Estar atento às tendências do mercado odontológico te ajuda a se preparar para o que há de melhor e mais novo em sua área.
Isso vai fazer toda a diferença na busca pela captação de pacientes particulares, para a reputação da marca e, claro, para a fidelização.
Diante dessa importância, siga com a leitura para conferir a lista e a explicação sobre as principais tendências do mercado odontológico.
Qual o futuro da odontologia no Brasil?
O futuro da odontologia no Brasil, um mercado naturalmente aquecido por muitas novidades, tende a acompanhar o ritmo de desenvolvimento global. A valorização da estética bucal e o aumento da conscientização das pessoas em relação à manutenção da higiene dentária impulsionam o crescimento do mercado.
A projeção da Research And Markets é que o mercado mundial de odontologia fature US$ 89 bilhões até 2030, crescendo, em média, 13% ao ano entre 2022 e 2030.
O interesse dos brasileiros nas soluções do mercado de odontologia estética cresceu nos últimos anos. Como vaidade por aqui é um assunto levado a sério, essa tendência pode se consolidar ainda mais como carro-chefe do setor.
Em uma pesquisa alemã do instituto GfK, realizada em 2022, o Brasil ficou em segundo lugar no ranking dos mais vaidosos. São gastos 4,4 horas por semana, em média, com cuidados com o corpo — as mulheres investem mais tempo (5,3 horas) que os homens (3,5 horas).
Outro fator que fortalece o mercado interno é a evolução na qualidade dos materiais utilizados em restaurações, implantes, cirurgias, entre outros procedimentos.
As soluções utilizadas são mais resistentes e, portanto, duradouras, preservando a funcionalidade das estruturas dentárias por mais tempo, assim como as características estéticas.
O avanço tecnológico, com a implementação de novos equipamentos e ferramentas de análise, também amplia as perspectivas de futuro do mercado.
A democratização do acesso às soluções permitirão melhorar a qualidade das análises dos pacientes e a utilizar técnicas menos invasivas nos tratamentos.
Como a premissa do trabalho odontológico é garantir a saúde bucal, o relacionamento próximo entre dentista e paciente continua sendo um objetivo em pauta.
A humanização do tratamento é um aspecto importante do atendimento, principalmente porque mesmo com todas as inovações e avanços técnicos, o desejo do paciente de sentir ouvido, acolhido nas suas necessidades e valorizado como pessoa permanece.
Para ser um profissional bem-sucedido é fundamental atualizar a bagagem técnica, científica e tecnológica, modernizando o serviço progressivamente à medida que as tendências do mercado odontológico do seu nicho ficam acessíveis.
12 principais tendências do mercado odontológico para 2024
Na lista de novas tendências para o mercado de odontologia estão:
- Design do sorriso digital
- Harmonização orofacial
- Aparelho ortodôntico invisível
- Crescimento do número de franquias
- Escaneamento e impressão 3D
- Estética vermelha
- Fluxo digital
- Realidade aumentada
- Automação na odontologia
- Odontologia robótica
- Radiologia digital
- Marketing digital
Continue lendo e entenda mais sobre cada uma delas.
1. Design digital do sorriso
O design digital do sorriso (Digital Smile Design) é uma tendência que consiste na digitalização do sorriso do paciente, de forma que você possa fazer um planejamento conceitual e a apresentação do resultado esperado.
A partir do uso de tecnologias específicas para esse fim, você pode analisar as proporções faciais e dentárias do paciente, criando um modelo base de previsibilidade para os dentistas envolvidos e o próprio paciente. Com a técnica, ainda é possível simular diversas opções de tratamento estético.
As principais soluções que auxiliam na digitalização do fluxo de trabalho de design dental do sorriso são as tecnologias CAD/CAM.
Os equipamentos CAD (Computer Aided Design) fazem o design assistido por computador, auxiliando a análise e a manipulação de imagens escaneadas para criar os projetos digitais e as instruções do tratamento.
Para executar o tratamento, as máquinas CAM (Computer Aided Milling) realizam a fresagem assistida por computador, fabricando as peças necessárias segundo as instruções do projeto criado no software CAD.
Leia também >>> Softwares de design dental: 5 soluções + benefícios
2. Harmonização orofacial
A harmonização orofacial é uma tendência cada vez mais forte e, assim como o design do sorriso digital, busca trazer conforto estético e funcional ao paciente. Ela é realizada a partir de algumas técnicas, como:
- bichectomia;
- fios de sustentação;
- toxina botulínica;
- preenchimento com ácido hialurônico.
Esta tendência do mercado odontológico não apresenta sinais de desaceleração e continua forte para 2024.
3. Aparelho ortodôntico invisível
Assim como já comentamos logo no início deste artigo, os aparelhos ortodônticos invisíveis não são exatamente novidades, porém eles apresentam cada vez mais procura a cada ano que passa.
Seu preço, que sempre foi um grande impeditivo para alguns pacientes, vêm caindo com o tempo, assim como o número de opções disponíveis no mercado. Isso fez com que ele ganhasse cada vez mais espaço entre os interessados.
A análise da Research And Markets sobre o avanço do mercado odontológico destacou que é esperado que o segmento de aparelho ortodôntico tenha uma taxa de crescimento maior que a média geral do mercado, crescendo a 27,4% ao ano de 2022 até 2030.
4. Crescimento do número de franquias
Com as perspectivas para o futuro da odontologia sempre em alta, o crescimento do número de franquias segue em franca ascensão, trazendo cada vez mais oportunidades para quem deseja investir em um modelo de negócio pronto.
Existem diversas opções no mercado, cada uma voltada para um determinado nicho, mas sempre com boas possibilidades em longo prazo.
Leia também: O que é nicho odontológico? Conheça 8 possibilidades.
5. Escaneamento e impressão 3D
As tecnologias de escaneamento intraoral, além de todos os benefícios da digitalização em 3D da arcada dentária do paciente, abrem portas para a utilização de outra tecnologia: as impressoras 3D.
A partir da digitalização, é possível ter uma visão completa dos dentes do paciente, bem como o posicionamento e suas estruturas nobres, como nervos ou densidade óssea.
Unindo isso a uma impressora 3D, você será capaz de criar diversos componentes, como:
- dentes provisórios;
- placas de bruxismo;
- guias cirúrgicos;
- modelos para estudo, e muito mais.
Quando você se pergunta sobre o futuro da odontologia digital, uma coisa que pode ter certeza é de que uma impressora 3D estará presente.
6. Estética vermelha
A estética vermelha também faz parte das tendências de mercado odontológico que veio para ficar. Isso porque um sorriso bonito depende tanto da estética quanto da saúde da gengiva
A preocupação com a aparência da gengiva (cor, textura e posição) vem ganhando espaço e mostrando que pode surpreender como uma nova tendência do mercado odontológico.
Já existem tratamentos que corrigem os aspectos que alteram a harmonia do sorriso, como a gengivoplastia, procedimento que movimenta levemente a gengiva para cima, para baixa ou para os lados. A aplicação de toxina botulínica é outra opção para tratar o sorriso gengival.
7. Fluxo digital
O fluxo digital é outra das tendências do mercado odontológico promissora porque melhora a organização dos consultórios, facilitando o gerenciamento das atividades de cada área.
O processo de digitalização tem o apoio de novos equipamentos que fazem leituras e análises rápidas, gerando dados confiáveis para você utilizar no planejamento dos tratamentos. Alguns exemplos são:
- software para planejamento digital;
- scanner intraoral manual ou de bancada;
- tomógrafo;
- máquina fotográfica;
- fornos para sinterização e cristalização de materiais.
Com a implementação do fluxo digital, você otimiza seu tempo no trabalho e o do paciente, evita erros nas medições e desperdícios de material.
8. Realidade aumentada
Para você, a realidade aumentada (RA) na odontologia ainda é uma tendência muito distante de se consolidar? Pois saiba que já existem tecnologias de RA disponíveis no mercado.
A realidade aumentada une elementos visuais e sonoros digitais com o ambiente real, visando a criação de uma experiência interativa. A tecnologia pode ser aplicada de diversas formas no trabalho odontológico, como:
- no processo de ensino-aprendizagem de alunos nas faculdades;
- na criação de simulações de procedimento para treinamentos;
- na apresentação de resultados para os pacientes;
- na execução de análises de caso e diagnóstico.
A tendência promissora tem o potencial de transformar o ensino odontológico e a prática no consultório.
9. Automação na odontologia
Outra tendência do mercado odontológico é a automação de processos. Isso significa dar adeus a métodos manuais e incluir softwares e outras soluções, que executam a análise e geram relatórios em poucos segundos.
O lado positivo desse movimento é que você não precisa fazer uma revolução no seu fluxo de trabalho de uma vez. Estudando as necessidades do seu consultório, dá para planejar a inclusão das automações em processos-chave que têm mais impacto na rotina da equipe.
Por exemplo, um sistema de CRM facilita a gestão de vendas e de pacientes, ajudando sua equipe a melhorar o atendimento.
Incluir automações no WhatsApp, como chatbots, para o cliente resolver demandas sozinho e recorrer à equipe somente quando precisar, melhora a produtividade do seu time de secretárias.
10. Odontologia robótica
Se achava a realidade aumentada uma tendência muito distante, vai ficar surpreso com a próxima: a odontologia robótica. Calma, os robôs não vão dominar o consultório e substituir você no trabalho.
Apesar de já terem acontecido testes, o foco da robótica ainda é outro. A ideia é incluir tecnologias mecânicas, eletrônicas e de computação como auxiliares no trabalho de análise de caso, aprimorando as técnicas utilizadas nos tratamentos dentários.
Um exemplo é o sistema de Cirurgia Guiada por Computador (CGC), um tipo de programa que, a partir das informações que você insere sobre um caso, gera um passo a passo com a melhor abordagem para executar o procedimento.
Assim, você pode reduzir o tempo do procedimento, além de utilizar métodos menos invasivos no paciente.
Leia mais >>> Odontologia robótica: o que é, objetivos e transformações.
11. Radiologia digital
A radiologia digital é uma tendência do mercado odontológico bastante promissora, porque é muito útil no fluxo de trabalho.
Antigamente, ao constatar que precisava de uma radiografia, explicava ao cliente, e precisava aguardar o retorno dele com as chapas para fechar um diagnóstico.
Com a chegada da radiologia digital, as máquinas enormes de raio-x foram substituídas por equipamentos manuais, que fazem o escaneamento instantaneamente e em exposição à radiação.
A implementação ainda elimina o fator “espera do paciente”, permitindo dar um diagnóstico preciso e a proposta de tratamento na avaliação, aumentando as chances do paciente fechar o tratamento.
12. Marketing digital
Os dentistas que trabalham por conta própria precisam conhecer um pouco de marketing digital para estabelecer uma boa comunicação e captar novos pacientes.
Principalmente no início de suas carreiras, quando não possuem recursos suficientes para pagar algum profissional especializado.
Esse domínio sobre técnicas de marketing é uma habilidade complementar, que beneficia os dentistas e abre novas possibilidades para suas carreiras.
Como o marketing odontológico de qualidade pode atrair pacientes? [Bônus]
Criar um marketing odontológico de qualidade vai te ajudar de diversas formas, com estratégias que vão além de apenas atrair pacientes, mas também fidelizá-los e fazer com que eles tragam outros.
A qualidade do seu marketing pode passar diversas impressões para seus pacientes, como:
- profissionalismo;
- imagem positiva sobre o seu trabalho;
- imagem de autoridade no assunto;
- confiança em você, entre outros benefícios.
Outras vantagens também podem ser aproveitadas com a aplicação dessa nova tendência para o mercado de odontologia, como:
- melhorar a comunicação com o mercado;
- atrair novos pacientes;
- aumentar as taxas de fidelização;
- aumentar o número de consultas, e mais.
Leia também >>> Plano de marketing e vendas para dentistas: como montar?
Melhore seus conhecimentos de marketing
Dito isso, para que você possa se tornar um especialista em marketing odontológico e atrair pacientes para a sua clínica usando a internet, é preciso se capacitar. Afinal, a faculdade de Odontologia não oferece conhecimentos sobre essa área tão relevante, não é mesmo?
Nesse sentido, o Gorro Branco é um curso feito por mais de 2 mil alunos dentistas que alavancaram seus resultados de faturamento. Com ele, você aprende a atrair, captar e converter pacientes particulares através da internet todos os dias!
Outra capacitação da Smile University que vai ajudá-lo a atualizar suas estratégias de marketing e seu posicionamento profissional em um mercado com tanta novidade é a Imersão Paciente 10k.
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