Organizar um roteiro para depoimento de pacientes de dentista vai te ajudar a tornar seu vídeo mais atrativo e interessante para quem o assiste.
Dessa forma, suas chances de ter um retorno positivo com esse tipo de ação de marketing, é muito maior!
Afinal, depoimentos de pacientes odontológicos funcionam como prova social da sua qualidade como profissional, ampliando a confiança do mercado em você e contribuindo para a sua reputação.
De fato, um estudo da Zendesk mostra que 90% dos consumidores afirmam que as críticas positivas feitas por outros compradores influenciam totalmente a sua decisão de compra.
Ao usar esse tipo de estratégia, é como se você estivesse aproveitando a experiência de um paciente para indicar o seu trabalho para um número muito maior de pessoas, do que ele faria se falasse do seu trabalho apenas para familiares e amigos.
É isso: um bom roteiro de depoimento de paciente de dentista te ajuda a impulsionar o poder que a indicação de um paciente tem nos resultados da sua clínica.
Quer saber mais sobre o assunto? Basta seguir com sua leitura!
Como montar um roteiro para depoimento de paciente?
Um bom roteiro para depoimento deve direcionar o paciente a contar a sua história com sua clínica. Para isso, inicie o vídeo com a apresentação do paciente, peça que ele conte sobre problema enfrentado, qual foi a proposta de tratamento, como ele aconteceu e quais os resultados.
Considerando esse processo, é essencial que você pense nesse depoimento como um filme que narra uma história com final feliz.
Nesse sentido, direcione o paciente e peça para que ele:
- apresente-se falando seu nome e cidade;
- liste problemas e dificuldades que enfrentava quando chegou à sua clínica;
- explique como conheceu a sua clínica (se foi uma indicação de amigo ou familiar ou se viu algum material de marketing);
- conte por que o escolheu para fazer o tratamento;
- apresente o processo durante o procedimento (por exemplo, quanto tempo em média durou, qual foi o nível de dor e como eram as sessões);
- descreva o que achou sobre o tratamento logo nos primeiros dias após sua conclusão;
- fale sobre a eficácia, quais benefícios o procedimento ofereceu para o dia a dia, quais melhorias foram observadas e o quanto interferiu na qualidade de vida;
- compartilhe os principais benefícios e as mudanças positivas após o procedimento.
Seguindo essa ordem, você terá um vídeo envolvente, com início, meio e fim, e capaz de gerar identificação em quem o assiste.
A importância dos depoimentos clínica odontológica
O envolvimento de quem vê o vídeo ou lê um texto com o depoimento de paciente acontece porque é comum que as pessoas que procuram determinado tipo de serviço enfrentem problemas similares.
Por exemplo, quem procura por um tratamento de implante, sofre com a insegurança da dentadura, tem dificuldades para comer determinados tipos de alimentos, evita sorrir e tem muitos problemas com autoestima.
Esses são alguns exemplos de dores compartilhadas por quem busca por esse tipo de procedimento.
Logo, um depoimento que aborde esses assuntos gera identificação com quem assiste e vive o mesmo problema.
Esse reconhecimento, focado em uma dor em comum, tende a gerar ação por parte do espectador.
Essa ação, dentro do contexto do marketing para dentistas, geralmente, é uma ligação ou envio de mensagem por WhatsApp em busca de mais informações sobre o tratamento ou agendamento de uma avaliação.
Entretanto, se o paciente ainda estiver no início do funil de vendas, ele pode apenas começar a seguir a sua página na rede social, por exemplo.
Nesses casos, ter uma rede social alimentada com constância e conteúdo de valor é essencial para manter o contato com potenciais pacientes, compartilhando mais informações sobre o tratamento e aumentando o interesse desse lead.
Se você tem dúvidas sobre o que publicar na internet sobre o seu trabalho, eu indico que leia outro artigo, em que compartilho sugestões simples de implementar no seu dia a dia e que não dependem de agência de publicidade nem de outro profissional: “16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes”.
Atenção! Lembre-se de pedir a autorização de imagem para o paciente, antes de publicar o material.
Quais perguntas fazer em um depoimento de paciente?
Algumas perguntas para ajudar o paciente durante o depoimento, incluem:
- Quais problemas você enfrentava antes de realizar o procedimento?
- O que te incomodava?
- Por que você escolheu fazer o procedimento comigo?
- O que você faz hoje e que não fazia antes?
- O que diria para quem quer contratar nosso serviço?
Além desses questionamentos básicos, você também pode incluir outras perguntas, como:
- Por que você buscou um tratamento?
- Você está satisfeito com o resultado?
- Como foi o processo durante o tratamento?
- Quais benefícios você sente no seu dia a dia?
- O que te fez mais feliz com o nosso serviço?
Essas perguntas vão ajudar a direcionar o seu paciente a contar sobre a história dele, os problemas que enfrentava e como ele resolveu tudo isso com a sua ajuda.
Tenha essas questões anotadas com você no momento da gravação para te ajudar a guiar os pacientes.
Alguns vão precisar de três perguntas para falar tudo o que você precisa. Outros, mais tímidos, podem precisar de mais incentivos. Vá adaptando o seu roteiro a cada tipo.
Como criar vídeos de depoimentos de pacientes?
As principais dicas para criar vídeos de depoimentos de pacientes incluem:
- filmar na posição horizontal;
- usar um tripé para câmera ou celular;
- escolher um local iluminado ou usar iluminação artificial como ring light, em que o paciente receba luz frontalmente;
- usar um microfone;
- editar o vídeo.
Entre os programas mais fáceis de usar para edição, estão: Inshot, iMovie ou Premier.
Com eles, você pode deixar que o paciente fale a vontade e depois pode cortar o material, para ficar apenas com as melhores partes.
Além do roteiro para depoimento do paciente, você deve organizar a sua semana de publicações nas redes sociais e seus anúncios com outros tipos de conteúdos apresentando o tratamento e seus benefícios.
Para te ajudar a definir o que postar, criei o vídeo abaixo com 5 sugestões de publicações para uma semana de publicações. As dicas também vão te ajudar a se inspirar para criar todo o seu calendário de postagens. Vale a pena assistir!
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