O uso de realidade virtual na odontologia pode trazer ótimos resultados tanto para pacientes quanto para os profissionais da área.
Nesse contexto, é válido enfatizar que a tecnologia é importante em diversos momentos, desde a distração de pacientes com necessidades especiais durante tratamentos até o uso em treinamentos imersivos.
Porém, não apenas isso. São muitos casos interessantes de uso da realidade virtual na área da saúde, e veremos alguns deles ao longo deste guia. Por isso, continue acompanhando, ok?
Na prática, a realidade virtual não é um tema novo, mas voltou ao topo dos assuntos mais falados, após o lançamento de diversos modelos de óculos de realidade virtual e aplicações que só são possíveis graças à tecnologia atual.
Com elas, os óculos de realidade virtual deixaram de ser apenas um acessório de videogame e se tornaram parte do dia a dia profissional de muita gente, em diversas áreas, entre elas, a odontologia.
E se você ainda não está por dentro das possibilidades da realidade virtual na odontologia, esse post servirá para te dar uma boa noção do que está acontecendo no mercado.
Boa leitura!
O que é realidade virtual?
A realidade virtual é o nome dado a um conjunto de tecnologias que pretende fazer com que as pessoas sintam que estão em outro ambiente (mesmo que ele não seja real).
A forma mais comum de experimentá-la é por meio de óculos com telas embutidas de alta resolução e áudio estéreo.
Os ambientes virtuais são apresentados nos visores em frente aos seus olhos, e todos os movimentos feitos com a cabeça são reproduzidos para parecer realmente que as pessoas estão dentro desse ambiente simulado.
Como usar a realidade virtual na odontologia?
Existem diversos usos da realidade virtual na odontologia, tanto para você, quanto para os pacientes.
Uma das vantagens é que o equipamento não obstrui a boca dos pacientes. Então, é possível usar os óculos, e colocar o paciente em uma realidade virtual, enquanto executa um procedimento, por exemplo.
Portanto, para te explicar as diferentes possibilidades da aplicação da realidade virtual na odontologia, separei em dois tópicos específicos.
Primeiro, falo sobre o uso de realidade virtual para pacientes e depois em sua aplicação no treinamento odontológico. Siga comigo!
Uso da realidade virtual para pacientes
A realidade virtual para pacientes pode ser um auxílio na hora de apresentar os tratamentos e seus resultados. Por meio de modelos tridimensionais, por exemplo, você pode demonstrar cada uma das etapas e processos de um tratamento.
Tudo isso acontece imersivamente, permitindo que o paciente veja de antemão o que será feito e qual é o resultado que será alcançado.
Além disso, um dos usos para pacientes mais interessantes, e com ótimos resultados, é o uso da realidade virtual para distração durante tratamento odontológico.
Como demonstra, por exemplo, um estudo realizado na Univates, o uso de realidade virtual ajuda a distrair pacientes submetidos à aplicação de anestesia.
Sabemos como é comum a ansiedade e o nervosismo antes e durante suas consultas. Logo, ter um aparelho capaz de distraí-los e “transportá-los” para outro ambiente pode ser muito benéfico.
Outra vantagem está associada ao fato da tecnologia ser uma ótima opção para o cuidado com crianças e até mesmo com pessoas portadoras de deficiência, que possuem comportamento mais agitado.
Com essa novidade do mercado odontológico, a experiência desse paciente é melhor, e o procedimento é executado com mais tranquilidade.
Realidade virtual para treinamento odontológico
Outro uso da tecnologia é a sua aplicação no treinamento odontológico em realidade virtual.
Por meio dos óculos, é possível viver uma imersão nunca experimentada, que permite que você veja as imagens em três dimensões. Além disso, possibilita que interaja com elas e acompanhe cada aspecto de um treinamento de forma muito real.
Como a realidade virtual está sendo usada na saúde?
A realidade virtual já está sendo utilizada em muitas áreas da saúde e, em algumas delas, os resultados estão sendo tão eficazes que valem a pena ser mencionadas aqui. São eles:
- auxílio no desempenho de estudantes, que podem utilizar dispositivos de realidade virtual para visualizar com mais clareza diversos procedimentos, tanto com o uso de vídeos imersivos quanto de modelos em 3D;
- simulação de cirurgias para o treinamento de cirurgiões: um uso bem interessante é o de simulação de procedimentos da área da saúde. Com a RV, é possível recriar procedimentos e reproduzi-los em um ambiente virtual;
- conscientização do paciente: é possível apresentar com detalhes como o procedimento irá ocorrer, demonstrando cada um dos passos e resultados esperados.
- ajuda no tratamento de pacientes especiais, que requerem cuidados diferenciados. Nesses casos, a RV pode auxiliar no relaxamento, facilitando a realização do trabalho.
- terapias e saúde mental: a tecnologia também pode ser usada em tratamentos de fobias, ansiedade e alguns casos de transtornos mentais.
A realidade virtual na área da saúde ainda é muito nova, o que faz com que a tecnologia ainda tenha muito espaço para crescer e evoluir. Sem dúvidas, as novidades do setor demonstram sua importância e seus benefícios para dentistas e seus pacientes.
Quais são as áreas que utilizam a realidade virtual?
Dada a sua grande possibilidade de personalização, a realidade virtual pode ser utilizada em praticamente todas as áreas, nem que seja para a realização de um treinamento mais imersivo.
Contudo , é claro que alguns nichos da saúde podem ter benefícios extras, como profissionais que atendem pacientes especiais e cirurgiões.
Isso sem contar que, como você já deve saber ou imaginar, a realidade virtual não está somente ligada à área da saúde. Há indicações de uso nos mais diversos nichos de mercado, tanto para o entretenimento quanto para profissionais como artistas, engenheiros, arquitetos e até mesmo em treinamentos militares.
Há muito o que ser explorado, e é interessante como também podemos aproveitar o uso da realidade virtual na odontologia, não é mesmo?!
Junto com a RV, a inteligência artificial também vem ganhando espaço no nosso setor e um dos usos é no marketing e na atração de pacientes particulares para a clínica.
Conheça o gerador de copy criado pela Smile University, que usa IA para gerar as melhores legendas de publicações para redes sociais e anúncios para dentistas. Além disso, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso. Te espero!