Comunicar-se com futuros pacientes, apresentando suas características únicas e seus diferenciais em relação ao mercado, é uma das principais vantagens do marketing de conteúdo para dentistas.
Afinal, diante de um mercado altamente competitivo, com clínicas, franquias e planos de saúde, conquistar pacientes particulares pode ser um grande desafio para os consultórios.
Isso porque, em um mercado com tantas opções, é cada vez mais comum que os pacientes usem o preço mais baixo para tomar suas decisões sobre os tratamentos.
Essa disputa financeira pode fazer muito mal para o caixa da clínica e para a autoestima do dentista.
É nesse cenário que o marketing de conteúdo surge com uma estratégia eficiente.
Afinal, com ele é possível compartilhar informações relevantes e criar publicações que geram identificação entre o seu trabalho atual e as necessidades dos futuros pacientes.
Em outras palavras, ao publicar conteúdos relevantes, você começa a se diferenciar no mercado.
É esse conjunto de benefícios que permite que você alcance o objetivo: aumentar a captação de bons pacientes que enxergam valor no seu trabalho, e que possuem mais chances de conversão e fidelização.
Quais são as vantagens do marketing de conteúdo para dentistas?
Na lista de vantagens do marketing de conteúdo para dentistas, estão:
- aumentar o alcance da clínica: as redes sociais permitem que o nome da sua clínica chegue a mais pessoas, garantido que elas possam conhecer o seu trabalho, sendo essa uma etapa fundamental para que possam se interessar pelos seus tratamentos;
- apresentar seus serviços: existem pacientes em potencial que estão em diferentes etapas da jornada de compra e da consciência sobre determinado tratamento. Alguns não sabem que tem um problema, outros sabem, mas não conhecem a solução, e por aí vai. Ao falar mais sobre os procedimentos, você informa e educa o público,
- diferenciar o seu trabalho: a produção de um conteúdo digital para dentista que seja autoral e relevante, tem o poder de mostrar a quem recebe o material, quais são os seus diferenciais e porque você não deve ser comparado apenas pelo preço;
- construir autoridade e referência: o compartilhamento de informação ajuda o público a enxergar você como alguém que domina um assunto, sendo um especialista. A autoridade funciona como um gatilho mental que age no paciente, destacando você do restante do mercado;
- aparecer nas primeiras páginas do Google: as ações de marketing digital vão muito além das redes sociais. Com uma boa estratégia é possível colocar as páginas do seu site nas primeiras posições de uma pesquisa local no Google, por exemplo: “implante em Campinas”
- ampliar o mix de marketing: as ações de publicidade funcionam como uma fonte de novos contatos para a sua clínica. Um novo canal significa novas portas para os leads chegarem. Ou seja, ao trabalhar bem as ações em múltiplos canais, você amplia as fontes de origem dos pacientes;
- gerar mais leads qualificados: bons contatos se importam menos com preço, já estão educados sobre um tratamento e possuem um alto poder de fidelização. Com o compartilhamento de conteúdo relevante, você aumenta as chances de receber leads de qualidade em sua base e gerar mais negócios;
- aumentar o número de avaliações agendadas: o fato de mais contatos chegarem à clínica significa mais chances de conquistar pacientes. É claro que, para isso, é necessário fazer um bom funil de vendas, que compreenda as etapas que vem depois da chegada do lead à clínica;
- ampliar o faturamento: mais e melhores pacientes significa, naturalmente, maior faturamento.
Com a chance de conquistar tudo isso, você não vai ficar de fora e deixar de investir na captação de pacientes por meio de marketing digital, não é mesmo?
O que fazer para aproveitar as vantagens do marketing para dentistas?
Compreender os benefícios de uma estratégia é fundamental para que você dedique seu tempo a ela, certo?
Essa é uma necessidade ainda mais clara quando falamos sobre marketing digital. Afinal, é fácil encontrar pessoas que já testaram a estratégia e não tiveram resultado. Isso pode fazer com que você desanime de iniciar suas táticas.
Contudo, é fundamental ponderarmos sobre as razões desses profissionais não terem alcançado os resultados esperados.
Uma das principais causas é a forma de executar o marketing de conteúdo para atrair pacientes.
Por isso, não desista antes de começar. O que você precisa para sentir os benefícios do marketing em sua clínica, é:
- criar um bom planejamento;
- desenvolver conteúdos de qualidade;
- segmentar anúncios;
- ser consistente e constante nas publicações.
Fazendo isso, você aumenta as chances de sucesso e abre mais uma porta para a entrada de novos potenciais pacientes na clínica, reduzindo a sua dependência por indicações.
Como usar o marketing de conteúdo para atrair pacientes?
Aprender como implementar o marketing de conteúdo para atrair pacientes é fundamental para alcançar os benefícios que listamos ao longo deste material.
Não adianta criar um site ou montar seu perfil no Instagram, publicar fotos de bancos de imagem, mostrar alguns antes e depois de seus pacientes e esperar que o resultado venha.
Uma estratégia depende da produção de conteúdo autoral, que informe e gere identificação entre quem vê o material e o post feito.
Talvez, a causa da falta de sucesso em suas campanhas seja a forma como você está tentando se comunicar com seus pacientes.
Então, para que melhore o seu repertório de publicações nas redes sociais, indicamos que assista ao vídeo abaixo. Nele, você recebe dicas e exemplos do que e de como escrever para atrair a atenção e o interesse de futuros pacientes.
É esse tipo de conteúdo que permite que você tenha acesso às vantagens do marketing para dentistas. Confira!
Aproveite também para conhecer os treinamentos da Smile University para dentistas e impulsionar seus resultados com marketing e vendas.