Se você quer construir autoridade para a sua marca na internet, precisa dominar as técnicas de SEO na odontologia. Isso porque essa é a melhor estratégia para divulgar a sua clínica sem precisar gastar tanto com anúncios.
Além do mais, se o seu site não está na primeira página do Google, é como se ele não existisse, já que dificilmente trará algum paciente para o seu consultório.
Quer mudar essa realidade e ter resultados de verdade? Eu vou te ajudar!
Neste post, explico o que é SEO na odontologia, dou dicas de como fazer busca de palavras-chave para dentistas e como aprimorar seus resultados com essa técnica.
Ao final, falo um pouco sobre campanhas de anúncios e recomendo dois cursos para aprimorar seus conhecimentos com técnicas avançadas de marketing digital.
O que é SEO na odontologia?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português. Na prática, a aplicação de SEO na odontologia se dá pela implementação de uma série de estratégias e otimizações, visando aumentar a visibilidade de um site ao colocá-lo no topo das buscas do Google.
Em outras palavras, o grande objetivo do uso de SEO na odontologia é fazer com que seu site apareça na primeira página do Google de forma orgânica, já que este é o espaço mais disputado da internet, garantindo um grande destaque para quem o ocupa. Tudo isso, sem precisar pagar por anúncios para dentistas.
Para além da economia, isso permite que sua clínica conquiste mais autoridade, destacando-se no mercado e atraindo mais pacientes particulares.
Como fazer SEO para dentistas? 5 dicas
É impossível dizer que uma única estratégia coloque seu site no topo do Google, tendo em vista que isso depende de vários fatores, como a autoridade do domínio, velocidade de carregamento, responsividade, qualidade dos conteúdos, entre outros.
Pensando nisso, preparei algumas dicas importantes para otimizar o seu site de odontologia para os motores de busca do Google. Confira:
1. Tenha um layout limpo e responsivo
Responsividade é a capacidade de um site de se adaptar a diferentes tamanhos de tela, seja qual for o dispositivo usado. Isso tem grande impacto na experiência de navegação do usuário, logo, é um fator de grande relevância para o Google.
Ademais, um layout limpo e organizado também contribui para essa experiência e ainda favorece a velocidade de carregamento das páginas, outro fator crítico para o ranqueamento. Portanto, para se destacar no SEO, você precisa de um site ágil.
2. Tenha um blog com conteúdos de qualidade
Quanto mais conteúdo você tiver em seu site, maior a chance de ele ser encontrado quando um usuário faz uma pesquisa sobre dentistas no Google.
Porém, não é qualquer post que vai gerar resultado. É preciso produzir conteúdos relevantes e alinhados às dores do público-alvo da sua clínica.
E como saber sobre o que escrever? Oras, conhecendo sua audiência, escrevendo sobre temas que sejam de seu interesse e usando palavras-chave relevantes.
3. Monitore os resultados e otimize publicações com potencial
Conforme você aprende sobre marketing para dentistas, perceberá que boa parte do trabalho está no monitoramento de resultados.
Ou seja, não basta publicar um post e esquecê-lo. Você deve acompanhar métricas, compará-lo com outros resultados apresentados pelo Google e otimizar o seu conteúdo para conquistar posições melhores.
Isso pode ser feito de várias formas, por exemplo, aprimorando a qualidade do texto, otimizando o uso da palavra-chave, aprofundando o assunto, adicionando vídeos, imagens e até mesmo mais texto, enfim, enriquecendo a experiência dos leitores.
4. Capriche tanto no SEO on-page quanto no off-page
Para conquistar bons resultados com uma estratégia de SEO para odontologia, você precisa construir seu nome dentro e fora do seu site. É aí que entram os conceitos de SEO on-page e off-page.
SEO on-page se refere a todas as melhorias que você consegue fazer no seu próprio site, ou seja, otimizar a velocidade de carregamento das páginas, escrever bons conteúdos, criar bons títulos, inserir palavras-chave, entre tantas outras ações.
Já o SEO off-page é o que acontece fora do seu site e contribui para a autoridade do seu domínio. Estou me referindo a estratégias de link building e guest posts, em que você faz parcerias com outros sites para linkar seus textos nos conteúdos deles.
5. Faça uma busca de palavras-chave otimizadas para SEO de dentista
Palavras-chave são os termos pelos quais os usuários pesquisam no Google. Sendo assim, você precisa identificar quais assuntos geram interesse no seu público-alvo e, então, abordar esses temas em seus textos usando as palavras-chave pertinentes.
- Quer se aprofundar? Então, confira este outro post – SEO no mercado odontológico: como usar e quais as vantagens?
A seguir, explico em detalhes como fazer a busca de palavras-chave para dentista.
Como fazer busca de palavras-chave para SEO de dentistas?
Uma das etapas mais importantes de uma estratégia de SEO na odontologia é encontrar palavras-chave relevantes para dentistas. Como fazer essa busca?
O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo e entender quais são as suas principais dores e necessidades. Isto é, que tipo de busca elas fazem no Google.
Outra dica relevante neste cenário é explorar os tratamentos e procedimentos que você oferece na sua clínica como a solução para as dores da sua audiência.
Agora, palavras-chave são termos de busca, certo? Portanto, você precisa saber o que exatamente as pessoas querem saber. Para isso, use ferramentas focadas na pesquisa de palavras-chave para SEO, como o Google Keyword Planner, o Google Trends e até mesmo as sugestões dadas pelo autocompletar na busca do Google.
E, como não poderia ficar de fora, outra dica importante para o levantamento de palavras-chave para SEO de dentista é ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo. Isso pode te dar ótimas ideias de temas para abordar em seus conteúdos.
Como fazer anúncios de dentista? 3 dicas para mais resultado
Já publiquei um post aqui no blog mostrando um tutorial de como fazer anúncios de dentista. Agora, vou apresentar dicas práticas para te ajudar a obter mais resultados com suas campanhas e potencializar sua estratégia de SEO na odontologia.
- use palavras-chave relacionadas ao seu nicho: os termos que você levantou para SEO também vão funcionar nos anúncios, já que a ideia é responder à intenção de busca do usuário;
- faça uma boa segmentação: ao criar uma campanha, você define para quem a plataforma deve entregar seus anúncios, isso é a segmentação de público. Com um bom direcionamento, é possível alcançar um perfil mais qualificado, otimizando o uso da verba destinada aos anúncios;
- capriche na copy: a mensagem do seu anúncio precisa ser relevante atrair a atenção do público e, ao mesmo tempo, persuasiva para conseguir o clique. Portanto, seja criativo, pontual e cirúrgico nas chamadas dos seus anúncios;
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Não há dúvidas de que entender o que é e como aplicar SEO para dentistas é um grande passo para o sucesso do seu consultório odontológico.
Este post foi apenas uma pincelada sobre um tema que é bastante complexo, mas que você pode dominar se continuar estudando e aprimorando a sua estratégia.
E aqui vão duas ótimas recomendações para aprofundar o seu aprendizado sobre este e outros assuntos: o Método Gorro Branco e a Imersão Paciente 10k.
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