Dos moldes de gesso, passando pelas moldeiras de silicone até chegar ao scanner odontológico intraoral, foram décadas de evolução tecnológica que, gradualmente, mudaram o fluxo de trabalho de dentistas e a experiência de pacientes nos consultórios.
Pois é, a transformação digital impacta todo mercado, o que não é diferente com o segmento odontológico.
Só para você ter uma ideia, hoje, existem 881 empresas que comercializam e/ou industrializam produtos odontológicos no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Com esta rede de fornecedores por dentro das últimas inovações da área, os dentistas têm acesso a novas tecnologias e podem oferecer um trabalho inovador e moderno.
O scanner intraoral é uma das tecnologias em alta na odontologia. A agilidade e precisão do aparelho permitem oferecer um atendimento moderno e de alta qualidade.
Continue a leitura do artigo e saiba tudo sobre o potencial da tecnologia.
O que é um scanner odontológico intraoral?
O scanner odontológico intraoral é um aparelho que permite fazer imagens em alta definição das estruturas bucais e transferi-las para um computador, gerando imagens em 3D que podem ser manipuladas em análises para a fabricação de próteses, alinhadores invisíveis e para a criação de guias cirúrgicos.
A chegada dessa tecnologia mudou a forma de obter diagnósticos e planejar procedimentos pela praticidade de gerar imagens, além da rapidez do processo de escaneamento.
Para definir o que vai ser feito em muitos tratamentos, é preciso ter uma visão completa da arcada dentária ou do estado de um dente. As radiografias são um desses recursos junto da modelagem com gesso e silicone.
O principal ponto aqui é a demora dos resultados com os métodos tradicionais. Quantos pacientes você já perdeu devido a não realização dos exames de imagens ou que não retornaram na data marcada para fazer a modelagem?
O scanner elimina esse gargalo por permitir que você faça o escaneamento em poucos segundos e mostre para o paciente na tela a confirmação do diagnóstico e uma proposta inicial de tratamento.
Algumas marcas que oferecem um sistema completo com scanner e software próprios são:
- iTero Scan;
- 3Shape TRIOS;
- CS 3600 Dental (Carestream);
- Planmeca PlanScan®.
Leia também: 7 principais tendências do mercado odontológico para 2023.
Para que serve um scanner intraoral?
O aparelho de scanner odontológico intraoral faz a varredura da boca do paciente, criando uma imagem digital da cavidade oral e enviando-a para o computador.
O equipamento é posicionado dentro da boca do paciente e projeta uma luz no interior da boca. Ao ser refletida, o sensor do scanner capta e forma a imagem digitalizada.
Como falei acima, a radiografia e a tomografia computadorizada dentária servem para gerar esse tipo de imagem e estão longe de ser métodos obsoletos.
Porém, ter uma máquina dessas no consultório, ou na infraestrutura clínica, é inviável pelo alto custo e pela demanda de uma equipe disponível em tempo integral para dar conta da demanda. Ainda assim, o processo não seria tão rápido quanto o scanner.
Os equipamentos são pequenos e manipulados facilmente pelos dentistas. Dessa forma, cabem dentro do consultório odontológico sem a necessidade de grandes adaptações na estrutura da sala.
As imagens auxiliam na avaliação de problemas ósseos, planejamento para colocação de próteses, enxertos, extração de dentes, tratamento de cáries, alinhamento dentário, entre outros procedimentos.
Quer ver como funciona na prática? Confira a demonstração do vídeo abaixo:
Quais os benefícios do scanner intraoral no fluxo de trabalho?
A inclusão do scanner odontológico intraoral no fluxo de trabalho tem vários benefícios, que vão além da modernização pura e simples da estrutura do consultório. A seguir listei algumas das vantagens desta inovação:
1. Mais confiança no diagnóstico do dentista
Com o scanner intraoral, o dentista tem o apoio da imagem digitalizada da cavidade oral do paciente na hora de explicar um problema e apresentar a solução.
Os softwares odontológicos que acompanham o equipamento permitem ampliar a imagem, mudar a orientação e delimitar uma área de interesse, entre outras funcionalidades.
Assim, fazer e explicar um diagnóstico se torna mais fácil. O paciente, por sua vez, consegue entender claramente seu quadro e confiar na solução proposta. Sem dúvida, é um investimento que atrai o paciente ao dentista.
2. Acompanhamento da evolução dos tratamentos
Outro benefício do scanner odontológico intraoral é no acompanhamento da evolução dos tratamentos. A transformação digital na odontologia agregou um argumento a mais para convencer o paciente de que a solução proposta é a ideal para ele, que são as imagens.
Por exemplo, hoje, um paciente que quer alinhar os dentes pode visualizar a posição atual e o desenvolvimento etapa por etapa, conforme o tratamento progride.
Isso só é possível porque os softwares criam simulações que mostram das mudanças até o resultado. O mesmo processo é aplicado para colocação de uma prótese. O paciente visualiza exatamente como era e como vai ficar.
Como uma imagem vale mais que mil palavras, ter o recurso disponível é um investimento estratégico para conquistar mais pacientes.
Leia também: O que são leads para dentistas, como gerar e converter?
3. Mais conforto para o paciente
O scanner intraoral é um aparelho pequeno e manual. O dentista sozinho consegue posicioná-lo e fazer o escaneamento em poucos minutos.
No método de moldagem tradicional, o paciente precisa ficar muito tempo com a boca aberta e o material ainda provocava náuseas e engasgos. Com o scanner, todo processo leva poucos minutos, e o paciente fica totalmente confortável na cadeira durante o processo.
4. Redução nos custos com materiais
Os materiais para exames como chapas radiográficas e fabricação de moldes são custos operacionais, que o scanner odontológico intraoral elimina, já que as imagens vão direto para o computador.
Dessa forma, o investimento necessário para operar o equipamento com eficiência é um bom computador com espaço de armazenamento para arquivar as imagens dos pacientes e mantê-las em segurança.
5. Agilidade no atendimento
Com a inovação tecnológica, os dentistas ganham em termos de agilidade. Sem falar que também conseguem oferecer um atendimento de alta qualidade. O scanner é uma das inovações que colabora com esse objetivo, permitindo controlar melhor o tempo de atendimento.
Dessa forma, o dentista é mais produtivo e faz mais atendimentos, mantendo sua cadeira sempre ocupada.
6. Aumento do potencial de conversão
Unindo todos os benefícios listados sobre o scanner odontológico intraoral, chegamos a um ponto importante sobre investimento em tecnologia: aumentar o potencial de conversão.
Quanto melhor e mais precisa for a avaliação do paciente, maiores as chances de ele fechar o procedimento. Afinal, ele tem evidências sólidas da necessidade e dos resultados que pode alcançar.
Como fazer da tecnologia digital na odontologia um diferencial?
Ter um scanner odontológico intraoral é o primeiro passo, mas comunicar a aquisição e as vantagens do aparelho para os potenciais clientes também.
Com um planejamento de marketing digital bem estruturado, fica mais fácil compreender como cada inovação contribui com o seu propósito profissional. Consequentemente, a divulgação da novidade valoriza não só o investimento profissional, mas também o paciente.
Conheça o curso Gorro Branco, um método criado por mim, para ensinar dentistas a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias.
Além disso, você conhece os recursos de marketing que estão à disposição e a superar suas limitações para tornar sua clínica uma fonte de renda inacreditavelmente alta.
Converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados!