A tecnologia CAD/CAM na odontologia é a união de dois sistemas que permitem o planejamento e a fabricação de restaurações e moldes assistidos por computador.
Nesse contexto, é válido destacar que o CAD é um software de escaneamento que usa imagens digitais captadas da cavidade bucal para criar restaurações e próteses. Já o CAM é a ferramenta que transforma o planejamento em um produto físico, a partir de soluções como impressoras 3D.
A união dessas duas soluções permite que os dentistas:
- criem próteses dentárias;
- planejem o pré-cirúrgico;
- realizem o planejamento virtual de tratamentos de ortodontia, incluindo a confecção de alinhadores invisíveis;
- desenvolvam lentes de contato dentárias, coroas e implantes.
Todas essas ações podem ser feitas por meio de tecnologia, de maneira prática e rápida, oferecendo conforto ao paciente e agilidade ao dentista.
Quer saber mais? Basta continuar com sua leitura!
Como funciona a tecnologia CAD/CAM em odontologia, na prática?
O processo é muito simples e começa com a captação das imagens de toda a cavidade bucal do paciente.
Com essa novidade de odontologia, não é preciso fazer o molde com gesso. Na verdade, tudo é digitalizado, e o equipamento de CAD capta as imagens de forma eletrônica, transmitindo tudo para o computador.
Essa coleta é muito eficiente, oferecendo uma série de informações que vão contribuir para o correto planejamento do tratamento.
Detalhes como tamanho dos dentes, más formações, espaços, desalinhamentos e muitos outros são compartilhados a partir da captura eletrônica.
Visando tornar o material digital ainda mais próximo da realidade, as imagens geradas no computador são em 3D.
Com o material digital disponível no computador, é hora do dentista começar a trabalhar na criação das próteses ou moldes digitais.
É possível, por exemplo, “desenhar” os dentes, criar os moldes e planejar todas as intervenções virtualmente, fazendo testes e buscando melhores opções. Tudo isso muito antes de executar o procedimento na boca do paciente.
Depois, o projeto é enviado à fresadora, outro nome do sistema CAM, que produzirá o material físico.
Todo esse processo é rápido e pode ser feito em um único dia! Porém, se você ainda não está convencido, sugiro que dê uma olhada na aplicabilidade clínica dos avanços da tecnologia cad/cam em odontologia descrito nesse artigo científico da HU Revista.
Leia também: O que é um sistema para clínica odontológica e como funciona? Veja!
O que é CAD em odontologia?
CAD é a sigla para “Computer-Aided Design”que, em português, pode ser traduzido como “Projeto Assistido por Computador”. Na odontologia, o CAD é um software que possibilita a criação de moldes e modelos digitais tridimensionais de próteses, restaurações e outras estruturas, a partir das imagens captadas da cavidade bucal.
As imagens são captadas pela tecnologia de escaneamento intraoral, uma das tendências que mais crescem no mercado de odontologia digital.
Qual a diferença entre CAM e CAD?
A grande diferença entre CAM e CAD é que elas são ferramentas usadas em etapas distintas do processo de produção que utilizam tecnologia computadorizada para criar e fabricar produtos. Enquanto o CAD cria modelos digitais, o CAM envolve a produção física do objeto com base no que foi previamente criado.
Em suma, na odontologia, o CAD cumpre a etapa de realização do projeto digital, por meio de softwares que permitem essa execução, usando imagens captadas por recursos de escaneamento intraoral.
Já o CAM é a etapa de fabricação na qual o modelo digital se transforma em uma peça física, a partir de máquinas que permitem esse tipo de realização. Atualmente, essa produção está muito atrelada ao uso de impressão 3D.
A tecnologia CAD/CAM em odontologia proporciona mais precisão, personalização e eficiência na criação sob medida de:
- próteses dentárias;
- dispositivos ortodônticos, como alinhadores transparentes;
- guias cirúrgicos;
- planejamento de tratamento e mais.
Leia também: 9 melhores apps para dentistas terem no celular
Benefícios do CAD/CAM na odontologia (e desafio)
Ao longo deste artigo, citei brevemente alguns dos benefícios de usar a tecnologia CAD/CAM em odontologia. Entretanto, como se trata de um recurso em alta, vale a pena aprofundar e detalhar a questão
Por exemplo, uma das vantagens é a precisão máxima na criação de moldes digitais, que resultam em próteses e restaurações com encaixes perfeitos.
Seguindo a mesma linha de pensamento, a personalização do tratamento também é um dos benefícios de usar a tecnologia na odontologia.
Afinal, o recurso permite que as próteses e restaurações sejam projetadas conforme as necessidades específicas de cada indivíduo, considerando a forma, tamanho, cor e função ideais.
Tudo isso, além de agilizar o trabalho do dentista, aumenta a eficiência do tratamento e, consequentemente, a satisfação do paciente.
Contudo, não para por aí, você pode aproveitar outros benefícios do CAD/CAM, que incluem:
- redução de retrabalho, uma vez que necessidade de ajustes é menor;
- economia de tempo, já que o processo tende a ser mais rápido em comparação aos métodos tradicionais;
- maior previsibilidade, permitindo que você visualize digitalmente o resultado da restauração antes mesmo de ser fabricada e mais!
Diante de tantos prós, não posso me esquecer de um ponto contra: o custo dessa tecnologia é mais alto do que os procedimentos mais tradicionais.
Contudo, é preciso considerar que você pode alcançar resultados valiosos, que tendem a compensar esse investimento financeiro.
Entre eles, está o aumento do ticket médio dos pacientes (já que como o tratamento é mais rápido e confortável, é possível cobrar mais caro por ele) e sua satisfação. O resultado pode levar a indicações e melhorar a reputação da clínica.
Logo, ao avaliar a possibilidade de implementar a fabricação de próteses com a tecnologia CAD/CAM, considere seu planejamento financeiro e avalie o investimento e o tempo que esse retorno poderá ser sentido em seu caixa.
Lembre-se também de criar um plano de marketing para sua clínica que te ajude a divulgar os diferenciais do seu consultório e os benefícios do tratamento com a tecnologia CAD/CAM em odontologia.
Se o marketing não é seu forte, ou se você já viveu experiências ruins com agências de publicidade, a minha sugestão é que você se torne independente na criação de suas campanhas.
Faça o curso de marketing e vendas do Gorro Branco e junte-se a mais de 2 mil dentistas que estão realizando seus sonhos a partir do meu treinamento.
Conheça mais sobre o Gorro Branco no vídeo abaixo e inscreva-se hoje mesmo no treinamento completo para dentistas. Além do mais, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso. Te espero!