Organizar o seu processo de vendas é essencial para agir ativamente em busca de mais conversões de leads em pacientes. Para isso, um importante aliado são os modelos de script de vendas pronto para dentista.
Com eles, você direciona a comunicação da sua equipe para que ela contribua para que seus objetivos sejam alcançados.
Afinal, um script de vendas é um documento que descreve o processo de interação entre um vendedor e um potencial paciente durante uma conversa de vendas.
Essa interação, dentro do cenário odontológico, é feita entre a secretária do consultório e o potencial paciente que deseja agendar uma avaliação ou tirar dúvidas sobre um tratamento.
É claro que nem toda interação entre a sua secretária a um paciente é comercial. Essa profissional também atende as demandas de atendimento, agendamento e suporte. Porém, quando a comunicação de venda for necessária, é preciso que a secretaria esteja pronta para usar bons argumentos, e isso pode ser feito a partir de um script para leads de dentista.
Para saber mais sobre o tema, é só ler o artigo até o fim. Boa leitura!
Como fazer um bom script de vendas para dentista?
Para fazer um bom script de vendas:
- Conheça o perfil do paciente ideal
- Contemple as principais objeções sobre um tratamento
- Liste seus benefícios
- Inclua elementos como prova social e dados que comprovam sua experiência
- Envolva a sua secretária
- Faça perguntas
- Incentive a ação (agendar e comparecer à avaliação)
#1 Conheça o perfil do paciente ideal
Entenda quem são seus pacientes ideais, suas necessidades e desejos.
Isso ajudará a adaptar o script para se comunicar de forma eficaz com esse público, abordando os aspectos mais relevantes para eles.
#2 Contemple as principais objeções sobre um tratamento
Um bom script de atendimento odontológico antecipa possíveis objeções dos pacientes e inclui as respostas para cada uma delas ao longo da conversa.
Isso ajuda a derrubar barreiras invisíveis e abre caminho para o agendamento e comparecimento do paciente à avaliação.
#3 Liste seus benefícios
“Ninguém quer comprar um implante, as pessoas querem voltar a sorrir e a comer sem vergonha”. Essa é uma frase que eu repito como um mantra!
Ela indica que o seu foco na comunicação, seja no marketing para dentistas ou em um script para captação de pacientes de odontologia, deve ser nos benefícios que um procedimento pode fazer para melhorar a vida de uma pessoa e não na parte técnica de como isso acontece.
#4 Inclua elementos como prova social e dados que comprovam sua experiência
Fale sobre o número de pacientes que você já atendeu, quantos já saíram do seu consultório felizes com o resultado de um procedimento específico, seu tempo trabalhando na área e mais. Essas informações ajudam a aumentar a reputação do seu nome e a confiança dos futuros pacientes.
#5 Forneça um script para secretária de dentista
Sua secretária é parte fundamental do funil de vendas de dentista e da aplicação do script de atendimento odontológico. Afinal, é ela quem atende o paciente em potencial, em um primeiro momento.
Como esse é um assunto muito importante, e constantemente ignorado pelos dentistas,criei um vídeo bem explicativo sobre o tópico, por isso te convido a assistí-lo .
#6 Faça perguntas
Faça perguntas abertas para envolver o paciente e entender suas necessidades específicas.
Isso permite personalizar a abordagem e mostrar que você está interessado em oferecer soluções adequadas a quem chega até a clínica.
#7 Incentive a ação
Direcione o paciente a agendar uma consulta e comparecer à avaliação, e forneça orientações claras sobre o próximo passo.
Para entender como colocar tudo isso em prática, organizei alguns modelos de script de vendas que vão te ajudar.
3 modelos de script de vendas pronto dentista
Antes de continuar, preciso dizer que o Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia não permite a comercialização de tratamentos por telefone por meio de ferramentas como o telemarketing.
Por isso, para que sua equipe possa aplicar esses modelos de scripts de vendas prontos para dentistas, é fundamental que suas campanhas de marketing estimulem o potencial paciente chegar até você, fazendo com que ele entre em contato seja por telefone ou WhatsApp.
Agora sim, confira os modelos de script de vendas pronto dentista.
Modelo 1: Agendamento de consulta ou avaliação
Quando um paciente entra em contato com a clínica porque está interessado em agendar uma consulta ou avaliação.
Exemplo de mensagem do paciente:
“Boa tarde, eu gostaria de agendar um horário com o Dr. Paulo André”.
Resposta da secretária:
“Olá, meu nome é [nome da secretária], qual é o seu nome?”
A partir da resposta do paciente, a secretária continua.
“Olá [nome do paciente], que bom que entrou em contato com a nossa clínica! Vou fazer o agendamento sim. É a sua primeira visita? Já fez algum tratamento com o Dr. Paulo André?”.
“Não? Então qual é o melhor dia e horário para você? Trabalhamos de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h.”
Resposta e confirmação do horário:
“Ficou marcado para quarta-feira, às 19h. Você pode compartilhar seu nome completo e número de telefone? Obrigada!”
Modelo 2: Confirmando o agendamento de avaliação
Introdução:
“Olá, [nome do paciente] aqui é [nome da secretária] da clínica odontológica [nome do dentista que vai atender]. Estou entrando em contato para confirmar a sua avaliação amanhã às 19h para que o Dr. [nome do dentista] possa avaliar o seu caso e solucionar as suas dúvidas. Posso confirmar?”.
Caso o paciente negue e peça para desmarcar, é hora de convencê-lo a mudar de ideia!
Benefícios:
“Senhor, [nome do paciente], tem algum motivo especial para a desmarcação? Tenho certeza de que, caso tenha alguma dúvida sobre como o tratamento funciona, o Dr [nome do dentista] vai solucionar todas as questões aqui em sua avaliação, por isso seria muito importante que o senhor comparecesse.
Afinal, o tratamento de implantes feito aqui já ajudou mais de 2 mil pacientes a voltarem a sorrir e o senhor pode ser o próximo. Isso sem falar que a nossa técnica é indolor e em até 24 horas o senhor pode sair daqui com os dentes implantados pronto para uma nova vida!”.
Superação de objeções:
“Entendo que o senhor esteja com medo do valor do tratamento, mas atualmente temos técnicas que reduzem alguns custos. Além disso, com a avaliação, o Dr. [nome do dentista] poderá dar um orçamento preciso e conversar sobre formas de pagamento.
Assim, com o valor em mãos, o senhor pode tomar uma decisão mais embasada sobre a continuidade. Eu posso dizer que todos os dias vejo pessoas saindo desse consultório e agendando a próxima visita para o início e conclusão do tratamento. Quem sabe o senhor também será um desses?”
Fechamento:
“Se o senhor tem certeza sobre o adiamento da consulta, podemos deixar agendada outra data?” ou “Posso entrar em contato com o senhor em três meses para tentarmos uma nova data? Quem sabe até lá o senhor esteja preparado para dar esse passo.”
Modelo 3: Paciente solicitando preço por telefone
Mensagem do paciente:
“Olá, estou ligando para saber quanto custa o aparelho odontológico invisível”
Introdução:
“Olá, sou [nome da secretária], como vai? Qual é o seu nome?”
A partir da resposta do paciente:
“Seja bem-vindo [nome do paciente]. Que bom que se interessou pelo aparelho invisível. Ele realmente está sendo um sucesso, muito procurado por nossos pacientes, que desejam voltar a ter um sorriso alinhado. Já foram mais de 400 pacientes satisfeitos em 2 anos de trabalho com essa técnica.
Para te passar um orçamento eu gostaria de te convidar a agendar uma avaliação gratuita com o Dr. [nome do dentista]. Assim, ele consegue avaliar cada detalhe e necessidade que você possui, além de passar o orçamento ele vai conseguir compartilhar com você o tempo médio do tratamento! Logo, você já sai daqui com todas as informações que precisa.
Se você puder, eu tenho um horário vago na sexta-feira, às 10h da manhã, posso marcar?”.
Se o paciente insistir que quer o preço sem a avaliação:
“[nome do paciente] eu realmente não consigo te passar um preço agora porque cada tratamento é único e personalizado.
Porém, o que eu posso te dizer é que todo dia recebemos pacientes aqui que vem fazer a avaliação e saem com a próxima consulta agendada para iniciar o tratamento. Quem sabe você pode ser o próximo?
Como eu disse, a avaliação é gratuita e o Dr. vai poder responder a todas as suas dúvidas, incluindo, preço, prazo e formas de pagamento”.
Benefícios:
“Lembrando que o nosso tratamento ortodôntico ajuda a alinhar os dentes e a corrigir problemas de mordida, melhorando tanto a estética quanto a funcionalidade. Isso pode resultar em uma mastigação mais eficiente, prevenção de problemas futuros e um sorriso mais bonito.”
Curso de marketing e vendas para dentistas
O script de vendas para dentista é apenas uma parte do trabalho comercial que você precisa estabelecer para alçar voos em seus resultados.
Para dominar todo o planejamento e as atividades essenciais de um bom processo comercial, conheça o treinamento Gorro Branco, que vai te auxiliar a ter mais controle e previsibilidade de seus resultados financeiros e de captação de pacientes.
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Ainda com dúvidas? Se preferir, converse comigo e eu te mostro como ser um dentista de sucesso.