Vamos ser sinceros, entre só nós aqui: você dá a devida atenção ao RH da sua clínica odontológica? Em outras palavras, como você faz a gestão das pessoas que te ajudam no dia a dia?

Toda a gestão de uma clínica odontológica envolve planejamento e controle em diversas frentes para uma prestação de serviços eficiente e de qualidade. Desde a organização do espaço físico até o gerenciamento financeiro, de marketing e, claro, a gestão de pessoas nos recursos humanos (RH).

O objetivo do RH na clínica odontológica é muito mais do que lidar com burocracia e papelada. Ele cuida das pessoas que estão na linha de frente do atendimento odontológico, desde o recepcionista até o próprio dentista. 

Alguém precisa se preocupar com a contratação, treinamento e retenção desses profissionais, certo? Se você não tiver uma equipe 100%, não tem como oferecer um serviço de qualidade aos pacientes. Logo, o negócio não decola.

Portanto, acompanhe este artigo para entender melhor a importância do RH na odontologia e quais os profissionais que o compõe. Descubra também como melhorar  a gestão de RH na sua clínica!

Qual é a importância do RH na odontologia?

O trabalho do departamento de RH é essencial em qualquer empresa, inclusive no setor de odontologia. O papel do RH na prática odontológica é fundamental para cuidar das pessoas que compõem a equipe, desde a secretária até o próprio dentista.

A gestão de RH para clínica de odontologia é responsável pela contratação, treinamento e retenção dos profissionais. Afinal, sem uma equipe altamente qualificada e motivada, é difícil oferecer um serviço de qualidade aos pacientes. 

Acredito que o sucesso de uma clínica de odontologia está diretamente ligado à gestão eficaz de seus recursos humanos!

Quais são os profissionais que compõem o RH em odontologia?

O RH de uma clínica odontológica, em geral, conta com o dentista, o higienista dental, o auxiliar de dentista e o pessoal administrativo, como a secretária. Vale lembrar que a diversidade de profissionais depende do tamanho do consultório e da área específica de atuação.

O dentista é o responsável direto pelos atendimentos odontológicos, procedimentos, diagnósticos e acompanhamento dos pacientes. Pode haver mais de um dentista na clínica.

Já o higienista dental realiza procedimentos de prevenção e higiene bucal, como limpezas, escovações supervisionadas, aplicação de flúor, entre outros.

O auxiliar de dentista cuida do preparo do consultório para os atendimentos, organização de instrumentos e materiais, além de auxiliar nos procedimentos e esterilização.

Por fim, a secretária realiza o primeiro atendimento aos pacientes, agenda consultas e exames, faz orçamentos e recebe pagamentos, além de organizar prontuários. 

A organização da secretária deve ser uma prioridade para o bom funcionamento da gestão da clínica.

Como melhorar a gestão de RH na clínica odontológica?

Para melhorar a gestão de RH em sua clínica de odontologia, você deve adotar uma abordagem estratégica e focada na valorização da equipe. Confira abaixo algumas dicas específicas que separei para você fazer uma boa gestão de pessoas na odontologia!

1. Estabeleça políticas e procedimentos claros

Uma gestão de RH para clínica de odontologia começa com a definição de políticas e procedimentos claros. 

Ou seja, que tal criar um manual interno que aborda em detalhes questões importantes? Por exemplo, defina horários, benefícios, condutas esperadas e qualquer outra informação relevante. 

Quando essas diretrizes estão bem documentadas, todos os membros da equipe têm acesso a informações precisas, o que reduz dúvidas e atritos. Um ambiente de trabalho onde todos sabem o que esperar promove a harmonia e a produtividade da equipe.

2. Faça contratações certeiras

Não preciso nem dizer que contratar a equipe certa é crucial para o sucesso da sua clínica odontológica (e mesmo assim cá estou dizendo).

Além de avaliar as habilidades técnicas dos candidatos, considere o ajuste cultural. Realize entrevistas e dinâmicas para conhecer melhor o perfil comportamental e garantir que eles compartilhem os mesmos valores que o seu consultório.

Contratar alguém que não se encaixe na cultura da sua clínica pode resultar em problemas. Então, investir tempo na seleção pode evitar dores de cabeça mais tarde.

💡 Quer um passo a passo para contratar a melhor secretária? Então confere aí: 5 dicas para contratar a secretária de dentista de forma eficiente.

3. Invista em treinamentos

Você deve manter sua equipe atualizada sobre as melhores práticas do mercado para proporcionar um excelente atendimento aos seus pacientes. 

Logo, vale a pena identificar as necessidades de aprendizado específicas para cada função na clínica e planejar programas de formação direcionados. 

Para a sua secretária, por exemplo, por que não investir em cursos de marketing e gestão para dentistas

Você pode prepará-la para executar o trabalho de relacionamento com pacientes, aumentando as taxas de conversão e as avaliações nas plataformas online.

🔖 Não deixe de ler esses artigos que escrevi sobre o assunto:

Assista ao vídeo abaixo também para entender como potencializar a sua auxiliar odontológica! 

4. Tenha uma comunicação eficaz

Uma comunicação eficaz e transparente é o alicerce de uma equipe coesa e bem-sucedida. Então, nada de deixar os membros de sua equipe no escuro!

Realize reuniões periódicas para discutir metas, resultados e ouvir sugestões das pessoas que fazem parte da força de trabalho. 

São oportunidades para alinhar todos os envolvidos, identificar problemas em estágios iniciais e resolvê-los antes que afetem o trabalho ou a experiência dos pacientes.

5. Avalie os desempenhos

Ao gerenciar o RH de uma clínica odontológica, você deve estar preparado para avaliar o desempenho dos membros da equipe. Considero ser uma prática essencial para tomar decisões importantes, como promoções e desenvolvimento profissional. 

No entanto, lembre-se de se concentrar em critérios objetivos e funcionais para evitar subjetividade. Um bom gestor deve assegurar que todos saibam como podem melhorar para não deixar os colaboradores perdidos!

Aliás, não deixe de estimular uma cultura de feedback entre no RH da sua clínica de odontologia. Tanto os positivos quanto os construtivos são valiosos para criar um ambiente onde todos se sintam à vontade para opinar sobre processos, propor ideias e sugerir melhorias.

6. Estabeleça o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

A gestão dos recursos humanos na clínica dentária (ou em qualquer outra área, na verdade) também é sobre não controlar tudo. O que quero dizer com isso? Simples, que a gestão de pessoas na odontologia também deve buscar o equilíbrio! 

O equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal é essencial para o bem-estar e a saúde mental dos membros de sua equipe. 

Se hoje até a teleodontologia viabiliza o atendimento odontológico a distância, por que não oferecer flexibilidade do home office em alguns dias para sua secretária também?

Um ambiente que valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal resulta em colaboradores mais motivados e produtivos.

7. Use tecnologia no RH da clínica odontológica

Existe uma diversidade de apps para os dentistas manterem as tarefas do dia a dia sob controle, inclusive com excelentes opções para a gestão do consultório.

Uma boa ferramenta de RH, como um software de gestão clínicas odontológicas, pode ajudar desde a capacitação e desenvolvimento da equipe (especialmente das secretarias) até a administração financeira.

Ou seja, a tecnologia pode automatizar processos burocráticos, como folhas de pagamento e também monitorar as metas de fechamento de consultas, além de permitir avaliar os desempenhos individuais. 

💰 Confira mais: 8 dicas de gestão financeira para clínicas odontológicas

8. Acompanhe e faça adaptações

Por fim, a gestão de RH na clínica odontológica envolve a constante avaliação e adaptação das estratégias adotadas

Você deve acompanhar indicadores, como o índice de rotatividade de funcionários, percepção de níveis de estresse da equipe e sugestões de melhorias. Ao monitorar esses dados de perto, você tem uma visibilidade melhor em relação à eficácia das práticas de RH. 

A partir de então, consegue realizar revisões e implementar mudanças, quando necessário, para garantir que continuem a agregar valor a sua clínica odontológica!

A gestão do RH na clínica odontológica não é suficiente

Agora vem uma verdade que pode doer depois de ler tudo isso e sentir que você está mais preparado para gerenciar sua clínica: aprimorar apenas os recursos humanos na clínica dentária não é suficiente para atrair mais pacientes ao consultório!

Sim, com certeza é uma parte importante do processo. Porém, a forma como você se posiciona como profissional, principalmente na internet, e os seus esforços de marketing também devem fazer parte do seu planejamento e gestão.

Por isso, eu te convido a conhecer o Gorro Branco, um curso de marketing para dentistas que vai ajudar você a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias com uma metodologia exclusiva e sem milagres.

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