Para captar, assertivamente, clientes e leads, é fundamental conhecer o público-alvo de clínica e consultório de dentista.
Nesse contexto, é válido destacar que esse conhecimento sobre o perfil de cliente ideal é essencial para todas as empresas. Logo, não há motivos para ser diferente com a área da odontologia.
Dominar essa informação facilita o planejamento e a execução de suas estratégias de marketing, sem contar que ajuda a economizar recursos, ao aumentar a assertividade das suas ações.
Em suma, saber qual é o público-alvo de uma clínica ou dentista é o passo inicial de qualquer empreendedor que busca se profissionalizar para, assim, garantir a eficiência de sua gestão e comunicação com seus clientes.
Pensando nisso, reuni neste conteúdo, dicas práticas de como definir o público-alvo para o marketing de dentista.
Além disso, explico mais detalhadamente porque essa é uma prática importante.
Portanto, siga comigo e aprenda tudo sobre público-alvo da clínica ou dentista. Começando pelo seu conceito básico.
O que é público-alvo?
Público-alvo é um termo usado dentro das empresas para definir um grupo de pessoas que possuem um conjunto de características e necessidades semelhantes, que as tornam mais propensas a se interessarem pelo produto ou serviço que a organização oferece. Múltiplos fatores são considerados para definir o perfil de cliente ideal.
Entre os elementos que são observados pelas empresas para criar um perfil de público-alvo, estão:
- informações demográficas, como idade, gênero, renda etc;
- componentes comportamentais, por exemplo, hábitos de compra, frequência, lealdade à marca;
- características psicográficas, entre elas, valores, interesses, estilo de vida, personalidade, opiniões, atitudes, motivações e aspirações;
- dados geográficos, especialmente, a localização, como cidade e estado.
O estudo e a definição do público-alvo são vitais para qualquer empresa. Afinal, a partir deles, é possível identificar informações que ajudam a direcionar a comunicação, em busca de atrair essas pessoas para a empresa ou, no caso de dentistas, para a clínica.
Leia também: Como atrair pacientes para clínica odontológica? Guia em 7 passos
Qual a importância de conhecer o público-alvo de uma clínica ou dentista?
Conhecer o público-alvo é extremamente importante para que a comunicação entre a empresa e o cliente se realize com sucesso. Do contrário, a mensagem pode não alcançar quem de fato tem chances de ser seu paciente.
Além disso, o conteúdo corre o risco de não ser compreendido conforme o objetivo.
Em ambos os cenários, os esforços e o investimento no marketing odontológico serão em vão.
Imagine que você, dentista, invista em uma campanha publicitária que apresenta o tratamento de prótese dental, para clientes com 18 anos de idade. Seria um total desperdício financeiro, concorda?!
Esse desperdício acontece porque a maior parte das pessoas com 18 anos não precisa desse tipo de tratamento. Não é preciso uma pesquisa muito elaborada para afirmarmos isso. Contudo, esse é um exemplo extremo e fácil de compreender.
Geralmente, o ideal para definir o seu perfil de paciente ideal é que você faça sim uma pesquisa, seja entre os pacientes que você já atende ou observando o mercado, em busca de informações sobre o tipo de pessoa que precisa do seu trabalho.
Sobre esse assunto, leia mais em: Como fazer uma boa pesquisa de mercado em odontologia?
Como definir o público-alvo de sua clínica odontológica?
Para definir o público-alvo de uma clínica odontológica, é preciso:
- entender quais soluções são oferecidas;
- identificar características ideais de segmentação (idade, gênero, renda…);
- encontrar sua persona;
- realizar um estudo de mercado com dentistas concorrentes;
- acompanhar e alinhar o seu público-alvo de tempos em tempos.
Vamos entender um pouco melhor.
Defina um ou dois tratamentos principais
Em primeiro lugar, é interessante que você defina quais serão os principais serviços da clínica. Aqueles com os quais você deseja trabalhar.
Aqui, o ideal é que você tenha uma ou duas especialidades para criar uma imagem de autoridade em determinado tratamento.
Identificar o seu público-alvo como dentista
Para identificar o seu público-alvo, você pode partir de experiências anteriores, informações de concorrentes ou mesmo a boa e velha pesquisa de mercado.
Para construir essas informações, colete os principais dados sobre sua audiência, como:
- idade;
- gênero;
- renda;
- bairro, entre várias outras.
Considere também outras informações como as motivações desses pacientes. Ou seja, tente entender mais a fundo por que alguém faria o tratamento que você oferece.
Lembre-se de que ninguém quer colocar um aparelho dentário, as pessoas querem voltar a sorrir sem sentir vergonha dos dentes desalinhados.
A partir desse pensamento, tente entender quais são as dores, necessidades e sonhos que os pacientes que chegam até você têm.
O principal objetivo aqui é conhecer ao máximo público-alvo da sua clínica.
Conheça a sua persona, dentista!
Enquanto o seu público-alvo é toda uma gama de pessoas, a sua persona é apenas uma pessoa fictícia que representa o seu cliente ideal.
Essa é uma técnica muito utilizada para facilitar o direcionamento e foco das campanhas de marketing.
Você pode criar diferentes personas para cada um de seus produtos e serviços. Ao fazer isso, você torna ainda mais personalizada a sua comunicação. Entenda como fazer isso, assistindo ao vídeo abaixo.
Faça um estudo de mercado com dentistas concorrentes
Uma boa ideia para definir o seu público-alvo é fazer um estudo de mercado com dentistas concorrentes.
Observe o que eles estão fazendo, como trabalham suas campanhas e suas ações.
Busque por espaços pouco trabalhados ou pontos de melhoria que você poderia suprir.
Leia também: Novidades no mercado odontológico: principais tendências para o setor
Acompanhe os resultados de suas comunicações e faça alinhamentos
A definição de público-alvo em consultório odontológico pode mudar com o tempo e com os resultados que você sentir no consultório.
Para entender e identificar essas mudanças, acompanhe os resultados de suas ações de marketing. Uma dica para fazer isso é fazer um levantamento sobre o perfil de pacientes que você atende hoje e, daqui a alguns meses, tabular novamente. Use as informações de cadastro sobre tratamentos buscados e informações demográficas.
Se possível, registre também informações mais qualitativas, por exemplo, a razão que levou o paciente a contratar a sua clínica (e não outra) e o que o levou até o consultório (qual o problema enfrentava e como isso impactava na vida dele).
Pronto para encontrar o seu público-alvo como clínica ou dentista?
Entender o seu público-alvo como clínica ou dentista pode ser o diferencial que faltava nas suas comunicações de marketing.
Aprender a importância de conhecer o público-alvo é aprender a se comunicar com eficiência. E eficiência traz resultado!
Sabe o que mais traz resultado? Especialize-se!
Para isso, tenho o que você precisa. Um curso de marketing odontológico que vai te ajudar a aplicar tudo o que você aprendeu aqui e muito mais. Diretamente de um dentista. Isso mesmo! De dentista para dentista.
Conheça o Gorro Branco, um método que já ajudou mais de 2 mil alunos/dentistas a alcançarem seus sonhos!
Aprenda com ele tudo o que você precisa saber para criar e direcionar suas campanhas de marketing e aumentar a sua conversão. Se preferir, converse comigo e eu te mostro como ser um dentista de sucesso.
Confira um pouco mais sobre o que ele pode te oferecer, neste vídeo abaixo no meu canal do YouTube: