Acompanhar as mudanças e as tendências de marketing para dentistas é parte do dia a dia de quem busca por estratégias para captar pacientes.
Afinal, o marketing está em constante mudança, apresentando ao mercado novas ferramentas, plataformas e táticas de comunicação, que visam melhorar o seu alcance e relacionamento com os potenciais clientes.
Diante do dinamismo do marketing digital, é indispensável que você esteja atento às novidades que vão trazer resultados a curto, médio e longo prazo.
E foi justamente pensando em te manter informado que criamos esse guia com as tendências de marketing para dentistas, que precisam estar em seu radar ao criar um plano de ação em busca de pacientes.
Dividimos este conteúdo da seguinte maneira:
- Quais são as novas tendências de marketing para dentistas, que você já deve implementar!
- Dicas para observar tendências de marketing digital, e se manter atualizado!
Curtiu? Então continue lendo e acompanhando tudo sobre as tendências de marketing para dentistas.
Quais são as novas tendências de marketing para dentistas?
Indo direto ao assunto, na lista de três tendências de marketing para dentistas que consideramos mais importantes para suas ações estão:
- Marketing de influência
- Parceria / Collab no Instagram
- Marketing de conteúdo autoral
1. Marketing de influência
O marketing de influência, ou marketing com influenciadores, aumenta o alcance da sua clínica, permitindo que mais pessoas conheçam o seu trabalho.
Isso é feito por meio do conteúdo produzido por um influenciador, que possui relevância para um significativo número de seguidores, que estão alinhados ao seu perfil de cliente ideal.
Dentro do marketing odontológico, o perfil de cliente ideal é aquele que possui características similares às dos seus melhores pacientes, ou seja, pessoas que compreendem o valor do seu trabalho e buscam por benefícios que vão além de preço baixo.
A boa notícia é que para fazer o seu marketing de influência você não precisará de influenciadores muito famosos e com milhões de seguidores.
É possível, e indicado, que escolha pessoas com raio de influência regional, capazes de atingir as pessoas que moram na sua cidade, ou ao entorno.
Assim, você direciona o foco da comunicação para o público que de fato pode se tornar seu paciente.
Dicas para encontrar o influenciador ideal
Para que a sua estratégia seja um sucesso, considere alguns pontos importantes:
- tenha clareza sobre o perfil de cliente você deseja alcançar;
- faça uma lista com os influencers locais que mais se assemelham com o público que você quer atingir;
- observe a relevância e o conteúdo que cada influenciador produz;
- entre em contato e se informe sobre os valores e dados de engajamento;
- crie uma estratégia em parceria, ouvindo o que eles têm a dizer. Afinal, ninguém melhor do que ele para saber o tipo de conteúdo e publicação que funciona com a audiência que possuem;
- ofereça algum bônus ou vantagem de acordo com o resultado alcançado nas campanhas.
Uma das formas de monitorar o resultado alcançado a partir das ações de cada influenciador é criando um link personalizado para o WhatsApp da sua clínica, por meio de ferramentas como o WhatsApp Convertte. Solicite que o blogueiro compartilhe com os seguidores dele esse link.
Assim você poderá medir quantas pessoas entraram em contato com a sua clínica por meio do conteúdo do influenciador.
Com essas dicas você já consegue criar uma boa parceria com influenciadores que tem chance de gerar resultado para a clínica.
Contudo, o vídeo abaixo ainda oferece outros insights sobre como usar essas tendências de marketing para dentistas. Então assista e aproveite também essas dicas.
2. Parceria ou Collab no Instagram
Ainda dentro do marketing de influência, porém com a utilização de um novo recurso dentro do próprio aplicativo do Instagram.
Uma forma bem nova de produto e compartilhamento de conteúdo, que promete oferecer bons resultados é o recurso de Parceria/Collab dentro do Instagram.
Com esse recurso a postagem fica salva no feed das duas contas, com o nome de ambos, aparecendo para os seguidores dos dois perfis.
Você pode compartilhar uma postagem junto com uma outra pessoa, que pode ser o influencer escolhido.
Outra opção genial é publicar conteúdos em colaboração com seus pacientes, levando junto com o material a assinatura de aprovação de alguém que realmente fez o tratamento com você.
Observe abaixo o post publicado em colaboração entre Matheus Marcondes e a Smile University.
3. Marketing de conteúdo autoral
Pode-se dizer que o marketing de conteúdo precisa ser a base da sua estratégia online.
É a partir dele que você vai manter os seus seguidores e possíveis clientes interessados em seu trabalho e no seu perfil.
Essa não deveria ser exatamente uma tendência porque todo mundo produz conteúdo digital, mas como é o seu material?
Imagens super produzidas por agências de publicidade, com uma foto de banco de imagem, não representam um conteúdo relevante e autoral, que gera conexão com outros potenciais pacientes que vejam o post.
Para alcançar relevância dentro das redes e destacar o seu nome como uma autoridade em algum tratamento dentário, dedique-se a:
- compartilhar histórias de pacientes que chegam até você;
- explique sobre um tratamento;
- responda a objeções comuns que chegam ao consultório;
- mostre o resultado de um tratamento, e mais.
Talvez você já produza conteúdo, mas pode estar fazendo isso da maneira errada. Quer conferir? Então assista a outro vídeo muito relevante que separamos abaixo.
Pronto para aproveitar as tendências de marketing para consultórios?
Com as três tendências de marketing para clínicas odontológicas que apresentamos esperamos ter aberto a sua mente sobre as novidades nessa área.
Contudo, essas tendências de marketing para dentistas não são as únicas ações que você deve incluir em seu planejamento.
Lembre-se de que os anúncios em canais como Instagram Ads, Facebook Ads e Google Ads, precisam fazer parte das suas táticas para captação de pacientes, bem como a produção de vídeos no reels e stories, dessa forma, você compartilha conteúdo relevante e gera engajamento.
E nunca se esqueça de manter a constância nas postagens. Você precisa sim fazer publicações diárias.
Para encerrar, um convite: se o seu objetivo ao aprender sobre marketing para consultório odontológico for impulsionar a aquisição de pacientes particulares, conheça os treinamentos para dentistas da Smile University. Nossa metodologia já foi testada e aprovada pelos mais de 2 mil alunos dentistas que já passaram por aqui e mudaram de vida. Acesse o nosso site e conheça o nosso treinamento de marketing para dentistas.