilho com você um artigo em que reuni ideias de publicações, confira em: “16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes”. 

Lembre-se de que o resultado de captação de pacientes também depende dos processos que você cria dentro da clínica, como a qualidade de atendimento oferecido por sua secretária e a excelência de sua avaliação. 

Para otimizar todas essas fases do processo de venda, te convido a conhecer o Gorro Branco, um curso de marketing em odontologia on-line, que oferece um material criado de dentista para dentista, com foco em conversão e vendas. O objetivo é ajudar você a conquistar pacientes particulares via internet, todos os dias.

Para isso, criei uma metodologia que já foi testada e aprovada por mais de 2 mil alunos, que hoje conquistam seus sonhos, incluindo os seis dígitos de faturamento, com uma única cadeira. 

Assista ao vídeo que conta a história do Dr. Adriano Zequi, que quintuplicou o faturamento já no primeiro mês de curso, com uma única ação que eu e minha equipe compartilhamos com ele. Porém,  eu já adianto que o método não é milagre, é técnica aplicada com foco.

Agora, sim, é hora de se inscrever e começar a receber todo o conhecimento da metodologia Gorro Branco. Se preferir, converse comigo e eu te mostro como ser um dentista de sucesso.

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