Você precisa conhecer e adotar modelos de script para retorno ao dentista. Por que? Saiba que é mais fácil e barato fidelizar um paciente do que conquistar um novo. É isso o que dizem pesquisas, como a divulgada pela Forbes. Elas mostram que custa de 5 a 25 vezes mais barato manter um cliente atual do que conquistar um novo.
Claro que na Smile University ensinamos a melhor forma para captar pacientes novos, e bons! Pacientes particulares que fidelizam e indicam o seu nome para outros – esse é o nosso foco. Mas também é importante saber como voltar a se relacionar com um paciente que já teve contato com a clínica, mas o interrompeu.
Existem muitas razões para isso, em alguns casos o tratamento acabou, em outros o paciente interrompeu o tratamento no meio, e existem ainda aqueles que visitaram a clínica, mas não fecharam o serviço.
Com um bom controle de retorno de pacientes, baseado em um sistema de gestão odontológica, e com as mensagens certas, você pode trazer essas pessoas para dentro da clínica novamente.
Como chamar os pacientes para retorno?
A grande questão para muitos profissionais é: como chamar pacientes para consultório odontológico? Nós temos uma lista de estratégias para te ajudar:
- Treine a secretária para fazer a abordagem correta
- Crie uma mensagem segmentada e personalizada
- Defina o canal de contato (WhatsApp, telefone etc)
- Mostre a importância do retorno
- Facilite o agendamento
- Mantenha o contato contínuo
Entenda mais detalhes, a seguir!
#1 Treine a secretária para fazer a abordagem correta
Talvez você não saiba , mas a sua secretária é o seu braço direito na busca por seus objetivos de aumento do faturamento. Afinal, é ela quem lida com os pacientes, novos e antigos, no dia a dia.
Por isso, é essencial que ela receba treinamento adequado para reativar seus antigos pacientes.
Leia também: Treinamento para secretárias para ampliar avaliações e vendas
#2 Crie uma mensagem segmentada e personalizada
As mensagens que você envia aos pacientes devem ser significativas a ponto de encantá-lo. Para isso, priorize a criação de conteúdos personalizados que tenham o nome do paciente e mostre que você se lembra dele.
Por exemplo, “Olá, senhora Márcia, como vai? Sua última consulta com o Dr. Fernando Gaspar foi há 6 meses e está na hora de fazer a manutenção da limpeza. Podemos agendar? Qual é o melhor horário para você? Abraços, Ana”
#3 Defina o canal de contato
Existem muitos canais de comunicação possíveis com seus pacientes, como redes sociais, e-mail, SMS, WhatsApp e telefone. Entretanto, esses dois últimos são especialmente importantes em um script para retorno ao dentista.
Afinal, eles funcionam com canais de mensagem direta e troca de informação imediata, estimulando que o paciente responda ao chamado.
#4 Mostre a importância do retorno
Em vez de só falar para o paciente voltar ao consultório, dê uma razão clara para ele.
Seja para concluir o tratamento iniciado e ter o resultado que ele tanto sonha, realizar uma manutenção, prevenir problemas, aproveitar as últimas vagas do ano, ou dê outras razões específicas.
Essa é uma maneira de aumentar a qualidade do script para retorno ao dentista, usando gatilhos mentais.
#5 Facilite o agendamento
Permita que o paciente faça agendamento imediatamente, usando o canal de comunicação em que ele está conversando com você no momento.
Se for no WhatsApp, ótimo! Permita que com uma mensagem ele consiga marcar o horário para ir ao seu consultório.
Evite direcionar esse lead para outras plataformas que não sejam as que ele já está se relacionando com você.
Se a mensagem foi enviada por SMS, deixe que o contato agende a consulta por ali mesmo e não o direcione para o telefone, por exemplo.
Isso porque quanto mais difícil o processo de agendamento for, maiores as chances de ele desistir.
#6 Mantenha o contato contínuo
Aqui entram as ações de marketing para dentistas que incluem anúncios, conteúdos nas redes sociais e e-mail marketing.
A ideia é manter o seu nome e o da clínica vivos na cabeça do paciente.
No vídeo abaixo, compartilho dicas e exemplos de conteúdos para uma semana de publicações em suas redes sociais. Vale a pena assistir.
Pronto! Com essas dicas para criar mensagem para retorno de pacientes odontológicos você tem mais chances de sucesso na retenção e reativação desses contatos.
Exemplos de script para retorno ao dentista
E, afinal, quais são as melhores frases para chamar pacientes para o consultório odontológico?
Confira, a seguir, nossos exemplos de script para retorno ao dentista! Acompanhe!
- Bom dia, [nome do cliente]. Como vai? Meu nome é [nome da secretária] da clínica [nome da clínica ou do dentista] e meu contato é para lembrá-lo que já se passaram [número de meses] desde sua última sessão de [procedimento feito anteriormente]. Está na hora de fazer uma manutenção. Vamos agendar? Tem alguma preferência de data ou horário?
- Olá, [nome do cliente]. Está tudo bem? Lembre-se de que você possui um tratamento odontológico que ainda não foi concluído e é fundamental que você cumpra as próximas etapas para ter o resultado que tanto espera. Podemos agendar um horário para concluir o procedimento?
- Bom dia, [nome do cliente]. Como vai? Você não compareceu à sua última consulta agendada, está tudo bem? O que acha de remarcarmos? Estamos com as últimas vagas abertas para esse mês, então é melhor aproveitar antes que acabem. Podemos agendar uma nova consulta para você?
- Olá, [nome do cliente]. Sou a [nome da secretária] do consultório [nome do consultório ou dentista] Você esteve aqui no mês passado para uma avaliação para o tratamento de [nome do procedimento]. Estamos com poucas vagas em aberto e estou mandando essa mensagem para te convidar para iniciar o tratamento e começar a realizar o seu sonho ainda esse mês. Posso marcar uma consulta para você para semana que vem? Qual é o melhor dia e horário?
- Olá, [nome do paciente]. Você se lembra de que ano passado, ao fazer [nome do tratamento], você demonstrou interesse em fazer também o procedimento [nome do outro método]? Está na hora! Que tal agendarmos? Abriu uma vaga para a próxima semana. Qual dia e horário seriam melhores para você?
Leia também: Frases para atrair pacientes no WhatsApp: 40 modelos estratégicos
Como abordar o paciente pelo WhatsApp?
Para abordar um paciente usando o WhatsApp, algumas dicas são importantes:
- Tenha atenção a erros de português
- Personalize a mensagem usando o nome do paciente
- Opte por mensagens de texto
- Segmente a mensagem de acordo com o histórico do paciente
- Inclua um CTA estimulando o contato
Esses cuidados são importantes para criar uma boa experiência para o paciente e não o assustar com a sua mensagem.
Afinal, o WhatsApp é um canal de comunicação pessoal, que permite o contato profissional, desde que ele seja bem construído.
Mostre ao seu paciente que a mensagem não é um comunicado em massa, mas que você está falando diretamente com ele.
Lembre-se também de tomar cuidado para não infringir as regras do Conselho Federal de Odontologia. Sobre isso, leia mais em: “Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO”.
O WhatsApp é uma ferramenta usada por 92% dos brasileiros que têm smartphone, logo é um ótimo canal de comunicação entre você e seus pacientes. Entretanto, uma estratégia de marketing para dentistas precisa de mais do que um script para retorno ao dentista.
Mas se você não sabe o que fazer para encher a sua agenda de bons pacientes particulares, não se preocupe, porque o Gorro Branco é um curso para dentistas que te ensina o passo a passo de como captar pacientes e mantê-los sempre com você!
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