Talvez você ainda não saiba, mas um treinamento para secretária tem o poder de impulsionar os resultados de captação de pacientes da sua clínica odontológica.

Afinal, é essa profissional a responsável por se relacionar com os futuros pacientes, respondendo às suas dúvidas e, claro, agendando as avaliações, garantindo o comparecimento. 

Mas, talvez, tudo isso seja novidade para você. Talvez você nunca tenha pensado na sua secretária como alguém com tamanha responsabilidade. 

Ainda é bastante comum encontrarmos dentistas que não entendem o papel estratégico da secretaria e assim não aproveitam todo o potencial dessa profissional. 

Contudo, junto com as ações de marketing e com você, dentista, as secretarias formam um tripé importante para a aquisição de pacientes. 

O que faz uma secretária de clínica odontológica?

Antes de considerar um treinamento para secretaria de clínica é fundamental compreender o papel dessa profissional. 

Atualmente, o que a sua secretária faz? Quais são as atribuições que ela tem dentro da dinâmica de trabalho do consultório?

Ela é responsável por comprar itens em falta no estoque para a realização de procedimentos? 

Ela paga os boletos? Faz a reserva de hotéis e passagens para suas viagens? 

Se a sua resposta foi sim para tudo isso, esteja ciente de que o tempo que ela gasta poderia ser direcionado para uma atividade muito mais estratégica: garantir o comparecimento dos leads à clínica

Essa é, ou deveria ser, a principal função da sua secretária.

O papel das secretárias no funil de vendas

O objetivo principal das secretarias de clínicas odontológicas é convencer um lead que liga ou envia uma mensagem para a clínica com uma dúvida, a agendar e comparecer a uma avaliação. 

Isso significa que o seu trabalho faz parte do funil de vendas na odontologia, que funciona assim: 

Nesse cenário, a pergunta que fica é: a sua secretária está preparada para executar esse trabalho de relacionamento e aumentar as taxas de comparecimento à avaliação?  A resposta mais comum para essa pergunta é não. 

Contudo, a culpa pela falta de habilidade para ações comerciais, geralmente, não é delas, mas sim sua, como dentista. 

Afinal, nós somos os responsáveis por orientar quem trabalha junto com a gente e instruir sobre como agir na busca por pacientes que compareçam às avaliações

A verdade, porém, é que você também não recebeu muita instrução sobre como captar pacientes, não é mesmo? A faculdade de Odontologia não ensina sobre marketing e vendas. 

Por isso, a capacitação é fundamental e o treinamento para secretárias e dentistas é indispensável para quem deseja sucesso. 

Treinamento para secretárias de dentistas

Os programas de treinamento para secretárias começam com você, dentista, apresentando alguns conteúdos básicos a elas como:

Definindo a meta 

Como vimos acima, a meta da secretária é aumentar o número de comparecimentos a avaliações. 

Todavia, é possível deixar essa meta ainda mais clara e tangível, colocando em números esses objetivos. 

Para isso, encontre o número de clientes que você precisa converter para alcançar a meta de faturamento mensal e considere a sua taxa de conversão de avaliações em pacientes. 

Não sabe definir a meta de pacientes? Nós vamos te ajudar. 

Comece estabelecendo a meta de faturamento, ou seja, o quanto você deseja ter de receita por mês. 

O próximo passo é encontrar o valor do ticket médio, que é quanto em média seus pacientes gastam com os tratamentos. 

Para descobrir o ticket médio some todos os valores recebidos em um mês e divida pelo número de pacientes do mesmo período.

Com a meta de faturamento em mãos e o ticket médio, aplique a fórmula:

Meta de pacientes = Meta de faturamento / Ticket médio

Por exemplo, se a meta de faturamento definida por você é R$40.000 e o ticket médio dos pacientes é R$2.000, o resultado é uma meta de 20 pacientes mensais. 

Isso significa que você deve fechar 20 tratamentos no mês, para conquistar a meta de faturamento. 

Meta de comparecimento 

Contudo, nem todos os pacientes que fazem uma avaliação, contratam o tratamento, correto?

Por isso, a meta de comparecimento em avaliações precisa ser maior do que 20.

Mas, afinal, quantas avaliações devem ser feitas para que você conquiste os 20 pacientes? 

Para responder a essa pergunta, você deve usar a taxa de conversão da clínica, ou seja, compreenda a relação entre quantas pessoas chegam até a avaliação e quantas fecham

Uma média geral de taxa de conversão no Brasil é 50%, ou seja, se você tem a meta de 20 novos pacientes, precisa fazer cerca de 40 avaliações. 

Nesse exemplo, fazer com que 40 possíveis pacientes façam a avaliação deve ser a meta da secretária. 

Todavia, é importante destacar que, para que ela conquiste esse volume de comparecimento em avaliações, é indispensável que as ações de marketing que façam seu telefone ou WhatsApp tocar, também funcionem.

Afinal, a secretária não tem a missão de gerar leads para a clínica, apenas de transformar esses contatos em agendamentos e comparecimentos. 

Se não há leads chegando, não é possível cobrar a secretária pela falta de avaliações agendadas. 

Vale destacar que quando ela faz qualquer outra coisa que não seja se relacionar com pacientes para garantir seu comparecimento, ela tende a não bater a meta. Por isso, evite que ela se distraia com outras funções. 

Conteúdos e argumentos de venda

Também devem fazer parte do treinamento para secretaria de clínica, o compartilhamento de informações que vão ajudá-la a se relacionar com os pacientes. 

Além de ser gentil e amigável, uma secretária precisa ser capaz de responder às objeções de futuros pacientes.

Entre as 5 objeções universais estão:

Já as 4 objeções específicas da odontologia são: 

Esses são apenas alguns exemplos de objeções com as quais a secretária vai precisar lidar ao longo dos dias. E é preciso que elas tenham a resposta para cada uma delas.

Para isso, é fundamental que haja um material de suporte, que ela possa consultar e estudar.

Como superar objeções? 

Aqui na Smile University nós chamamos esse material de Árvore da Objeção. 

Em um único documento é possível destacar as principais perguntas levantadas por pacientes no telefone ou WhatsApp e as melhores respostas em cada situação. 

É isso que faz um atendimento ser diferente do seu concorrente e estimula o paciente a comparecer à avaliação para continuar a conversa. 

Em outras palavras, a sua secretária precisa responder mais do que “é preciso agendar uma avaliação”

Com um bom sistema de treinamento e desenvolvimento para secretárias, elas vão aprender a argumentar de maneira eficiente e empoderada para levar mais pacientes até a clínica. 

E se você não sabe nem como implementar um treinamento para secretárias que seja tão completo e eficiente como o que apresentamos acima, comece conhecendo o Gorro Branco, um curso para dentistas focado nesse tipo de conversão. 

Nossa metodologia I95D, com nove indicadores e cinco dimensões, já foi testada e aprovada por mais de 2 mil alunos dentistas que aprenderam como controlar e definir o propósito da carreira, montar uma estratégia e desenvolver aspectos técnicos, financeiros e comerciais.

Assista o vídeo abaixo e conheça mais sobre a metodologia I9 5D. Aproveite e se inscreva no curso para dentistas da Smile University, onde você vai aprender muito e ter as ferramentas para treinar sua secretária. 

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