Você sabe como identificar público-alvo de dentista? Do marketing à gestão da clínica, esse é um passo fundamental para criar uma estratégia eficiente para atrair novos pacientes e oferecer a eles um atendimento personalizado.
Quer entender mais sobre o assunto e descobrir como usar isso a seu favor para aumentar o faturamento da sua clínica? É só ler este texto até o final que eu te conto tudo!
Neste post, explico o que é, qual a importância e como identificar e definir o público-alvo de dentistas para aprimorar sua estratégia de marketing e vendas.
O que é público-alvo na odontologia?
O conceito de público-alvo na odontologia se refere a pessoas que possuem determinadas características em comum, considerando aspectos como idade, gênero, grau de escolaridade, renda familiar e profissão, aspectos que as tornam mais propensas a se interessar pelos serviços que você oferece em sua clínica.
Em outras palavras, trata-se de uma fatia da sociedade composta por pessoas com mais probabilidade de se tornarem seus pacientes.
Por que é tão importante definir o público-alvo de uma clínica odontológica?
A definição do público-alvo de um dentista é o primeiro passo para a criação de uma estratégia de marketing vencedora. Isso porque esse é o movimento que possibilita conhecer seu público e entender suas necessidades, permitindo a elaboração de um planejamento personalizado e eficiente, com o tom de voz e abordagem adequados.
Agora, para que você tenha uma noção da importância deste passo, preparei uma lista dos principais motivos para definir o público-alvo de uma clínica de dentista:
- descobrir onde encontrar essas pessoas;
- definir qual tom de voz usar;
- entender quais são seus interesses;
- encontrar a melhor forma de abordá-las;
- criar uma estratégia personalizada, usando o funil de vendas de dentista;
- otimizar o uso da verba de marketing, aperfeiçoando a segmentação;
- melhorar seu alcance, tornando sua estratégia de marketing mais eficaz.
Ou seja, com isso, você é capaz de criar campanhas mais eficazes, impactando as pessoas certas, no lugar certo e da forma certa, potencializando seus resultados.
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Um erro muito comum que percebo entre os dentistas iniciantes no marketing é a confusão entre persona e público-alvo. Apesar da semelhança, os conceitos são distintos.
O público-alvo de uma clínica de dentista se refere a uma categoria mais abrangente que, como disse anteriormente, envolve fatores, como idade, classe social, profissão e gênero.
Por exemplo: mulheres e homens, entre 17 e 25 anos, cursando ensino superior, com renda familiar entre R$8 e 15 mil, residentes na cidade de São Paulo.
Já a persona do dentista, por sua vez, é um conceito mais específico, entendido como uma representação semi-fictícia do perfil do seu paciente ideal.
Exemplo: Laura, 21 anos, aluna do 5º período de Direito na USP, usuária assídua de redes sociais, onde posta fotos diariamente compartilhando sua rotina de cuidados com a pele e cabelos.
Percebe a diferença? Enquanto o primeiro é generalista classificando um grupo coeso de pessoas, o segundo é muito mais individualizado e aprofundado.
“E como identificar público-alvo de dentista?” É sobre isso que falo a seguir!
5 dicas para a identificação de público-alvo de dentistas
Primeiramente, não existe uma única maneira de identificar o público-alvo de um dentista. Trata-se de um processo contínuo, que pode ser feito de diversas formas.
Isso significa que você pode usar diferentes estratégias para coletar esses dados e, então, identificar qual é o público-alvo da sua clínica. Confira as dicas que preparei:
1. Observe os dados da sua clínica
Ao observar a sua clientela, você pode ter uma ótima noção das características que compõem o perfil predominante dos seus clientes. Sendo assim, seu histórico de pacientes é uma ótima fonte de informação sobre seu público-alvo.
- Aproveite para ler também – CRM para dentistas: o que é + importância da gestão de relacionamento
2. Analise as métricas das redes sociais
É verdade que muitos de seus seguidores não são seus pacientes particulares, mas eles podem se tornar um dia, certo? Ademais, sua audiência é composta por pessoas que se interessam pelo seu trabalho e pelos temas que aborda.
Isso significa que as redes sociais podem fornecer informações ricas sobre o perfil que você quer atingir, contribuindo para a definição do público-alvo da sua clínica.
3. Acompanhe as ações da concorrência
Não é segredo que observar concorrentes diretos é uma boa estratégia para aprimorar seu marketing. Isso serve para ter ideias de temas para posts e também para saber como se comunicam e interagem com sua audiência.
Esse tipo de análise dá uma boa noção sobre quem é seu público-alvo, já que é o mesmo que o deles.
4. Faça pesquisas de mercado
A pesquisa de mercado é uma medida muito eficaz para definir o público-alvo de um dentista. Inclusive, quanto mais abrangente for o estudo, mais detalhes você terá.
Você pode contratar agências especializadas nisso ou até mesmo conduzir a sua própria pesquisa, coletando dados com seus pacientes e pelas redes sociais.
5. Consulte seus pacientes atuais
Outra excelente estratégia para conhecer seu público-alvo e entender suas dores e necessidades é perguntando diretamente a seus pacientes.
Você pode fazer isso via pesquisas de satisfação, questionários e até mesmo naquela conversa descontraída no consultório. Além de te dar mais informações, essa estratégia ajuda a estreitar laços ao demonstrar interesse genuíno pelos clientes.
Aliás, essa tática também funciona perfeitamente para levantar informações para definir a sua persona que, conforme expliquei, é muito semelhante ao público-alvo, só que mais específica e aprofundada, trazendo mais detalhes do indivíduo.
Quer aprimorar ainda mais a sua estratégia? Eu mostro como!
Os resultados da sua clínica dependem da estratégia que você usa. Uma coisa é certa: sem identificar seu público-alvo, você fica à deriva em um mar de achismos.
Saber quem são seus potenciais clientes e conhecer suas necessidades permite que você molde sua mensagem, personalizando-a para que faça sentido para essas pessoas e, assim, aumenta as chances de conversão.
Entender isso e aplicar no seu dia a dia certamente contribuirá para seus resultados.
Agora, e se eu te disser que essa é só a ponta do iceberg?
Para ter resultados consistentes, você deve continuar aprendendo e aprimorando a sua estratégia e, para isso, não há nada melhor do que um curso focado nesta área.
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